8 dicas para fazer uma mala mais ecológica

Hoje em dia, há uma miríade de formas de reduzir o nosso impacto no ambiente - desde escolher como viajar e onde ficar, até colocar as coisas certas na mala. Por isso, quer se esteja a preparar para umas férias ou para estudar no estrangeiro, aqui está o nosso guia de malas de viagem sustentáveis para o ajudar a ser mais gentil com o planeta enquanto o explora.

1. Escova de dentes de bambu

Sabias que todas as escovas de dentes de plástico que já usaste ainda vão existir daqui a 500 anos? Eca! Todos os anos são deitados fora milhares de milhões de escovas de dentes, o que representa uma grande quantidade de poluição plástica. Algumas escovas de dentes de plástico são recicláveis, mas isso não significa que sejam efetivamente recicladas. As escovas de dentes feitas de bambu, no entanto, podem biodegradar-se em apenas alguns meses ou anos. Fazer tudo de bambu não é uma solução perfeita - o cultivo de bambu ainda requer muita terra - mas as escovas de dentes de bambu não vão viver mais do que você por séculos.

2. Protetor solar verde

Não literalmente verde. Para se manter seguro ao sol, escolha um protetor solar FPS 30 com proteção UVA e UVB, que não prejudique também a vida selvagem. Procure marcas que se anunciem como "amigas dos recifes" ou "amigas dos golfinhos" e que não contenham octinoxato ou oxibenzona. Estes ingredientes podem danificar seriamente os animais e as plantas quando entram na água.

3. Evite a moda de consumo rápido

Tudo tem uma pegada de carbono - até as suas roupas. A indústria da moda cria emissões de carbono de fazer crescer água na boca à medida que as roupas novas são enviadas para todo o mundo. Os artigos feitos de poliéster e nylon são, na realidade, feitos de plástico e, embora o vestuário de algodão se biodegrade, é frequentemente cultivado com recurso a químicos poluentes para o ambiente.

Torne a sua mala mais ecológica comprando apenas o que precisa, escolhendo roupas feitas de algodão orgânico ou linho, trocando artigos com amigos ou encontrando preciosidades em segunda mão na sua loja de segunda mão local. Sites como Depop, Vinted e eBay são minas de ouro para roupas usadas.

4. Garrafa de água reutilizável

Uma garrafa de água reutilizável, de metal ou de plástico, é um item obrigatório. Beber água regularmente é uma parte essencial para se manter saudável - especialmente se estiver a visitar um clima mais quente do que aquele a que está habituado. As garrafas de plástico descartáveis demoram mais de 400 anos a decompor-se e têm uma enorme pegada de carbono por serem transportadas por todo o mundo - apenas para serem usadas uma vez!

Uma forma rápida e fácil de reduzir o seu impacto ambiental diário é mudar para uma garrafa reutilizável. Em vez de comprar bebidas engarrafadas todos os dias, também poupará dinheiro se levar água ou se a encher gratuitamente num café ou num ponto de recarga. Muitos espaços públicos, como estações e universidades, têm estações de reabastecimento de água gratuitas.

5. Chávena de café

O mesmo se aplica às chávenas de café descartáveis. A maioria é feita de cartão, mas tem um forro de plástico para as manter estanques, que não se estraga facilmente. Por isso, pegue num copo de café reutilizável para reduzir o desperdício enquanto bebe as suas bebidas quentes em qualquer lugar. Além disso, muitos locais oferecem um desconto se levar um copo reutilizável. Dica importante: Compre um com uma boa tampa, não vai querer derrames na sua mala.

6. Recipientes para alimentos

Um simples conjunto de recipientes de plástico também é muito útil. Preparar um almoço antes de sair de casa significa que gastará menos a comer fora e que comprará muito menos comida embalada em plástico nos supermercados.

7. Produtos para a menstruação

Sim, até a menstruação pode ser mais ecológica. Os produtos clássicos para o período, como os tampões e pensos higiénicos, são parcialmente feitos de plástico e vêm embrulhados em plástico. No entanto, muitos artigos modernos como as calças reutilizáveis, os pensos de tecido lavável, os tampões orgânicos e os copos de silicone funcionam bem e são muito mais amigos do planeta.

8. Melhore os seus artigos de higiene pessoal

Fazer as malas para uma viagem é uma óptima altura para analisar o que utiliza diariamente e ver quais os artigos que pode melhorar para o planeta. Por exemplo, pode substituir os toalhetes de maquilhagem de utilização única (alerta de spoiler - são feitos de plástico e acabam frequentemente no oceano) por toalhetes de tecido que pode lavar e reutilizar. Embalar champô e sabonete em barra em vez de frascos poupa montes de plástico e espaço na sua mala. Algumas marcas de cosméticos utilizam recipientes e pegas de madeira, o desodorizante pode ser feito com ingredientes naturais e, atualmente, até a pasta de dentes pode vir em frascos de vidro.

Para onde vai fazer as malas a seguir?Explore o mundo

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos