GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como celebrar o Natal no hemisfério sul?

Como celebrar o Natal no hemisfério sul?

Longe de se aconchegarem em casacos quentes, assim que chega Dezembro ao hemisfério sul os residentes estão prontos para começar a usar os seus calções e T-shirts. Sim, o Natal nesta parte do mundo é um totalmente diferente ao que estás habituado – mas o que é que podes mesmo esperar dele ? Para te ajudar a imaginar como é trocar a neve pelo sol, e o pudim pelos frutos do mar em sua próxima aventura aprendendo línguas no estrangeiro, nós mostramos-te o melhor desta estação, localizada abaixo do equador.

Austrália

Se és sortudo(a) o suficiente para passar umas férias na Austrália, não te esqueças de por um protector solar a mais na mochila e preparar-te para outras 3 delícias australianas: Frutos do mar, Saladas e Desporto. Lá não é comum comer uma comida quente, mas não te preocupes, tu não irás ficar com fome por causa disso! Os australianos tendem a saciar a fome com travessas de marisco, peixe, fiambre de peru e porco, pavlova e, claro, um copo de espumante gelado. O teu pátio e piscina são partes importantes do teu Dia de Natal australiano, com as crianças a trazerem para a piscina os seus novos brinquedos aquáticos e toda a família a jogar cricket no pátio. (Assim também acontece na praia, os passeios perto das cidade de Brisbane, Sydney e Perth estão cheios de festejos natalícios no dia 25 de Dezembro!) No dia de Boxing (o dia após o de Natal), os australianos vão à caça dos melhores preços nos Saldos do Dia de Boxing, assistem ao Teste do dia de Boxing (um partido de cricket entre a Austrália e outra equipa nacional), vão aos cinemas ver uma estreia ou simplesmente descansam para recuperar dos excessos do dia de Natal.

Nova Zelândia

Kiwis, como na Austrália, são sortudos o suficiente para festejarem o Natal ao ar-livre. As crianças têm umas longas férias de verão durante o período de férias, o que quer dizer que as famílias podem fazer escalada, explorar baías e passear è volta de cidades à beira-mar como Auckland; campos, e claro, habitar uma das localizações favoritas do hemisfério sul: as praias. Acerca do que vestir ou comer, não te esqueças dos teus chinelos e deixar o teu quarto por um prolongado almoço, como saldas e marisco, no dia 25 de Dezembro. Enquanto eles decoram as suas casas com os pinheiros de natal, os neozelandeses têm as sua própria árvore de Natal, a “Põhutukawa”, uma árvore nativa que floresce flores com pétalas vermelhas vibrantes durante as férias.

África do Sul

O jantar de Natal é mais um almoço de Natal, com tartes com recheio de sebo e frutas picadas, presunto, ou peru, pato assado, befes grelhados na brasa. Talvez também consigas experimentar arroz amarelo, bolos de gelado e pudim de malva. Todo este banquete é servido ao ar-livre, com temperaturas quentes em Cabo Verde.

América do Sul

Como em muitas partes do mundo, os sul-americanos trocam presentes, fazem as suas árvores de Natal e juntam-se com os seus amigos e familiares. A árvore de natal artificial é acompanhada por um presépio e é comum ir à missa do galo (diz-se que remou na noite de natal). Alguns empregadores irão dar aos seus empregados um cabaz com alguns produtos essenciais como arroz, açúcar, bolachas e farinha. Talvez a maior diferença entre os países do hemisfério sul que fala em inglês e os dos que falam espanhol, é que estes tem a sua ceia de Natal no dia 24 de Dezembro e ,muitas vezes, só abrem os presentes no dia 6 de Janeiro.

Durante a noite de Natal, familiares e amigos irão reunir-se à volta de uma mesa com alguns dos pratos mais típicos como peru e fiambre, e alguns acompanhamentos locais. Os bolivianos optam por picana (uma sopa picante com frango, carne de vaca e milho), enquanto que os venezuelanos apreciam os seus hallancas (massa de milho estufada com carne e enrolada em folhas de bananeira), pão com presunto (pão recheado com presunto e passas) e doce de papaia (um doce feito com papaia e açúcar amarelo). Em todo o continente, também pode ser servido leitão, ou toda a família poderá reunir-se toda a volta do barbecue. Numa ceia de Natal brasileira não poderá faltar as pataniscas de bacalhau, a farofa, as rabanadas, muitas nozes e frutos tropicais.

Claro, neve, geada, castanhas assadas são os nossos primeiros pensamentos sobre o Natal, mas não te esqueças do que está abaixo da linha do equador! O Natal no hemisfério sul também é divertido, ao ar livre, cheio de fusões gastronómicas, com luz solar e cheio de alegria. Deverias experimentar um dia!

Quer estudar no estrangeiro?Escolhe o teu destino
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais