GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

12 palavras francesas sem tradução em inglês

12 palavras francesas sem tradução em inglês

O francês é conhecido como uma língua "poética", mas o que é que isso significa realmente? Pode ser que os franceses sejam geniais a inventar palavras para conceitos que todos os seres humanos compreendem, mas que a maioria das culturas nunca se lembrou de nomear.

Nesse espírito, aqui estão 12 termos franceses sem uma tradução para você estudar enquanto aprende francês - porque, como qualquer bom poeta sabe, não se usa uma frase inteira quando uma única palavra é suficiente.

1. Bon vivant

Melhor tradução: Alguém que realmente sabe como viver

Esta é a pessoa que gosta de boa comida e bom vinho e de estar rodeada de diversão e riso. E, sim, está sempre a tentar conseguir um convite para a sua festa na Provença.

2. Coiffé(e)

Melhor tradução: Em casa de alguém

Chez Jacques, Chez Pierre: Há uma razão para tantos restaurantes franceses usarem esta preposição hospitaleira. Esta palavra única significa estar em casa de uma pessoa e na companhia dessa pessoa.

3. Chez

Melhor tradução: Ter um cabelo bem penteado

Todos nós invejamos os franceses pelos seus cabelos aparentemente sem esforço, mas sempre perfeitamente penteados, e é provavelmente por isso que eles têm uma palavra que significa simplesmente existir num estado de bom cabelo.

4. Coup de—

Melhor tradução: Atingido por algo

É o momento em que algo nos atinge, e há muitas maneiras de ser atingido, incluindo: coup de coeur (por uma obsessão); coup d'état (por uma tomada de poder); coup de foudre (por amor à primeira vista).

5. Dépaysement

Melhor tradução: Fora de controlo quando se está longe de casa

Muitas vezes mal traduzida como "saudades de casa", esta palavra tem mais a ver com a desorientação e a falta de familiaridade que se sente fora do nosso ambiente normal. Basicamente, é o cérebro da viagem.

6. Flâner

Melhor tradução: Deambular sem rumo por uma cidade

Este verbo evoca a sensação de prazer que se tem ao descobrir um lugar, vagueando por ele sem qualquer objetivo ou direção em mente. Vai com a corrente, tout le monde!

7. Jolie Laide

Melhor tradução: Uma beleza não convencional

A sua tradução literal é "bastante feio", mas refere-se a uma pessoa que não é tradicionalmente bonita, mas que tem um apelo inegável (ou seja, um certo je ne sais quoi!).

8. Retrouvailles

Melhor tradução: Redescoberta mútua

É utilizada quando se encontra um amigo após uma longa ausência. Mas a sua conotação adicional de "reencontrar-se" é onde a tradução "reunião" fica poeticamente aquém.

9. S’entendre

Melhor tradução: duas pessoas que se entendem

Literalmente, significa ouvir um ao outro, mas figurativamente este verbo refere-se à ligação não dita que se tem com alguém com quem se está realmente ligado.

10. Sortable

Melhor tradução: alguém de que se gosta muito

Chamaria isto a alguém se fosse um amigo (ou, mais provavelmente, um membro da família) com quem não tem vergonha de ser visto em público. As piadas do teu pai são de mau gosto? Usa o inverso: insortable.

11. Terroir

Melhor tradução: O sabor da terra

Mais frequentemente utilizado na linguagem vinícola, este conceito descreve a forma como factores ambientais como o solo, a água, o ar e o clima de um local influenciam o sabor das coisas aí cultivadas. Mmmm, será que estou a apanhar alguma pedra?

12. Voilà

Melhor tradução: Ali está

O problema com a tradução de "there it is" para este advérbio francês é que não tem brio. Dizer "voilà," praticamente exige um ponto de exclamação - especialmente quando cai no final de uma lista de palavras fabulosas em francês sem tradução. Et voilà!

Quer começar a falar a língua do amor? A EF oferece uma grande variedade de cursos de estudo no estrangeiro em França, com uma duração que pode ir de duas semanas a um ano.

Estudar em FrançaSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais