GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 factos divertidos sobre as línguas

10 factos divertidos sobre as línguas

Estima-se que existam cerca de 7000 línguas no mundo (e 10 dessas línguas podem ser aprendidas connosco), desde o chinês mandarim, falado por quase mil milhões de pessoas nativamente, até mais de 200 línguas artificiais, como o élfico, falado apenas pelos elfos (imaginários) da epopeia de J.R.R. Tolkien e pelos seus fãs mais fervorosos.

Com tanta escala e variedade na forma como nos expressamos, há uma série de factos divertidos sobre as línguas que podemos descobrir. Aqui estão os nossos 10 melhores:

1. Apenas onomatopeias

Apesar de parecer natural, as onomatopeias não são universais. Os falantes de inglês usam "snip snip" para comunicar o corte de uma tesoura, enquanto os japoneses dizem "chocki chocki". As buzinas dos carros fazem "düt düt" na Turquia em vez de "beep beep" e os comboios coreanos fazem "chik chik pok pok" e não "chugga chugga choo choo" como em inglês. O reino animal também fornece inúmeras comparações. Em africâner, as abelhas dizem "zoem-zoem" (e não "buzz") e em bengali as vacas dizem "hamba" (e não "moo"). O humilde canto do galo também é diferente entre as línguas: O inglês "cockadoodle-doo" torna-se "co-co-ro-co" em catalão, "kikeriki" em alemão e "goh-geh-goh-goh" em chinês.

2. Uma longa história

Para além do muito citado "antidisestablishmentarianism", há várias outras palavras para tentar memorizar. "Pseudopseudohypoparathyroidism" é uma doença da tiróide, "supercalifragilisticexpialidocious", de Mary Poppins, aparece nalguns dicionários e (curiosamente) "hipopotomonstrosesquipedaliofobia" é o medo de palavras longas. Mas será que as palavras longas têm valor? Isso é uma preferência pessoal - mas se acha que não são, saiba que o acto de descrever algo como sendo de pouca importância é outra palavra longa: "floccinaucinihilipilification".

3. Contagem de letras...

Os falantes de inglês sabem que o seu alfabeto tem 26 letras, mas podem não se aperceber de que isso não é padrão. O Rotokas, uma língua falada na Papua Nova Guiné, tem apenas 11 letras, o que faz dele o alfabeto mais curto da Terra. A coroa para o maior número de letras vai para o Khmer, falado no Camboja, com 74 letras.

4. Muitos caracteres

O chinês (mandarim/cantonês) tem 50.000 caracteres, o que faz com que sejam necessários muitos cartões de memória para os memorizar a todos, mas se está a aprender chinês, não se preocupe. Para ler um jornal, "só" precisa de saber 2.000 caracteres.

5. O que é que veio primeiro?

A questão de saber qual é a língua mais antiga não pode ser respondida porque as línguas faladas e as culturas com tradições exclusivamente orais não são tidas em conta. As línguas mais antigas com registos escritos são o hebraico, o sânscrito, o sumério e o basco.

6. Linguistas criativos

Desde o século XVII, foram criadas mais de 200 línguas artificiais, por vezes chamadas línguas construídas ou "conlangs". Muitas delas foram concebidas por filósofos para serem usadas entre si, embora as línguas artificiais actuais (como o élfico, o klingon, o na'vi e o dothraki) tenham sido criadas para a cultura popular, o comércio e as trocas comerciais.

7. Tempo de rima

O E é a letra e a vogal mais comuns em inglês e o R é a consoante mais comum. No entanto, há mais palavras que começam com a letra S. Algo especialmente divertido no inglês é a sua longa lista de palavras que não rimam com nenhuma outra. Pense em silver (prata), bulb (lâmpada), angel (anjo), month (mês), husband (marido), wolf (lobo), purple (roxo), hungry (faminto) e wasp (vespa).

8. Sinónimos em abundância

Algumas línguas têm conceitos culturais ou culinários com muitas dezenas de sinónimos (o que ficou famoso com as muitas palavras para neve das línguas esquimós Inuit e Yupik). Em albanês, há 27 palavras para "bigode" (incluindo "dirs ur", que se refere à nova penugem facial de um adolescente) e 43 palavras em somali relacionadas com camelos. No Havai, há 108 palavras para descrever a batata-doce, 47 para bananas e 200 para chuva.

9. O maravilhoso mundo das semordnilaps

Uma palavra que cria outra quando soletrada ao contrário - por exemplo, stop > pots - é uma semordnilap (do inglês "palindromes" ao contrário). Alguns exemplos de semordnilaps em inglês incluem: diaper > repaid, desserts > stressed, evil > live, dog > god, drawer > reward, gateman > nametag, e smart > trams.

10. Linguagem gestual acentuada

Tal como não existe "sem acento" numa língua falada, também existem acentos na língua gestual. Isto acontece porque a língua gestual não é uma tradução ou representação directa da língua falada, mas sim uma língua própria com gramática, expressões idiomáticas, calão e expressões. Os utilizadores de língua gestual surdos de nascença conseguem facilmente distinguir se outro utilizador é surdo, ouvinte ou novo na língua gestual. Nos Estados Unidos, os nova-iorquinos são conhecidos por serem rápidos a assinar, enquanto os de Ohio são mais calmos. Os sotaques podem até ser comunicados com diferentes estilos de sinalização, como os sinais de tracção para comunicar um sotaque sulista.

Aprender uma língua connoscoSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais