GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

15 sinais de que estudaste fora com a EF

15 sinais de que estudaste fora com a EF

Estudar fora de Portugal é uma experiência inigualável. Vai abrir-te portas que nunca imaginaste e levar-te a caminhos que nunca pensaste seguir. E embora esta decisão te prepare para muitos momentos inesperados da tua vida, também se aplica perfeitamente às tuas responsabilidades quotidianas.

Atualmente, estás mais próximo de um futuro do qual nunca estarias sem ter estudado uma nova língua ou ter viajado mais. Quer sejas completamente fluente na tua segunda língua ou não, ao estudar no estrangeiro, tornaste-te mais confiante, culto e preparado para as aventuras da vida.

1. Nunca estiveste tão confiante

Tu descobriste como explorar um país numa língua que estavas apenas a aprender. Desde fazer compras em mercearias a explorar os transportes públicos, aprendeste como lidar com isso todos os dias. Um viajante internacional como tu consegue lidar com tudo aquilo que a vida põe no seu caminho facilmente.

2. Viste todos os pontos de interesse

Estiveste lá, fizeste isso. Viver como um local na cidade dos teus sonhos revelou muito mais do que pontos de interesse famosos e zonas comerciais. E se alguma vez tiveres um amigo que vai viajar para lá, sabes tudo sobre o que ver e quando o fazer.

3. Ainda usas a aplicação My EF

O site tornou-se uma parte importante da tua vida. Desde ver os horários das aulas até ligares-te a outros estudantes – é o ponto de encontro para todos os estudantes da EF. Aceder todos os dias tornou-se um hábito tal que ainda o abres de tempos em tempos.

4. As tuas redes sociais nunca estiveram melhores

Uma das primeiras coisas que fizeste quando chegaste ao teu destino foi tirar uma fotografia para partilhar com os teus amigos e seguidores. Quer tenha sido a costa de Miami Beach ou uma clássica foto do Big Ben em Londres, cobriste todos os pontos-chave do teu destino e a partir daí não paraste. O teu #tb é lendário, mas a experiência ensinou-te como criar o melhor conteúdo da tua vida.

5. Falar das redes sociais, a nostalgia é real!

Quando começas a ver o Instagram da EF, começas a sentir alguma nostalgia. Antes desta viagem, nem sabias que podias sentir saudades de casa por um sítio onde não cresceste.

6. O teu círculo de amigos dá a volta ao globo

Alguma vez pensaste que os teus melhores amigos viveriam em partes diferentes do globo? Não tens amigos apenas em cidades diferentes, eles vivem por todo o mundo e tu até já tens planos para os visitar!

7. A tua próxima viagem longe de casa vai ser em casa

Umas das melhores coisas de estudar com a EF é que tens a oportunidade de voltar. Tens todas as regalias em tornar-te Embaixador da EF – viagens de graça, experiências novas e a oportunidade de continuar ligado aos amigos e colegas que fizeste lá fora.

8. Sonhas na tua segunda língua

Diz-se que sonhar na tua segunda língua é o ultimo estado da fluência. Consegues não só falar e entender quase tudo da língua que estudaste, como também a usas nos teus sonhos. Já passou tanto tempo desde que começaste a fazer isso que até já nem deves dar por isso.

9. És um especialista a explorar

É completamente normal para ti andar de um lado para o outro. Quer seja no sistema de metro de Nova Iorque, tentando movimentar-te de elétrico em Toronto ou autocarro em São Julião, és um especialista em transportes públicos.

10. A tua carreira está num novo caminho

A vida profissional é uma coisa importante a ter em mente quando estamos a estudar. Para a maioria dos estudantes, o objetivo final é encontrar uma carreira de que gostem e sentirem-se bem preparados. Estudar fora dá-te a oportunidade de aceitar essas mudanças.

11. Sentes-te em casa na casa da tua família de acolhimento

Tiveste uma família de acolhimento maravilhosa que te mostrou tudo o que precisavas de saber sobre a cidade. E, depois de uns tempos, fez-te sentir como se estivesses em casa porque passaste tanto tempo lá como a visitar os teus amigos na residência de estudantes. Sentes saudades da comida caseira e até já tentaste fazer algumas das receitas que aprendeste lá.

12. Aprendeste a fazer escolhas sábias

Querias fazer aquela excursão ao Grand Canyon e Las Vegas, fazer compras, uma viagem de carro e comer em todos os bons restaurantes num raio de 80 kms. A certa altura, tiveste que fazer escolhas e estabelecer prioridades daquilo que podias ou não fazer. Percebeste como valorizar o dinheiro, como gerir o teu orçamento e como prolongar a tua viagem.

13. Aprendeste uma língua inesperada

Não, eu não me refiro àquela que foste estudar. É raro os teus colegas falarem a mesma língua do que tu. Tentaste comunicar na tua segunda língua mas quando isso não resultou, ficaste dependente de uma versão sofisticada de grunhidos, gestos com as mãos e expressões exageradas. Estás a pensar escrever um livro sobre isso? Poderia ser uma ótima ferramenta para passar aos outros novos estudantes.

14. Sentes saudades do staff da EF

Fizeste vários amigos em todo o lado. Mas no final das contas vais sentir a falta do staff. Os teus professores, a receção e a equipa das atividades – eles estiveram contigo em cada passo da viagem. Nunca os vais esquecer.

15. Vais-te sentir um cidadão do mundo

Quando te inscreveste no teu curso de línguas no estrangeiro, estavas ansioso de estar tão longe de casa. Mas agora que já o fizeste, não só te consegues imaginar um dia a viver em qualquer lugar no estrangeiro, como já sabes como o podes fazer.

Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me