GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 palavras traiçoeiras em Inglês e como as escrever corretamente

10 palavras traiçoeiras em Inglês e como as escrever corretamente

Embora seja uma língua bonita e completamente fantástica (vê aqui 9 razões para as regras do Inglês), não é a mais fácil de pronunciar. Há combinações estranhas de letras e a pronúncia nem sempre é um indicador fiel da ortografia, por isso não é de admirar que quem está a prender (e quem fala de forma nativa) às vezes tenha dificuldade em escrever corretamente.

Juntamos dez das palavras mais traiçoeiras em Inglês e damos aqui dicas que te vão ajudar a soletra-las corretamente. Boa sorte!

1. Necessary

Que horror! Esta palavra do diabo é soletrada com dois 'c', dois 's' ou algo no meio? Resolve este enigma a tentar vestir uma camisa com uma manga. Não é fácil, pois, não? Claro que não - porque é necessário uma gola ('collar' - o 'c') e duas mangas ('sleeves' - os 's').

2. Stationary vs. Stationery

Estas duas palavras têm significados completamente diferentes. 'Stationary' quer dizer estacionário - que não se mexe. 'Stationery' refere-se a artigos de escritório como lápis, borrachas e envelopes. Mas como é que te vais lembrar de qual significa o quê? Pega o '-ERY' de 'stationery' como pista e lembra-te que este 'e' é de envelope.

3. Separate

Quando pronunciamos esta palavra, parece 'seperate'. No entanto não se deve pronunciá-la desta foma. Agora, para não voltares a cometer este erro, pensa num rato grande e peludo. Esta imagem não vai sair da tua cabeça durante uns tempos! Lembra-te que há uma 'rat' em 'separate'.

4. Affect vs. Effect

Estas homófonas - palavras que se pronunciam da mesma forma mas que se escrevem de forma diferente e/ou têm significados diferentes - causam estragos em textos pelo mundo inteiro! Como é que te lembras de qual deves usar? Olha para a primeira letra de cada palavra para te orientar. 'Affect' começa por um 'a' e refere-se a uma 'ação' enquanto que 'effect' começa por um 'e' e refere-se a uma consequência ('end').

5. Embarrassed

Constrangido por não conseguires soletrar esta palavra? Não és o único! Este é outro caso de letras duplas que causa problemas. Desta vez, precisamos de nos lembrar dos dois 'r' e dos dois 's'. Para estimular a tua memória, imagina um rapazinho que está constrangido pela sua irmã estar a cantar horrivelmente e pensa: 'He goes really red when his siter sings.'

6. Compliment vs. Complement

Um 'compliment' (elogio) é algo positivo que alguém diz sobre outra pessoa, enquanto que um 'complement' é algo que completa algo. Por exemplo, queijo é um bom complemento de vinho. Para te lembrares de qual é qual, olha para a letra do meio. O oposto de 'compliment' é insulto.

7. Accommodation

Epá, outro momento complicado com letras duplas. Para te lembrares das duas letras duplas desta palavra, tenta imaginar-te a chegar a um quarto de hotel luxuoso com duas camas de casal. Afinal de contas, os melhores quartos têm sempre duas camas (2 letras duplas).

8. Rhythm

Ah, 'rhythm'. Essa palavra traiçoeira desprovida de vogais e com mais 'h' do que o normal. Não és o único a achar que é estranho ao olhar e difícil de memorizar. Agora, imagina uma pista de dança, cheia de pessoas a dançar e torna-te num especialista a soletrar com esta mneumónica fácil: 'Rhythm helps your two hips move'.

9. Dessert vs. Desert

Dessert' é muito parecido com 'desert' para a maioria dos alunos de Inglês - e para alguns antivos também! Que palavra tem dois 's'? Imagina-te a comer um grande bolo de chocolate, banana split ou outro qualquer doce à tua escolha. Queres mais? Logo vimos que sim! Então prepara-te para juntar outro 's'.

10. Dilemma

Com todos estes dilemas ortográficos, é natural falar desta! Muitas vezes as pessoas deixam cair o segundo 'm' quando escrevem esta palavra traiçoeira. Para te lembrares disso, lembra-te do seguinte: 'Emma has a Dilemma.' No que toca a sobremesas (dessert) queremos sempre mais um pouco.

Aprende estas palavras e outras num curso EF em InglaterraSabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais