15 COISAS PARA COMER NA AUSTRÁLIA

A Austrália lembra-me muito da Califórnia: praias iluminadas pelo sol, pessoas descontraídas e comida que é deliciosa e diversa. Apesar de o continente ser uma mistura de nacionalidades e culturas, há alguns pratos “aussie” de excelência que devem estar no menu de cada visitante.

1. CHURRASCO AUSTRALIANO

Uma frase estereotipada Australiana é “põe outro camarão no “barbie”. Por isso quando estiveres lá em baixo, traz amigos, encontrem-se no jardim, parque ou na praia e “barbie” como se não houvesse amanhã: Os Australianos vão pôr qualquer coisa no grelhador – desde hambúrgeres, a marisco e nós de madeira o que é uma salsicha australiana. Complementa as carnes deliciosas com alguns vegetais ou salada, fatias de pão e por cima põe ketchup ou molho BBQ.

2. GALINHA PARMIGIANA

Ou “galinha parma” se quiseres soar como um local, é uma costeleta de galinha coberta de fiambre, molho napoli e “a slab of melted cheese?”. É normalmente servido com batatas fritas ou salada e é mais apreciado num “pub”.

3. PALITOS DE CARANGUEIJO

Facto engraçado: palitos de caranguejo nem sempre contêm caranguejo mas todos os outros tipos de peixe que já tenham sido pulverizados e moldados para se parecerem com uma perna de caranguejo. Mesmo assim: É um snack delicioso que sabe muito melhor quando fritado a fundo. (O que não sabe?)

4. BARRAMUNDI

O nome deste peixe vem da língua indígena e traduz-se por “peixe do rio de grande escala”, ou como eu gosto de chamar: delicioso. É o peixe mais popular na Austrália – provavelmente porque pode ser frito, cozinhado, grelhado e posto no churrasco.

5. CARNE DE CANGURU

Eu sei que os cangurus são animais nacionais bastante queridos, e come-los não é para todos mas é muito Australiano! Tu podes experimentar bife de canguru, hambúrger, salsicha ou apreciar a experiência ao come-lo num guizado, numa pizza ou numa tarte.

6. HAMBÚRGUERES

Claro que eu tinha de escrever sobre hambúrgueres – eles são das melhores comidas e os Australianos fazem algo com os seus hambúrgueres que mais nenhum país faz. Eles põem beterraba nos seus hambúrgueres. Parece que isso os torna mais saudáveis, mas qualquer país que tente “melhorar” os seus hambúrgueres está numa boa lista.

7. VEGEMITE (NUMA TORRADA)

Isto é do mais Australiano possível. A pasta castanha para barrar parece-se um pouco como Nutella, mas o sabor não tem nada a ver. A pasta é feita de extrato de levedura e tem um sabor salgado e um pouco amargo. O meu conselho: espalha suavemente numa fatia de pão e aprecia o facto de ser livre de gorduras e uma fonte de vitamina B e acido fólico. #themoreyouknow

8. ROLLS

“Rolls” são o snack perfeito para almoço, depois de uma saída à noite ou qualquer altura entre os dois. Existem “Chiko Rolls”, por exemplo, a versão Australiana de ovos rolls chineses que estão enchidos com carne, cevada, couve e arroz antes de estarem profundamente fritos. Queijo e bacon rolls são exatamente o que tu pensas que eles são, e também os rolls de salsicha – em toda a sua maravilhosa massa folhada.

9. LAMINGTONS

Estes icónicos bolos esponjosos com forma de cubo são revestidos com uma camada de cobertura de chocolate e coco raspada e merecem o título nacional de “Bolo Nacional da Australia”. Sente-te à vontade de cortar as peças em metade e adicionar natas ou doce e aprecia-os com um chá da tarde ou um café. Oh, e enquanto fazes isso tudo, não te esqueças de marcar os teus calendários, com 21 de Junho como o dia Nacional de Lamington.

10. TARTE DE CARNE

Se nunca comeste uma tarte de carne, então não experiencias-te a verdadeira cultura Australiana. Tu também não tens propriamente desculpas para não as comeres porque são servidas em praticamente todos os grandes eventos e restaurantes. Para apoiar ainda mais o amor do país para a combinação icónica que é carne picada e molho de carne envolto em torta, verifica estes números: Estima-se que os cerca de 24 milhões de australianos comem até 300 milhões de tortas de carne por ano.

11. TIM TAM

É tempo de conhecer o biscoito favorito da Austrália: “Tim Tam”, também conhecido como a a magia que acontece quando pões natas suaves entre dois biscoitos crocantes e cobres tudo com chocolate. Eles vêm em diferentes variações, por isso há algo para o gosto de toda a gente: Os australianos comem 45 milhões de pacotes de Tim Tam por ano – a oferta vem da fábrica “Tim Tam” em Sydney onde são produzidos 3.000 biscoitos a cada minuto. #yum

12. DAMPER

Uma d_amper_ é um pão arbustro tradicional da Austrália – feito com farinha, água (ou leite) e sal que é misturado e cozinhado com as cinzas do campo de fogo. O pão icónico é popular entre os Australianos indígenas e usado para ajudar trabalhadores, campistas e colonos para sobreviver na selva.

13. FISH AND CHIPS

Peixe fritado sem piedade. Pedaços de batata frita. Comidos na praia. Está dito o suficiente.

14. BISCOITOS ANZAC

Estes biscoitos doces foram originalmente feitos por mulheres dos “ANZACs” ( corpo do exército da Austrália e Nova Zelândia) durante a primeira Guerra – estas delícias cozinhadas, eram mandadas para as linhas da frente ou vendidas para angariar dinheiro para os esforços da guerra. Hoje, eles são comidos pacificamente durante a hora do chá e para comemorar o dia ANZAC a 25 de Abril.

15. PAVLOVA

Anna Pavlova, uma bailarina Russa de 1920, foi a inspiração para esta deliciosa sobremesa: um bolo merengue, coberto por fruta e chantili. No entanto, há um grande debate se as origens vêm da Austrália ou Nova Zelândia, mas pessoal! Sobremesas vão diretas para o coração, por isso vamos parar com discussões e simplesmente come-las todos juntos em harmonia.

Viaja Para A Austrália Com A EFSaiba mais