GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como Sobreviver aos Exames Finais: 5 Dicas

Como Sobreviver aos Exames Finais: 5 Dicas

Dedicou horas, dias e semanas em aulas a absorver todo o conhecimento que os professores partilharam nas aulas. A única coisa que falta antes do Verão são os seus exames e, apesar de toda a sua dedicação durante o ano, os exames costumam decidir se terá um Verão mais descansado ou mais ocupado a estudar para uma 2ª ou 3ª fase.

Mas não desespere. Juntámos uma lista de pequenos truques que o vão ajudar a sobreviver aos exames finais e passar o Verão a aproveitar a piscina invés de livros de estudo.

Antes dos Exames

1. Planeie

O Planeamento é tudo! De forma a conseguir acompanhar todos os exames e os diferentes temas que tem de estudar, certifique-se que planeia cuidadosamente. Tire algum tempo para criar o seu próprio plano com o que faz estudar e quando o vai fazer. Deixe mais tempo par aulas que considera mais difíceis e certifique-se que inclui paragens para se manter motivado.

2. Tire Tempo Para Descansar

Fazer intervalos no seu estudo é tão importante como passar tempo com as suas notas e os seus livros – precisa de tempo para processar toda a nova informação. Tire proveito do seu tempo livre evitando passar muito tempo em frente da TV ou em redes sociais, ao invés, durma, coma saudável e exercite.
Durma: Precisa de se manter descansado e focado para processar tudo o que está a estudar. Não vá para a cama demasiado tarde, especialmente no dia antes do exame. Certifique-se que não dorme demasiado, demasiada “siesta” pode ser contra-produtivo e pode deixá-lo mais cansado ainda.
Coma saudável: Temos tendência de ir directos à dispensa e comer um doce quando estamos aborrecidos ou quando nos queremos compensar pelo nosso trabalho. No entanto, para evitar se distrair com estes desejos, certifique-se que toma um bom pequeno-almoço, almoço e jantar com duas mini-refeições entre estas.
Exercite: Estudos mostram que existe uma ligação entre o exercício e o sucesso académico. Quando está a fazer cardio (a correr, nadar, andar de bicicleta, etc.) o seu cérebro está a encher-se de oxigénio, tornando-o mais preparado para processar e reter informação. Mesmo uma caminhada pela natureza pode ajudar a reter o que aprendeu.

Durante os Exames

3. Gira o Seu Tempo

Quando se senta para fazer o exame certifique-se que gere o seu tempo da melhor forma. Foco e organização são chave. Passe os primeiros minutos a ler todas as questões e a planear por que ordem as vai responder. Resista à tentação de começar logo a escrever. Comece com a questão que se sente mais confortável para aumentar os seus níveis de confiança desde o início; depois de um bom começo é mais fácil ultrapassar as questões mais complicadas. Na questões de escolha múltipla leia todas as respostas cuidadosamente antes de responder. Várias respostas podem parecer semelhantes e induzir em erro. Não perca uma boa nota por causa disso. Com questões de desenvolvimento é importante ler a questão e fazer um pequeno plano do que vai falar antes de começar a escrever.

4. Mantenha-se Hidratado

Nós sabemos que manter-nos hidratados é importante para a nossa perfomance física, mas sabia que é tão importante – ou talvez ainda mais – para o seu cérebro? Desidratação pode causar dores de cabeça and exhaustion, beber água pode ajudar a desenvolver a energia do seu cérebro e melhorar a sua memória. Manter-se hidratado durante os exames finais pode ajudá-lo, portanto, certifique-se que traz a sua garrafa de água para a sala do exame!

Depois dos Exames


5. Celebre!

Está na altura de celebrar ter sobrevivido aos exames! Seguiu as nossas dicas, fez o seu melhor e agora é tarde para mudar o resultado, portanto, não entre em stress. Ligue aos seus amigos, aproveite para passar tempo com a família ou saia à noite. Aprecie o sentimento de liberdade depois do trabalho.

E se os resultados dos exames forem pior que o esperado, não se preocupe; a vida é óptima a dar-nos segundas oportunidades e tem todas as ferramentas para fazer melhor da próxima vez.

Boa sorte!

APROVEITE O VERÃOSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me