GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

13 factos estranhos e excitantes sobre o Halloween

13 factos estranhos e excitantes sobre o Halloween

Ficar com a adrenalina a bombar dentro de uma casa assombrada, esculpir abóboras e comer o stock de rebuçados do ano inteiro num só dia. É fácil de se perceber porque é que o Halloween é um dos dias mais preferidos do ano – especialmente nos Estados Unidos.

Vamos lá olhar para 13 factos de deixar os cabelos em pé sobre o 31 de outubro.

1. Era uma vez

Acredites ou não, o Halloween não foi inventado numa fábrica de açúcar. Este dia teve origem à cerca de 6 000 anos e acredita-se que começou na Irlanda por volta de 4000 D.C..

2. Morto ou vivo

O Halloween tem origem na antigo festividade Celta “Samhain” – que celebrava o fim da época das colheitas. Nesta altura, os Gaels acreditavam que a 31 de outubro a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos ficava um pouco esbatida e os mortos voltariam à vida para prejudicar os vivos. Uma forma de assustar os mortos? Usar disfarces e máscaras.

3. Ka-ching!

Mesmo antes do Natal, o Halloween é a segunda época mais comercial nos Estados Unidos. Os Americanos gastam cerca de 6.9 biliões de dólares no Halloween, a maioria em rebuçados, disfarces e festas. Uma parte surpreendentemente grande deste valor é gasto em disfarces para animais de estimação.

4. O que é que o Titanic tem a ver com isto?

Destes 6.9 biliões gastos anualmente apenas nos Estados Unidos, 2.08 biliões são gastos em doces de Halloween. Quantas doçuras podes compras com esse dinheiro todo? Aproximadamente 272 milhões de kilos – o que equivale a 6 barcos Titanic.

5. Repartição de doces

Um Americano come em média cerca de 1,5 kg de doces de Halloween – o peso de um chihuahua num disfarce de Halloween.

6. Vamos falar do açúcar

Doces ou travessuras, que é como quem diz disfarçar-se e ir pedir aos vizinhos rebuçados, pode ser um esforço deliciosamente bem-sucedido. As crianças consumem cerca de 7000 calorias no Halloween. (Terias que comer 66 bananas para atingir estas calorias).

7. Boo!

Tens medo do Halloween? Então deves sofrer de Samhainophobia – o medo desta festa.

8. Bruxa?

Tenta vestir as tuas roupas pelo lado do avesso e anda de costas no Halloween. De acordo com as tradições, isso vai permitir-te ver uma bruxa à meia-noite.

9. Uma grande abóbora

A maior abóbora do mundo cresceu numa quinta Suíça e pesava 950 kg – tanto quanto um carro pequeno.

10. As abóboras iluminadas

As abóboras e o Halloween combinam tanto quanto os doces e o Halloween. Esculpir abóboras nesta altura é mais do que divertido, crê-se que espanta os espíritos maus, por isso, mãos à obra!

11. Cumpre as regras do Halloween

Doçura ou travessura é mesmo só para crianças. Algumas cidades dos E.U.A. até já proibiram crianças com mais de 12 anos de o fazerem. Em alguns sítios, os adolescentes que o fizerem podem pagar uma multa que pode ir até 1 000 dólares. (7000 calorias de doces não valem a multa certamente!)

12. As aranhas

Não te assustes se vires uma aranha nesta altura: acredita-se que é o espírito de um ente-querido teu que está a olhar por ti.

13. (Provavelmente) soletraste tudo mal

E sim, nós também. A forma correta de Halloween é, na verdade, Hallowe’en.

Em que cidade queres passar o teu próximo Halloween?Descobre aqui qual!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais