Onde Devo Estudar? Nova Iorque vs Londres

Cachorros quentes vs crumpets, café vs chá, táxis amarelos vs táxis pretos: Está na hora de colocar Nova Iorque e Londres lado a lado para percebermos qual o melhor sítio para estudar.

É verdade, nenhuma outra cidade se assemelha a Nova Iorque ou Londres, estudar em qualquer uma delas permite uma imersão nos maiores centros cosmopolitas do mundo. Aprofunda o teu conhecimento, pois estes contrastes, apesar de parecerem subtis, vão fazer uma grande diferença na tua experiência internacional.

Temos vindo a comparar os dois destinos em várias categorias para responder à pergunta que vale milhões de dólares/libras: Onde devo estudar? Londres ou Nova Iorque?

Vida Noturna e Entretenimento

Londres e Nova Iorque estão a explodir com tantas possibilidades – e não só durante o dia. Quando o sol se põe começa a apontar para vários caminhos que te levam para a diversão da noite. Ambas têm sítios reservados para o melhor do teatro (Broadway em Nova Iorque e The West End em Londres), têm uma gastronomia variada (alguns pratos que nunca pensaste que existiam!) e concertos que estão no topo da lista. Então o que os torna diferentes? Bastante simples – Nova Iorque é apelidada “a cidade que nunca dorme” por alguma razão. Os bares, restaurantes e até algumas lojas na Big Apple ficam abertos até tarde, enquanto em Londres os bares e restaurantes normalmente fecham às 23h durante a semana.

Fugindo das multidões

Londres está espalhada numa área muito maior do que a sua rival americana, o que quer dizer que há imenso espaço para descobrires. Na verdade, 40% de Londres possui espaços verdes comparativamente com 14% de Nova Iorque. Devido a isto, é bastante fácil fazer uma pausa do ritmo frenético de Londres e fazer um passeio pelos parques e jardins.

Descobrir a cidade

Os taxis, autocarros e metro em Big Apple são mais baratos do que em Londres, e o metro está aberto 24/7. O “Tube”, a partir de setembro de 2015, vai começar a ter algumas linhas a funcionar a essas horas, mas só durante o fim-de-semana. Ambos os serviços de metro têm os prós e contras de uma grande cidade – é conveniente mas, por vezes, fica muito lotado e, no verão, muito quente. É sempre bom lembrar que ambas as cidades podem ser descobertas a pé – é desta forma que vais encontrar os cafés escondidos, as boutiques secretas, e a arquitetura impressionante que faz o explorar de uma cidade memorável.

Desporto

Desde o momento em que passou à frente de Nova Iorque e Paris para sediar os Jogos Olímpicos de 2012, Londres emergiu como a capital desportiva do mundo. Estádios considerados “estado-da-arte” estão espalhados por toda a cidade e dão a sensação de que cada fim-de-semana são a sede para uma competição mundial. Isto não quer dizer que Nova Iorque seja um desleixo quando se trata de eventos desportivos – Londres só tem mais escolha. Nova Iorque é o lar de algumas das mais reconhecidas equipas desportivas do mundo; toda a gente já pôs o chapéu dos Yankees, pelo menos uma vez, e tanto os Jets, os Giants e até os Knicks apelidam a cidade de casa.

Graus de frio

A cidade de Nova Iorque desfruta de verões quentes, mas invernos frios e com neve, enquanto Londres tem verões frescos e invernos suaves. O Reino Unido pode ser conhecido pelo seu clima chuvoso e sombrio, mas a verdade é que Nova Iorque tem ainda mais precipitação do que o seu amigo do outro lado do Atlântico. No entanto, se quiseres realmente um bom tempo durante o verão, em Nova Iorque as temperaturas podem subir acima dos 30 graus, comparativamente com Londres, que tem uma média de 23 graus.

Coisas grátis

Londres é excelente a disponibilizar coisas grátis para fazer – perfeito se fores um estudante com um orçamento apertado. Podes ver os artefatos do British Museum e do National History Museum e não te vai custar uma libra, nem as tão aclamadas exposições da National Gallery, Tate Britain ou Tate Modern. Nova Iorque não consegue competir com tantas excelentes atividades grátis ao ar livre, mas podes encontrar várias jóias pela cidade – só tens de pesquisar um pouco mais. Alguns museus, galerias e pequenas salas de concertos são grátis (ou pagas o valor que achares bem) em dias específicos.

Pratos saborosos

Ambos os destinos são um paraíso para os amantes de comida: tens que olhar para além dos pratos estereotipados dessas cidades, mas, claro, nunca ignorá-los. O chá da tarde e uma saborosa carne assada para o jantar são essenciais em Londres, tal como os cachorros quentes, hambúrgueres e baguetes em Nova Iorque. Quando vês mais além, vais encontrar pratos de todas as partes do mundo, tendas com street food e chefes inovadores que cozinham pratos que até criam água na boca e que não podem ser encontrados em mais nenhum lugar.

O mundo num só sítio

Nova Iorque e Londres são símbolos de diversidade: ambos têm cerca de 8,3 milhões de habitantes, e a percentagem de residentes nascidos no estrangeiro está um pouco abaixo dos 40%. O mundo está aqui, e vai receber-te de braços abertos. Tamanha diversidade significa que nunca vais parar de ser surpreendido pela constante mudança, pela diversidade de bairros, comida e vida noturna, e mesmo assim vais sempre sentir-te em casa.

VÊ COMO PODES ESTUDAR NUM DESTES DESTINOSSaiba mais