GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Feriados de compras: Dia do Solteiro, Sexta-feira Negra e Cyber Monday ?

Feriados de compras: Dia do Solteiro, Sexta-feira Negra e Cyber Monday ?

Tu conheces os feriados de compras? Dia do Solteiro, Black Friday, Cyber Monday – Os maiores dias de compras desta estação estão aí. Com uma grande lista de presentes para comprar, é tempo de prepares-te para estes feriados de compras e saberes como poupar o máximo de tempo e dinheiro.

Os melhores feriados de compras são:

Dia dos Solteiros – 11 de Novembro

O que começou como uma celebração obscura do “Anti-Valentim” para pessoas solteiras na China, nos anos 90, tornou-se no maior dia de compras do mundo. Em 2009, o feriado foi adotado pelo gigante site de compras online, o Alibaba, que tornou no sucesso comercial que é hoje. Também pode ser chamado de Dia do Bacharelato ou Celibato, devido ao desequilíbrio de género que resultou da politica do filho-único na China.

Só em 2017, os consumidores gastaram 25 biliões de US$, o que fez com que este feriado fosse 4 vezes superior à Sexta-feira Negra. Para encorajar o consumo, as lojas oferecem grandes descontos, assim como o desconto de 2017 da chinesa spirit baijiu que concedeu aos primeiros 33 clientes a oportunidade de comprar um fornecedor vitalício no valor de 1 111 yuan ( 1 680 US$). Ao passo que este feriado é ainda celebrado principalmente na China, o Dia dos Solteiros tem ganho popularidade nos EUA, Singapura, Tailândia, Austrália, África do Sul e em muitos outros sítios onde há grandes comunidades de chineses residentes.

Se estiveres a fazer o curso de chinês em Xangai, aproveita esta oportunidade única!

Dica de compras: Se queres riscar alguns nomes e prendas da tua lista, esta pode não ser a oportunidade para ti, mas se não queres perder aquilo que realmente queres para esta estação, então não percas o Dia dos Solteiros. Marca as páginas onde queres comprar e compra mais cedo online. Estas oportunidades esgotam-se rapidamente.

Sexta-feira Negra: a quarta sexta-feira do mês de Novembro

Em 1924, o departamento da loja Macy’s decidiu usar a conhecida parada do Dia de Ação de Graças, em NY, para promover o novo feriado de compras na Sexta-feira a seguir a este dia tão importante. “Pouco faziam” pensavam eles, no entanto a campanha promocional de Macy’s, por Manhattan, introduziu um novo conceito nos US, que mais tarde, tornou este dia num dos mais importantes para o consumo no mundo.

Sexta-feira Negra ganhou este nome por permitir às empresas operarem a “vermelho” (em prejuízo) de forma a ganharem lucro e passarem para o “negro” (lucro), em apenas 1 dia só. Com toda esta agitação, as empresas e as lojas tornaram este feriado não oficial num dia em que as empresas geram realmente milhões, por oferecerem descontos antecipados. Também dispõem de seguranças, de forma a encorajar as pessoas esperarem em filas de espera fora das lojas, visto que há quantidades limitadas para tais grandes descontos. Enquanto a Sexta-feira surgiu inicialmente no EUA, é sentida atualmente em todo o mundo, nas principais cadeias e estabelecimentos comerciais de todo o mundo, oferecendo grandes descontos na 4º sexta-feira do mês de Novembro.

Dica de compras:

Faz a tua pesquisa antecipada. Descobre onde é que os presentes que procuras são vendidos e planeia a tua rota de forma a percorreres todas as lojas que precisas, assim que as lojas abrirem.

Cyber Monday: A Segunda-feira após a Sexta-feira Negra

Com o chinfrim criado nas lojas físicas, durante a Sexta-feira Negra, em 2005, a Federação Nacional de Retalho dos EUA denominou o termo de “Cyber Monday”. A ideia baseara-se em proporcionar aos vendedores online o seu próprio dia especial. Desde que foi lançado, este dia alcançou a escala mundial e já é celebrado em todo o mundo por vendedores online.

Assim como na Sexta-feira Negra, também há grandes descontos nos presentes mais populares e é utilizada a filosofia de primeiro-a-chegar-primeiro-a-levar. No entanto, ao contrário dos descontos nas lojas físicas, na Sexta-feira Negra, com a Cyber Monday não existe qualquer horário, o que quer dizer que estas promoções normalmente duram um período de 24 horas. Também, visto que as vendas são feitas online, esta segunda-feira não possui qualquer limite geográfico. É online e em qualquer lugar, desde San Diego a Xangai.

Dica de Compras:

Nos dias anteriores à Cyber Monday, irás receber de certeza imensos anúncios online e emails das tuas marcas favoritas. Marca já as páginas que queres visitar e procura por websites que ofereçam grandes descontos nos presentes que queres comprar para os teus amigos e familiares. Último, mas não menos importante, verifica o limite do teu cartão de crédito!

Fazer compras durante estes feriados de compras pode ser muito cansativo, mas se planeares com antecedência, não só farás todas as tuas compras num ápice, mas também poderás poupar imenso dinheiro!

Bons feriados e boas compras !!!

As melhores compras fazem-se quando se estuda no estrangeiro!Descobre os destinos aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais