GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

8 DICAS PARA O TEU NOVO TRABALHO

8 DICAS PARA O TEU NOVO TRABALHO

Começar uma nova posição num local de trabalho novo é como o primeiro dia de aulas: estás preocupado com o que vestes e se vais fazer amigos ou não. Está descansado, isso é natural. (E não, o cardigan não te faz parecer gordo). Para te ajudar com estas preocupações de primeiro-dia e começares a tua carreira com o pé direito, montámos uma lista das melhores sugestões para a tua primeira semana profissional.

NÃO. TE. ATRASES.

Esta sugestão parece óbvia, mas é a chave do sucesso. Como Woody Allen disse, “80% do sucesso é estar presente”. É simples: estares no trabalho a tempo mostra ao teu chefe que és a mesma pessoa responsável e entusiástica da entrevista.

VESTE-TE PARA IMPRESSIONAR

Foste empregado, agora tens de te mostrar como tal. É sempre melhor vestires-te formalmente em excesso ao início, mas mantém-te atento à cultura da empresa – nada grita “novato” como vestires um fato preto, passado-a-ferro no primeiro dia, para uma empresa-emergente. Uma maneira de te adaptares é perguntares ao teu supervisor sobre o código de vestuário. (Duh!)

OUVE, OUVE, OUVE

Ouviste aquilo? Durante a tua primeira semana, vais obter factos novos, por isso deverias de usar o teu tempo a ouvir e digerir toda a informação – como por exemplo, onde está a máquina do café, ou as casas-de-banho. Além disso, lembra-te sempre de tirar dúvidas de questões que possas ter, que nos trazem ao ponto 4.

PERGUNTA, PERGUNTA, PERGUNTA

Estás confuso ou curioso sobre alguma coisa? É hora de fazeres perguntas. Considera as tuas primeiras semanas o teu ‘período de tolerância’ – os teus colegas e o teu chefe estarão mais abertos a questões, por isso atira-las! Não há nada pior do que admitir, três meses depois, que não compreendeste algum processo complicado que soava tão simples na altura. Fazer perguntas também demonstrará o teu entusiamo e interesse no trabalho, que é sempre bom.

SABE A TUA FUNÇÃO PARA OBTER RESULTADOS

Sabes exactamente o que é esperado de ti? Se não, a primeira semana é para isto. Senta-te com o teu chefe, analiza a descrição da tua posição, e discuto tudo o que sobre estejas incerto. Vais descubrir que torna o teu trabalho muito mais fácil, e o teu chefe ficará impressionado com a tua atitude proactiva.

COMPREENDE A TUA VIZINHANÇA

Parte de te enturmares é conheceres os teus arredores. Qual o melhor sítio para teres o melhor almoço pelo melhor preço? Onde se encontra a farmácia e onde é que o pessoal fixe arranja o café matinal ou revigorantes da tarde? Saber destes elementos logísticos tornará os teus dias de trabalho muito mais agradáveis.

DEIXA A TUA VIDA PESSOAL EM CASA

Já lá estivemos todos: aquele ícone de Whatsapp no teu telemóvel implora-te para responderes, e estás eufórico e entusiasmado para contar aos teus amigos sobre o teu novo trabalho. Independente de quão tentador possa ser, aguenta-te até à tua pausa para atenderes o telemóvel. É crucial fazeres uma boa impressão na tua primeira semana, e vais querer conter-te de usares o telemóvel e tratares dos teus e-mails pessoais, questionários de Buzzfeed e updates de Facebook.

DIZ “OLÁ, PRAZER EM CONHECER-TE!” ALTO E COM CONFIANÇA

Podes sentir-te tímido nos primeiros dias, e isso é normal – centenas de novas caras pode assustar até o mais animado extrovertido e torná-lo numa silenciosa flor murcha. Mas é importante tentar vencer esta timidez e de apresentares-te a todos. Vais parecer mais confiante e de boa-disposição, e vai assistir-te a começares com o pé direito. Para além disto, tenta o melhor que possas para te recordares dos nomes dos teus colegas, pois não há nada pior do que ter de evitar contacto visual com alguém porque te esqueceste do nome dele. (Uma história verídica. Lamento, Dave da contabilidade.)

Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me