GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

O vocabulário essencial de que vais precisar para veres a Tour de France

O vocabulário essencial de que vais precisar para veres a Tour de France

Quer ver e perceber o que dizem os comentadores durante a “Tour de France”? Estes são os termos de ciclismo que precisas de saber!

Adoro andar de bicicleta. Viajo diariamente, ando de bicicleta na montanha, junto-me a grupos de ciclistas e até gravo os meus percursos numa app para me incentivar a andar mais rápido.

A maioria dos meus amigos e família descrever-me-iam como um “ciclista ávido”, mas no que toca a perceber de ciclismo… isso é uma história diferente.

Camisola amarela, camisola às bolas, o pelotão, – honestamente é o suficiente para a minha cabeça andar à roda. Então, como preparação para a Volta à França deste ano, pensei em tirar um tempo para aprender mais sobre esta modalidade antes da corrida.

Este é o vocabulário essencial que precisas de saber, para ver (e desfrutar!) a Volta à França e perceber o que os ciclistas de diferentes camisolas às cores andam a fazer por ali.

As camisolas

Amarelo – líder geral

Também conhecido como “maillot jaune”, a camisola amarela é utilizada pelo ciclista que lidera a classificação geral (GC), acabando a corrida no menor tempo possível.

Verde – líder em pontos

A camisola verde, ou “maillot vert”, é utilizada pelo ciclista que acumula o maior número de pontos durante a corrida. Os pontos são dados consoante as posições finais de cada etapa e também pelo desempenho dos ciclistas durante os sprints intermédios entre etapas.

Bolas – Rei das Montanhas

Usada pelo ciclista que tem os melhores tempos finais e ganho o maior número de pontos nas etapas de montanha da corrida. Quanto maior for a dificuldade da subida, mais pontos podem ganhar.

Funções dos ciclistas

Escalador

Um escalador é um ciclista mais leve que é especialista em subidas ou corridas de montanha.

Sprinter

Um sprinter é um ciclista forte que consegue dar impulsos de grande velocidade no final

Contra-relógio

Um ciclista forte e com grande resistência que distingue ao manter uma alta velocidade durante um longo período de tempo, para ganhar etapas de sprints ou contra-relógios.

Capitão de equipa

O capitão de equipa é um ciclista experiente encarregue da estratégia da equipa e que assegura que cada ciclista está no sítio certo, à hora certa.

O ciclista protegido

O cilcista favorecido pela equipa, tanto pela sua performance do dia como no geral. Pode ser um escalador numa etapa de montanha, um sprinter nas estradas, ou o competidor de contra-relógio.

Domestique

Um colega de equipa que ajuda o ciclista escolhido para líder, seja protegendo-o do vento e de outros ciclistas até indo buscar água aos carros de apoio.

Posições de corrida

Pelotão

O pelotão é o grupo principal de ciclistas

Paceline

Quando os ciclistas se organizam em linhas individuais ou duplas, para ganharem protecção aerodinâmica do corredor à sua frente. Os ciclistas vão rodando para a frente da linha, de forma a cortar o vento para os seus colegas de equipa.

Frente

Quando um ou mais ciclistas fogem do petolão e andam à frente do grupo principal.

Chase

Ciclistas ou grupos de ciclistas que tentam apanhar os líderes, mas ficam presos entre o petolão e a frente.

Grupetto

O grupo de ciclistas que fica na parte de trás do pelotão. Durante uma partida na montanha, este grupo é normalmente composto por sprinters e ciclistas mais pesados que não conseguem acompanhar o ritmo dos ciclistas mais leves.

Se gostas do Tour de France e de ciclismo, vais querer saber porque é que o ciclista profissional Simon Clarke se mudou para fora para estudar italiano. Depois disso irás querer viajar até Cambdrige, a cidade dos ciclistas.

Viaja até França com a EFJá!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me