As melhores festas de Ano Novo Chinês (fora da China)

É Ano Novo chinês outra vez – e que melhor forma de celebrar do que te juntares à diversão lunar nas cidades mais fascinantes do mundo? As chinatowns por esse planeta fora estão a preparar-se apressadamente, moldando pãezinhos cozidos a vapor, e dando os retoques finais nas danças e lanternas artesanais. Aqui estão os detalhes de algumas das melhores festas de Ano Novo Chinês do mundo.

Nova Iorque

Adoras um bom desfile? É claro que gostas – e o desfile anual de Nova Iorque, com as suas performances características, artes marciais e bombinhas é definitivamente algo que tens de ver. Outro momento do Ano Novo Chinês a anotar no teu calendário da Big Apple é a explosão de 600,000 bombinhas no parque Sara D. Roosevelt, tudo para afastar os espíritos malignos. Entretanto, desafia-te a comer dumplings, quantos mais comeres, mais dinheiro vais ganhar no novo ano, ou pelo menos é o que se diz. Ainda estás com fome? Partilha um prato com amigos na Chinatown de Nova Iorque, onde os tradicionais dim sum e pato de Pequim são acompanhados com deliciosos pratos de fusão (algo como franco-chinês ou latino-italiano-japonês).

Sydney

Neste Ano Novo Chinês, o bairro The Rocks de Sydney vai estar a fazer barulho com um calendário vibrante com eventos de toda a Ásia. Grupos da comunidade vão subir ao palco, apresentando ópera, musica clássica, desfiles de moda, e espectáculos de artes marciais. Mais tarde, um programa de curador vai exibir músicas, danças, tambores e artes performativas da China, Coreia, Japão, Tailândia e Indonésia. Em outro lugar da cidade, a criação artística Lanternas Lunares (iluminação de instalações que representam cada um dos animais do Zodíaco chinês) vai estar em exibição durante os dois fins-de-semana da festa. Não percas as excitantes corridas de barcos-dragão, onde equipas até 20 pessoas fazem paddle em barcos de 12 metros tão rápido quanto o rufar dos tambores.

Manchester

Primeiro as coisas (deliciosas): os apaixonados por comida vão adorar o festival de comida chinesa de St. Ann’s Square, onde os mercados pop-up servem petiscos tradicionais como pãezinhos cozidos a vapor, dim sum e dumplings. Outras opções festivas incluem o Festival de Cinema do Ano Novo Chinês (uma selecção dos últimos filmes de língua chinesa) e os workshops de família em Manchester Arndale, que oferecem às crianças e às suas famílias a oportunidade de experimentar atividades chinesas tradicionais, como fazer nós. É claro que Manchester sabe que os dragões são essenciais para o Ano Novo Chinês – e faz planos de acordo com isso. O desfile de dragões de Manchester começa em Albert Square com artes marciais e danças. Depois de os dragões aparecerem, vão dançar e fazer o seu caminho para a Chinatown. Segue-os e fica na festa, rodeado pelos aplausos das bombinhas, acrobatas chineses, dumplings deliciosos e música.

Vancouver

A Chinatown de Vancouver – a maior do Canadá – ganha vida à medida que o desfile de Ano Novo Chinês serpenteia as ruas largas da cidade. Vem cedo e fica até tarde, quando as barrigas esfomeadas levam multidões aos restaurantes chineses. Para mais, o festival “Lanterns in the Garden” no Dr. Sun Yat-Sen Garden mantêm-se por mais de dois fins-de-semana, mostrando lanternas artesanais e especialidades de comida de rua. Outra opção do Ano Novo Chinês em Vancouver é o “Temple Fair”, um festival de um dia de música, demonstrações de dança, danças de leão, narração de estórias, e comida. Enche a tua despensa com produtos asiáticos do International Village, o supermercado asiático de Vancouver, que se ilumina durante o Ano Novo Chinês com barracas, apresentações e guloseimas.

Singapura

Começa o teu Ano Novo Chinês em Singapura com bombinhas e fogos de artifício na contagem decrescente para a festa, iluminação oficial e inauguração da cerimónia. A partir daí, dirige-te para as barraquinhas coloridas da Street Bazaar e Chingay Parade, onde carros alegóricos, palhaços, dançarinos, acrobatas e malabaristas entretêm multidões. Ainda queres mais? Outra escolha notável é a Competição Internacional de Dança de Leão que apresenta os talentos de 10 das melhores companhias de dança do mundo. E não te esqueças: enquanto estás em Singapura, come o teu caminho para um ano fortuito. “One Lai” (tarte de ananás) simboliza boa sorte, e bolachas de amendoim representam longevidade. Para prosperidade adicional, experimenta o “arremesso da prosperidade”, tens a oportunidade de atirar uma salada de peixe ao ar (quanto mais alto atirares, maior será a tua sorte).
Não interessa onde o celebras, o Ano Novo Chinês é uma bonita manifestação de amor, família, comida, dança, luz e som. Feliz Ano Novo Chinês!

Sabe mais dicas nos outros artigos do blog.Escolhe já o teu destino

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro