GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Rigoberto Urán fala sobre aprender novas línguas e viver no estrangeiro

Rigoberto Urán fala sobre aprender novas línguas e viver no estrangeiro

"Tranquilo papito, no se preocupe."

Traduzida como "calma" ou "mantenha a calma", esta frase simples personifica o membro da equipa EF Education-EasyPost, Rigoberto Urán. Levar as coisas como elas vêm é o estilo de condução de Rigo, mas também a forma como ele vive a sua vida.

Depois de perder o pai aos 14 anos, Rigo foi obrigado a dividir o tempo entre a escola, a venda de bilhetes de lotaria na rua e a competição em eventos de ciclismo. Apesar de um horário extenuante, Rigo manteve-se calmo e concentrado à medida que subia nos níveis local e nacional. Mas, quando Rigo tinha 16 anos, ele e a família chegaram a uma encruzilhada financeira: ou se tornava profissional imediatamente ou vendia bilhetes de lotaria a tempo inteiro.

Uma vez que a idade necessária para se tornar profissional era 18 anos, o resultado do pedido de Rigo não era claro. No final, a mãe de Rigo foi autorizada a assinar e recebeu tecnicamente o contrato e a licença, permitindo-lhe tornar-se profissional mais cedo.

Três anos mais tarde, o trabalho árduo de Rigo e a sua perspetiva positiva valeram a pena quando teve a grande oportunidade de correr pela Tenax na Europa. Mudou-se para Itália, onde viveu com uma família italiana, aprendeu italiano e começou a competir em corridas europeias.

Embora o italiano continue a ser muito importante para Rigo, tanto a nível profissional como pessoal, está a aprender inglês para melhorar a sua comunicação com os seus colegas de equipa e fãs em todo o mundo.

Agora, com quase 15 anos de experiência de ciclismo internacional e três línguas no seu repertório, falámos com Rigo para lhe pedir algumas dicas sobre viver no estrangeiro e aprender línguas.

O que acha que é mais importante quando se viaja para outro país?

Rigoberto: Para mim, as línguas são muito importantes para a comunicação. Quando alguém está num país e não sabe falar a língua, é como estar sem passaporte ou sem roupa. Hoje em dia, a comunicação pode ser muito confusa e, quando o meu inglês não era tão bom, costumava chegar a aeroportos estrangeiros e ficar completamente perdida.

Como é que comunicas com os teus fãs quando viajas?

Rigoberto: Com os fãs, falo uma língua que é a língua do amor e da paixão. Quando tenho uma corrida e vejo os fãs, estou a partilhar um momento ou uma fotografia, não necessariamente uma "linguagem" no sentido tradicional. Mas, para além disso, ser capaz de comunicar em várias línguas, especialmente em inglês, é certamente importante para viajar e falar com os fãs.

Essas diferenças de cultura e de língua não estão apenas presentes quando viajam, mas também na vossa própria equipa. Como é que comunica com os seus colegas de equipa da EF Education-EasyPost?

Rigoberto: Não há problema. Honestamente, acho que é melhor porque, apesar de representarmos diferentes nacionalidades, a comunicação mais importante é sobre as corridas e a estratégia - e fazemos tudo isso em inglês. Todos têm um nível de inglês suficientemente bom para comunicar como uma equipa.

Acha que é mais fácil aprender uma língua quando se está no estrangeiro?

Rigoberto: Sim, penso que é muito mais fácil porque não se está apenas numa aula durante duas ou três horas. Quando se está no país onde a língua é falada, na realidade, está-se numa aula de 24 horas, ouvindo-a e sendo obrigado a usá-la.

Que frases lhe ensinaram os seus colegas de equipa?

Rigoberto: Quando estou perto de ganhar uma etapa ou uma corrida, eles gritam "quase!". E quando estou mesmo perto, dizem: "Rigo, quase!!!". É simples, mas é assim que aprendemos todos os dias.

E, na outra perspetiva, que expressões espanholas ou colombianas ensinou aos seus colegas de equipa?

Rigoberto: Ensinei-lhes todo o tipo de coisas, mas a frase de que eles mais gostam é "tranquilo papito", que se traduz por "tem calma". O ciclismo é um desporto intenso, e é bom encorajarmo-nos uns aos outros a relaxar e a ter calma.

Tour de France: Unchained já está disponível na Netflix e conta com a participação da equipa de ciclismo profissional EF Education-EasyPost. Quer saber mais? Siga o Rigo e a EF Education-EasyPost no Instagram.

*Entrevista originalmente traduzida do espanhol.

Descubra como pode aprender uma língua no estrangeiroSaber mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais