GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

G’Day Mate! – 10 expressões Australianas para te tornares um Aussie!

G’Day Mate! – 10 expressões Australianas para te tornares um Aussie!

Em honra do dia da Austrália (celebrado a 26 de janeiro) e dos nossos irmãos e irmãs descontraídos “Down Under”, enumerámos uma lista de dez expressões australianas que toda a gente devia dominar.

Os “Aussies” são tão relaxados no que toca à sua língua tal como são na vida, por isso, usar algumas das suas expressões vai diminuir os teus níveis de stress. Melhor ainda, isto vai ajudar-te a ver o mundo naquela perspectiva relaxada que os caracteriza. Se és um estrangeiro a viver na Austrália ou estás a planear um curso de inglês numa das cidades da EF em breve, fazer um esforço extra para adotar alguma desta gíria é essencial para a tua sobrevivência. Lembra-te que toda a gente a vai usar, desde o barista lindo do teu café preferido ao Primeiro Ministro.

Colocámos algumas dicas de pronúncia no fim, para que soes o mais autêntico possível quando testares estes “good on ya’s” nos teus “new “mates”.

Fica com as nossas expressões australianas de eleição (e quase que podes pedir passaporte Australiano a seguir):

1. “AUSSIE”

O que significa? Óbvio e fácil (esperamos). Tu não vais apanhar os Australianos a chamarem-se a si mesmos Australianos. Eles todos dirão Aussie. Porquê, tu perguntas? Bem, é mais pequeno para começar. Soa mais amigável e querido, tal como aqueles koalas que tu sempre sonhas-te abraçar.

Como se usa?

–  Conheces-te o meu amigo ontem?

–  Queres dizer o Aussie? Sim, conheci!

2. “MATE”

O que significa? Outra palavra para amigo. Também comum na Grã-Bretanha, mas usada ainda com mais entusiasmo pelos Aussies, que apimentam o final das suas frases com longos “maaaaate” que transmitem simpatia e estabelecem um laço relaxado entre quem fala. Também podem ser usados para começar uma frase, para dar um efeito.

Como se usa?

– Desculpa podes-me dizer a que horas o comboio parte?

– Às duas horas, mate

ou

– Mate. Tu não vais acreditar no que eu vi.

3. “G’DAY”

O que significa? Cumprimento geral, usado em vez do “olá”, ambos em dia e noite. Muitas vezes seguido de “mate”.

Como se usa? “G’day, mate!” ( maioritariamente usado por homens e não tanto por mulheres.)

Bónus: Esta é capaz de ser a mais famosa das expressões australianas. USA E ABUSA dela!

4. “HOW ARE YOU GOING?”

O que significa? Nada a ver com onde tu vais ou não vais. Os Ausssies usam-na para perguntar “Como é que tu estás?” ou dizer “Estás bem?” ou “Precisas de ajuda (com essa tarefa)?”.

Como se usa? Quando alguém pergunta: “How are you going?” tu podes simplesmente responder normalmente com um “Bem, obrigado” ou “Bem, mas…” se precisares de ajuda com algo e a pergunta tiver sido feita com esse ângulo em mente.

5. “GOOD ON YA”

O que significa? É abreviatura para “good on you”. Forma de mostrar aprovação (como “bem feito”, “bom trabalho”), expressar sinceridade e parabenizar. Também usada para substituir expressões como “a sério”?, “oh yeah” etc. Pode ser usado também sarcasticamente, por exemplo: quando queres ser um bocado mauzinho mas não queres de facto soltar uma palavra maldosa.

Como se usa? Positivamente: “Good on ya, mate. Tu realmente arrasaste naquele exame!” Sarcásticamente: “Tu partiste a prancha de surf outra vez. Good on ya, mate.”

6. “I’M STUFFED”

O que significa? Os Americanos usariam isto para dizer que estão cheios (de comida”), mas os Aussies também a usam para dizer que estão cansados ou com problemas.

Como se usa? Depende do que queres dizer. Se quiseres dizer que estás cansado, basta dizeres “Eu tive um dia difícil no trabalho hoje. I’m stuffed.”

7.”NO WORRIES”

O que significa? É usada para dizer tudo desde ‘obrigado’ a ‘relaxa’. Irás ouvir esta a toda a hora e em situações muito diferentes.

Como se usa?

– Obrigado por  me comprares o bilhete do concerto.

– No worries.

8. “TOGS”

O que significa? Fato de banho, calções de banho.

Como se usa?

– Não te esqueças dos teus togs, vais à praia hoje!

9. “BARBIE”

O que significa? Abreviação para churrasco,  e não o brinquedo com que brincavas em pequeno. Os Aussies são tão dedicados aos churrascos como os Sul Africanos e Americanos. Nota que até férias como o Natal são celebradas com um relaxado churrasco de família na praia, iluminado pelo sol e não com um jantar formal à mesa como na Europa.

Como se usa?

– O Rob vai fazer um barbie na praia hoje.

10. “ESKY”

O que significa? Resumidamente, é um frigorífico portátil para bebidas. Os Aussies levam os “eskys” com eles para o dito “barbie” na praia , de modo a manter as suas bebidas frescas. Na Austrália fica muito calor no verão, por isso, é melhor teres esse “esky” à mão para manteres as tuas bebidas frias.

Como se usa?

– Não te esqueças do esky! Está muito calor hoje!

BÓNUS: Os Aussies não pronunciam os r’s no fim das palavras (eles dizem “foreva”, “togetha” etc. em vez de “forever”, “together”) ou g’s (eles dizem “fishin’, drivin’ etc. em vez de “fishing” or “driving”).

Queres descobrir mais expressões australianas e saber como as pronunciar? Vê este vídeo e complementa a leitura!

Utiliza estas expressões Aussie na AustráliaDescobre os destinos aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais