10 coisas que precisas de saber antes de te mudares para Oxford

Sempre quiseste viver na Cidade dos Pináculos? Com a sua história impecável que se estende à sua cultura, literatura, universidade e arquitetura, Oxford é uma cidade que dificilmente perderá interesse.

Estás a pensar mudar-te para lá? Vê aqui 10 coisas que deves saber antes de te mudares para Oxford.

1. Emprego

À parte da educação, Oxford está a tornar-se rapidamente num centro de novas empresas de tecnologia, ciência de computação e saúde. No geral, engenheiros, profissionais da tecnologia e profissionais de saúde vão encontrar logo trabalho. No entanto, a história e a arquitetura de Oxford atraem turistas o ano inteiro, o que significa que o turismo, e consequentemente o retalho e o alojamento, também têm uma grande procura. Perfeito para quem quer aprender Inglês ou trabalhar só durante uma temporada.

2. O horário de domingo

Dependendo do sítio de onde venhas, vais ficar completamente surpreendido ou não ao saber que aos domingos muitas (muitas) lojas e estabelecimentos - tais como museus, galerias e parques - fecham às 17h. Não te preocupes. Vais aprender rapidamente a fazer planos de acordo com isso e não vais ficar sem as tuas compras. Por falar em comida, os ingleses costumam jantar muito cedo, tipicamente por volta das 18h30.

3. O SNS

O famoso SNS do Reino Unido é financiado por impostos, em vez de seguros. Os expatriados permanentes e legais que vivam no Reino Unido são abrangidos pelo sistema e podem obter o seu número de utente depois de uma consulta inicial com o seu médico de família na sua nova cidade.

4. Os bancos

Apesar de em alguns países ser difícil para os expatriados abrir uma conta bancária, é um processo bastante fácil no Reino Unido. Basta ires a uma agência do teu banco preferido em Oxford com os documentos necessários. Normalmente são o teu cartão de cidadão e um comprovativo de residência (como uma conta de luz ou uma carta oficial enviada para a tua casa).

5. Beleza o ano inteiro

Se estás a imaginar caminhadas intermináveis pelas ruas góticas sombrias, podes mudar de ideias. Oxford é uma cidade linda com elegância e classicismo em cada esquina. Mas não é só história. É uma cidade linda durante o ano inteiro, onde as estações do ano realçam a sua beleza natural. No verão é particularmente bom. Quando a época do punting começa, começa a época dos meses quentes passados junto ao canal com bebidas e morangos, picnics e passeios pelos Jardins Botânicos.

6. Alojamento

Não se pode negar que Oxford é um lugar caro para se viver em Inglaterra, estando em segundo lugar depois de Londres. Prepara-te para a tua maior despesa mensal ser o alojamento, que provavelmente será um apartamento. Afinal de contas Oxford talvez seja a cidade estudantil mais famosa do mundo, e o alojamento para estudantes raramente é uma casa independente com o seu próprio jardim. A renda varia também consoante o bairro. Vais ouvir a expressão 'gowns versus towns' para descrever as várias diferenças que existem entre a comunidade académica e os residentes.

7. Small town feeling

Como é uma cidade pequena, em Oxford podes ir a pé ou de bicicleta a qualquer sítio. Na verdade, depois de teres a tua rotina, vais começar a ver as mesmas pessoas todos os dias, a fazer as suas vidas quotidianas, tal como tu. A melhor parte é que, se gostas de fazer escapadinhas, há imensos sítios para visitar nas proximidades.

8. Escapadinhas de 1 dia

Apanha um autocarro para Blenheim Palace (a antiga residência de Winston Churchill), Stratford-upon-Avon (a terra natal de William Shakespeare), Bath (antiga localidade de Jane Austen), Bournemouth (para um dia de praia) ou Highclere Castle (casa da ficção da família Crawley em Downton Abbey). Para um fim-de-semana prolongado, vai até Londres, Manchester ou Birminghan - tudo destinos a uma curta distância de comboio de Oxford.

9. Os transportes públicos

Não há metro em Oxford. No entanto, vais fazer bom uso do cartão 'the key', a resposta da cidade para um sistema sem moedas nos autocarros de Oxford. Só tens de o carregar (até pode ser online se quiseres) e andar de autocarro. Além disso, este cartão também dá algumas vantagens em atrações e lojas em Oxford.

10. Conduzir à esquerda

Em Inglaterra, as pessoas conduzem à esquerda, tal como na Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Japão, Índia e África do Sul, entre outros. Podes demorar um pouco a habituar-te, no entanto, é provável que a tua carta de condução seja aceite um tempo depois de chegares. Podes usar esta ferramenta do governo para perceber se e quando vais precisar de obter uma carta de condução no Reino Unido.

Conhece a Cidade dos PináculosSaber Mais

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.