As 10 melhores razões para amar Nice

Muitas vezes ofuscada pela elegância do Mónaco e o glamour de St. Tropez, Nice merece bem mais crédito do que aquele que lhe dão. Desde as praias antigas, recheadas de espreguiçadeiras listradas às conversas francesas animadas; passando pelo clima Mediterrânico, que se faz sentir durante todo o ano e à fantástica arquitetura Art Decó… Nice sabe como encantar as massas.

Já decidiste que vais estudar francês em França, mas agora precisas de escolher entre Paris ou Nice…

Aqui estão 10 razões para amares (e talvez até te mudares para) Nice:

1. Carnaval

Desde 1294, o Carnaval em Nice decorre tendo como fundo o cenário mágico da Promenade des Anglais. As festividades têm lugar sempre na segunda metade do mês de Fevereiro e este é um dos maiores Carnavais do mundo, atraindo todos os anos um milhão de pessoas.

A resposta europeia ao Carnaval do Rio começou como sendo uma forma dos mascarados ridicularizarem, de forma segura, aqueles que estão no poder. Aparecer sem estar mascarado não é lá muito bem visto… qualquer pessoa que apareça sem a cara pintada, arrisca-se a levar com meias cheias de farinha!

A tradição tem sido mantida durante séculos, com as celebrações a crescerem mais e mais ao longo dos anos. É mesmo uma experiência imperdível.

2. Fusão entre França e Itália

Nice nem sempre foi uma cidade francesa, na realidade fazia parte de Itália. Enquanto os governantes gostam de dizer que a cidade de Nice “escolheu França”, existe alguma discussão acerca da legitimadade dos famosos votos de 1860. Alguns dizem que foram manipulados e que apenas os votos que diziam ‘oui’ foram impressos na altura, enquanto outros afirmam que a grande maioria dos habitantes de Nice estava a favor de se tornarem parte de França. O resultado deste passado tumultuoso, é, no entanto, uma boa e feliz fusão entre a arquitetura, estilo de vida e cozinha francesa e italiana.

3. Língua

Considerando esta história, não é surpreendente que a tradicional língua occitana (também conhecida como Provençal) falada no sul de França consista em palavras cuja pronúncia nos façam lembrar Itália. O Francês, no entanto, domina e é possível praticar esta língua com muitos residentes, por isso é um sítio perfeito para aperfeiçoares o teu Francês.

4. Comida fresca

Visitantes que procuram mercados de produtos locais e de iguarias francesas não ficarão desapontados. Há muitos mercados por onde escolher, cada um mais encantador do que o outro. Para um tradicional prato Niçoise, podes provar socca, uma deliciosa panqueca de grão de bico e o prato regional da cidade. Com as suas vinhas, peixe e marisco fresco e maravilhosas sobremesas, Nice é um verdadeiro paraíso gastronómico.

5. Combo de culturas

Com uma harmoniosa combinação das culturas Italiana e Francesa, Nice está entre os dois territórios e ao mesmo tempo consegue manter uma identidade única. Como seria de esperar da Baviera Francesa, a vida em Nice é alegre e viva e as coisas movem-se a um ritmo leisurely. Passa por lojas locais, vê os impressionantes iates e anda ao longo da Promenade des Anglais enquanto assimilas a vista serena e aquilo que te rodeia.

6. Jazz

Se o jazz acalma a tua alma, então vais querer ir a Nice. O festival anual Nice Jazz Festival foi o primeiro evento do tipo a ganhar fama a nível internacional. A tradição mantém-se desde 1948, trazendo amantes do jazz de todo o mundo até à costa ensolarada de Nice.

7. Lindas praias

O Côte d’Azur é incomparável no que toca ao glamour das praias Europeias. Com água azul cristalina até onde se consegue ver, as praias de Nice oferecem um cenário de refúgio encantador, tanto para turistas ansiosos, como para habitantes locais. Quer estejas à procura de relaxar nas areias da famosa Beau Rivage ou prefiras fazer mergulho nas margens rochosas de Coco Beach, é pouco provável que te cruzes com uma praia que não adores.

8. Raízes romanas

Se a costa e praias não são a tua onde, não te preocupes. Nice tem também muito a oferecer a qualquer pessoa interessada em história. Cimiez é um bairro em Nice, antigamente conhecido como a cidade romana de Cemenelum. Fundada no século I DC, está cheia de história e de locais da antiguidade que nos deixam maravilhados. O museu arqueológico da região (Musée Archéologique de Nice-Cimiez) transmite aos visitantes uma visão fascinante daquele que era o estilo de vida romano em Nice e é um programa ideal para uma tarde bem passada.

9. Arquitetura

Um cenário pituresco dos telhados de terracota coloridos no topo de edifícios pintados em tons vermelho, laranja e amarelo a lembrar o pôr do sol. A parte mais antiga da cidade de Nice apresenta-nos lojas bonitas e cafés em cada esquina. Toda a cidade transborda maravilhosa arquitetura. Desde o Place du Palais, o Musée Masséna às lindas vilas construídas durante La Belle Époque (1871 – 1914). Vais ficar maravilhado quando andares nas elegantes ruas de calçada.

10. Muitas vistas

Os edifícios coloridos, as avenidas movimentadas e as águas azuis levaram as pessoas até Nice ao longo dos tempos. Tanto Henri Matisse como Marc Chagall ficaram encantados com a beleza de Nice e chamaram-lhe casa durante muitos anos. Com tantas vistas maravilhosas para beber um bom copo de vinho ou qualquer outra bebida, não admira!

Caso precises de convencer alguém a ir contigo estudar francês, lê este artigo!

Estuda Francês com a EF!Descobre mais aqui!

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos