CONVENCE TEUS PAIS A DEIXAREM-TE ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Aqui estão as boas notícias: estudar no estrangeiro é o derradeiro investimento no teu futuro. Aqui estão as notícias não tão boas: é um investimento que pode não estar tão ao alcance dos teus pais, por isso pode não ser assim tão fácil convenceres a tua mãe e o teu pai a deixarem-te seguir em frente e conquistares terras estrangeiras. Então, como podes convencer os teus pais a deixarem-te estudar no estrangeiro? A boa notícia é que viajar para outro país para aprender uma língua pode ser também uma experiência que poucas outras conseguirão igualar: o esforço resulta em sucessos académicos e em prospecções de carreira que são borrifadas com maturidade e independência. Estudar no estrangeiro é uma flor que não pára de florescer, e abaixo segue a melhor maneira de os teus pais acreditarem nisso.

PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO

Primeiro que tudo, tens que convencer os teus pais que levas esta aventura muito a sério e que tens o que é preciso para estudar no estrangeiro. Tira boas notas na escola, começa a aprender a língua em aulas ou online, tenta cozinhar alguma coisa típica do país para onde queres ir ou lê livros ou vê filmes típicos. Os teus pais precisam de perceber que estás super interessado na língua e na cultura e que estás disposto (e és capaz) de te esforçar.

APRESENTA AS COISAS DA MANEIRA CERTA

Falando de esforço: e que tal fazeres imensas pesquisas sobre o destino e sobre a escola, e colocares toda a informação numa bonita apresentação de computador que apoia todos os pontos que mencionas tão bem, que os teus pais te vão começar a ajudar a fazer as malas de imediato?

MENCIONA OS TEUS GANHOS PESSOAIS

Estudar no estrangeiro e imergir numa nova cultura vai ajudar-te a tornares-te um adulto bem equilibrado: alargar os horizontes é crucial nestes dias, e nada diz mais “cidadão global” do que viajar pelo mundo, ganhar experiência intercultural e sentir-se em casa em países estrangeiros. Aprender a adaptar-se a um novo ambiente também vai ajudar a tornar-te mais maduro e independente, e estudar no estrangeiro basicamente coloca-te num caminho rápido para te tornares um jovem adulto responsável, o que é basicamente o que os teus pais querem.

LEVANTA TAMBÉM A QUESTÃO DOS BENEFÍCIOS ACADÉMICOS

Estudar no estrangeiro vai ajudar-te a ir mais longe no teu percurso académico: vais ter melhores notas e com certeza que algum tempo longe de casa te vai ajudar a começar o ano com renovado espírito e foco. Não deve haver ninguém que possa negar que começar o ano letivo com entusiasmo e boas notas não é a cereja no topo do bolo académico.

DESTACA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Quando for altura de ires à procura de estágios ou emprego, ter experiência internacional pode dar-te uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos: dependendo do emprego, ser fluente noutra língua pode ser a chave para o sucesso. Mais, ser bilingue pode dar-te um salário mais alto, o que quer dizer que podes gastar mais dinheiro em presentes para os teus pais. Se tudo isto falhar, e nem o pensamento de receberem imensos presentes convencer os teus pais, podes sempre lembrar que quanto mais cedo encontrares um trabalho, mais depressa sais de casa dos teus pais e eles têm a casa só para eles.

MOSTRA QUE ÉS INDEPENDENTE

Nada faz os pais mais orgulhosos do que verem que criaram uma criança auto-suficiente e financeiramente experiente. Mostra-lhes que estás pronto para dar o litro e oferece-te para pagar algumas das despesas que estudar no estrangeiro acarreta: arranja um part-time, trabalha durante as férias ou ajuda em casa para ganhares um dinheirinho extra para poderes investir no teu futuro. Se também mencionares que fizeste um orçamento para a viagem toda, os teus pais talvez chorem de alegria. #vitória

MOSTRA-LHES QUE VAIS FICAR BEM

Os teus pais de certeza que vão ficar preocupados com a tua segurança: mostra-lhes que levas as preocupações deles a sério e procura números de emergência, seguros, etc. Se possível, lembra-os de todas as ajudas que a escola dá – coisas como transfers do aeroporto ou visitas guiadas – para garantir que toda a gente está segura.

PROMETE QUE VAIS MANTER-TE EM CONTACTO

O próximo ponto é importante não só para os teus pais como também para as pessoas mais chegadas em geral: vais experimentar tantas coisas novas enquanto estiveres nestas semanas ou meses fora, que toda a gente que não estiver contigo se vai sentir um bocadinho à parte. Promete que vais ligar e mandar mensagens – ou ainda melhor: mantém os teus amigos e família atualizados ao criar redes sociais para todos.

LEMBRA-LHES O FACTO DE QUE VÃO TER ALGUM TEMPO PARA DESCANSAR DE TI

Deixar-te estudar no estrangeiro vem com um pequeno mas importante benefício para os pais: a tua mãe e o teu pai não só vão receber de volta uma criança equilbrada, com capacidades linguísticas impressionantes e um brilhante futuro, como também vão poder desfrutar de algum tempo a sós enquanto estiveres fora. É claro que ser pai é um trabalho para a vida inteira, mas todos nós merecemos uma férias de vez em quando, não é verdade? Deixar-te estudar no estrangeiro é a derradeira situação em que todos ganham na família.

CHAMA ATENÇÃO PARA A CHORAMINGUICE

Dependendo da tua determinação e da resiliência dos teus pais, ganhar esta batalha pode demorar algum tempo – tempo este que pode ser caracterizado por alguma tensão e frustração. Não é provavelmente o melhor argumento, mas talvez possas deixar o lembrete no ar. Quanto mais cedo os teus pais perceberem o quão genial é a ideia de tu estudares no estrangeiro, mais cedo eles vão ter a sua alegre e fantástica criança de volta.

Opções para estudar no estrangeiroSaiba mais