10 coisas que deves saber antes de te mudares para Brighton

Brighton, baby!

Então, estás a pensar em mudar-te para uma das cidades mais vibrantes e entusiasmantes do Reino Unido, cheia de cenários artísticos e uma praia deslumbrante? Antes de fazeres as tuas malas, lê as nossas melhores dicas sobre o que deves saber antes de te mudares para Brighton, esse lugar pitoresco da costa sul inglesa.

1. Saber onde viver

Alugar um espaço com os teus companheiros no centro da cidade ou encontrar um apartamento com vista para o mar pode parecer o sonho de Brighton, mas casas como estas têm um preço bastante elevado. Em vez disso, parte para os subúrbios jovens da cidade, como Kemptown, recheado de casas cheias de jovens profissionais e estudantes, ou Hanover, onde existem várias casas com terraços coloridos e pitorescos óptimas para partilhar.

2. Tem cuidado com as gaivotas

As gaivotas brancas e cinzentas que rodopiam por cima da cidade e que se empoleiram em todos os bancos ou postes de rua podem parecer bonitas, mas os residentes mais famosos e barulhentos de Brighton (a sério, estes animais conseguem gritar!) são na verdade um pouco incómodos. Estes pássaros são ousados e descarados; vão literalmente agarrar na sanduíche que tens na mão, se tiverem oportunidade. Se vais jantar fora, mantém-te atento a estes pássaros de olhos de predador e engole o teu ‘fish and chips’ como se estivesses numa competição de comida rápida.

3. Deslocação

Brighton é bastante compacto, por isso caminhar e andar de bicicleta é fácil e muito popular, mas a rede de autocarros liga todas as partes centrais da cidade – muito útil quando aquela chuva inglesa aparece. Podes pagar as viagens em dinheiro ou com cartão ‘contactless’ (sem contacto). Clica aqui para horários de partida na hora e para planear a tua rota ou descarregar a aplicação. Também podes chegar a Hove em menos de cinco minutos de comboio, e a London Victoria em menos de uma hora.

4. É um óptimo lugar para ser vegan (ou vegetariano)

Brighton tem uma das maiores densidades de restaurantes vegetarianos do país. Desde óptimos restaurantes, a comida de rua e takeaways, há um delicioso prato sem carne em cada esquina, que se adequa a todos os gostos e estados de espírito.

5. Ter uma praia de “reserva” para dias de sol

Na costa sul, Brighton tem o melhor clima de Inglaterra, conhecida como uma cidade histórica de férias à beira-mar. Quando o sol brilha, quase todos vão para a praia de Brighton (que está coberta de pedras em vez de areia, não te esqueças). Portanto, para viver em Brighton como um verdadeiro local, é preciso encontrar uma praia diferente para se apanhar sol enquanto se evita as multidões: explora Hove, Saltdean e Rottingdean para escolher a tua favorita.

6. Mas… prepara-te para dias chuvosos

Brighton pode ser um dos locais mais ensolarados de Inglaterra, mas ainda é em Inglaterra, o que significa que o tempo encharcado e os dias de chuva são inevitáveis! Por isso, leva um casaco decente e inviste num guarda-chuva, também conhecido como ‘brolly’, para os forçosos dias cinzentos.

7. O mergulho de Natal no mar

Se vais ficar em Brighton durante o período festivo, não te esqueças de levar o teu conjunto de praia! Não há nada que muitos ‘Brighton-ers’ gostem mais do que queimar algumas dessas calorias de Natal com um mergulho ‘refrescante’ no mar, no dia 25 de Dezembro. Alguns dizem que é bom para a alma, outros simplesmente dizem: “vai em frente, eu assisto da praia”.

8. Brighton Pride

Um centro fantástico para os artistas e mais criativos, nunca faltam eventos, música ou festivais em Brighton. O maior evento do calendário anual, no entanto, é a Brighton Pride. Famosa por atrair multidões cada vez maiores todos os anos, a cidade marítima acolhe o desfile LGBTQ mais popular do Reino Unido, com um festival no parque, festas na rua e uma atmosfera incrível. Este é um fim-de-semana a não perder.

9. Regista-te num médico

Com alguma sorte, não precisarás de estar na sala de espera de um médico durante o teu tempo em Brighton, mas isso é o problema de ficar doente: não se pode realmente prever, por isso é sempre melhor estar preparado. Depois de te instalares na tua nova casa ou apartamento, leva o teu cartão de identificação e um comprovativo de morada ao teu médico de clínica geral local, para que não tenhas de lidar com papelada quando te sentires doente.

10. Olha para além das praias

Brighton fica mesmo à beira da absolutamente deslumbrante South Downs, uma área com uma bela paisagem verde pontuada por colinas e vilas pitorescas. Não te esqueças de passar alguns dos teus fins-de-semana a caminhar pelos belos trilhos em vez de estares sempre na praia! Há trilhos e ciclovias que te levam pelo mais recente parque nacional do país. Sobe para os autocarros 77, 78 e 79 para chegar a alguns dos locais mais populares de South Downs.

Viver em Brighton?Sabe mais aqui!