GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

As 8 melhores tradições primaveris à volta do mundo

As 8 melhores tradições primaveris à volta do mundo

À medida que a primavera substitui os últimos traços sombrios do inverno, nós podemos finalmente começar a esperar dias mais solarengos. Parte da beleza da chegada da primavera é as diferentes formas como ela é celebrada à volta do mundo. Cada país tem a sua própria forma única de dar as boas-vindas à nova estação, através de um festival, um desfile ou uma refeição comunitária.

Curioso para saber como estas festas de desenrolam? Nós vamos dizer-te. Mergulha em tudo aquilo que a primavera te trás e aprende sobre algumas das nossas tradições primaveris à volta do mundo.

1. Songkran Water Festival – Tailândia

Este festival anual ocorre pouco depois do equinócio da primavera. Songkran deriva da palavra Sanskrit para “passagem astrológica” e é celebrado na Tailândia como Dia de Ano Novo. As festividades envolvem ir a mosteiro budista, visitar os antepassados, e, é claro, atirar água. A capital nordeste de Chiang Mai é o local das maiores celebrações, com festividades que duram até seis dias. Locais e turistas andam ambos pelas ruas, equipados com pequenas pistolas de água, mangueiras de pressão e baldes, preparados para molhar qualquer um que lhes passe à frente. Crianças, adultos e idosos participam na tradição, dançando nas ruas com música bem alta.

2. Corrida de ovos da Páscoa na Casa Branca – E.U.A.

Acredita-se ter começado em 1814 e, a partir daí, a corrida de ovos de Páscoa da Casa Branca acontece todos os anos na segunda-feira da Páscoa. Para esta divertida tradição, as crianças reúnem-se em Washington D.C., no relvado da Casa Branca, para rolarem os seus ovos pela relva com colheres de madeira, competindo, assim, para ver quem cruza a meta de chegada primeiro. As crianças que participam ganham ovos de Páscoa e pequenos prémios, por isso, com a promessa de guloseimas doces e frescas nas suas mentes, ficam cheias cheias de ânimo. As festividades são observadas pelo Presidente dos E.U.A. e a sua família, bem como por um coelho da Páscoa gigante. Com toda a gente com boa disposição e decorações cheias de cor por todos os lados, o evento é um ponto forte todos os anos.

3. Holi – Norte da Índia

Indubitavelmente um dos festivais mais coloridos do mundo, o Holi é celebrado pelos hindus no Norte da Índia. Envolve atirar pós coloridos para os outros, o que homenageia as várias cores da primavera assim como eventos da mitologia hindu. Normalmente com a duração de um dia inteiro e noite, o festival é uma celebração divertida e super colorida do fim do inverno e do início da primavera. Pode, no entanto, ficar perigoso, por isso é aconselhável fazeres algum trabalho de casa antes de ires.

4. Nowruz – Ásia Central

“Nowruz significa No (novo) e rouz (dia). Celebrado como o primeiro dia do primeiro mês do calendário iraniano e coincidindo com o equinócio da primavera (normalmente a 21 de Março), este “”novo dia”” simboliza uma nova vida, novos começos e o renascimento da natureza. Apesar de diferir de país para país, esta celebração de vários dias começa muitas vezes com as pessoas a limparem as suas casas mas rapidamente se transforma num festival de vários dias de fogueiras, trajes e recordações familiares, até ao 13º dia do Ano Novo quando toda a gente sai das suas casas e junta amigos e família na rua para música, danças e comida nos espaços públicos das cidades.

5. Cooper’s Hill Cheese-Rolling and Wake – Gloucester, Inglaterra

Todos os anos, durante o segundo fim-de-semana de feriado nacional, acontece o Gloucester cheese-rolling em Cooper’s Hill. Localizado a apenas uma hora de carro de Bristol, este evento aparentemente inofensivo é, na verdade, muito mais perigoso do que o nome te leva a crer. Uma roda de queijo é atirada por uma colina (muito) íngreme e um segundo depois os concorrentes atiram-se colina abaixo também. O primeiro a cruzar a meta final ganha. Contusões, joelhos em sange e ossos partidos são efeitos colaterais comuns desta tradição intensa. Uma forma de dar as boas-vindas à primavera um pouco violenta, mas a tradição de 200 anos é orgulhosamente mantida pela comunidade, atraindo tanto velhos como novos concorrentes todos os anos.

6. Cimburijada – Bósnia

Cimburijada, que significa “Festival de Ovos Mexidos”, celebra o primeiro dia de primavera na cidade bósnia de Zenica. No início da madrugada, as pessoas reúnem-se nas margens do rio Bosna, onde se prepara uma refeição comunitária de ovos mexidos. Juntas, as pessoas partilham o seu pequeno-almoço com amigos, família e visitantes enquanto bebem e ouvem música juntos para marcar o primeiro dia de primavera.

7. Equinócio da primavera em Teotihuacán – México

Todos os anos, milhares de pessoas, vestidas tradicionalmente de branco, reúnem-se na enorme pirâmide Teotihuacán, localizada acerca de 30 milhas a nordeste da Cidade do México, para celebrar o equinócio da primavera. Ocorrendo anualmente nos dias 20 e 21 de março, muitos participantes costumam subir os 360 degraus que levam ao topo da pirâmide para ficarem mais perto dos portais de energia. Ao levantarem os seus braços para o céu e apanharem sol, eles “absorvem” energia para o ano todo.

8. Floriade – Austrália

Floriade começou em 1988, quando o diretor de parques Peter Sutton e o designer paisagístico Chris Slotemaker De Bruine idealizaram uma proposta para uma grande exposição de flores na celebração do bicentenário da Austrália e do 75º aniversário de Canberra. O resultado foi uma linda e exótica exposição de flores, que foi tão profundamente abraçada pela comunidade que se tornou a celebração anual da primavera no país. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas viajam das proximidades de Sydney e Brisbane para ver mais de um milhão de flores a florescer neste festival de um mês de cor, música e horticultura.

Sabe mais dicas nos outros artigos do blogEscolhe já o teu destino :)
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais