10 vantagens de estudar no estrangeiro durante mais tempo

Aprender uma nova língua no estrangeiro é uma das coisas mais gratificantes que pode fazer: é óptimo para o seu cérebro (sim, ser bilingue é realmente melhor), óptimo para a sua confiança e óptimo para a sua carreira. No entanto, tornar-se fluente não é fácil, e quanto mais investir e quanto mais tempo passar imerso na nova língua - utilizando-a todos os dias em muitas situações diferentes - mais probabilidades terá de atingir os seus objectivos.

Eis as dez vantagens mais importantes de estudar no estrangeiro durante um período mais longo:

1. Ganhará fluência total

Não é segredo: quanto mais tempo se estuda no estrangeiro, maior é a fluência adquirida. Através de uma combinação diária de aulas e interacções com o mundo real (todos os dias durante vários meses), notará uma melhoria dramática nas suas competências linguísticas, mas também na sua confiança.

2. A sua auto-confiança vai subir em flecha

Não são apenas as suas capacidades de comunicação que vão ser melhoradas: Uma das maiores vantagens de viver no estrangeiro é que a sua auto-confiança também vai aumentar. Navegar numa cultura diferente, fazer novos amigos e gerir um orçamento são competências que o ajudarão a tornar-se um globetrotter confiante e independente.

3. Aprenderás a linguagem local

Há uma diferença real entre aprender uma língua e vivê-la verdadeiramente. Quando passamos um longo período de tempo noutro país, aprendemos as pequenas peculiaridades, as expressões idiomáticas locais e um sotaque muito mais autêntico. Aprenderá a falar como os habitantes locais, perceberá como ler nas entrelinhas e compreenderá a linguagem corporal e os gestos típicos da cultura. Quanto mais souberes a linguagem local, mais profunda será a tua ligação ao teu novo país.

4. Ficará verdadeiramente imerso num novo modo de vida

Estudar no estrangeiro durante uma ou duas semanas dá-lhe um vislumbre de outra cultura, mas uma estadia prolongada permite-lhe mergulhar totalmente no modo de vida do país de acolhimento. Aprenderá a ver o mundo sob uma nova luz à medida que explora todos os aspectos da sua nova casa longe de casa. Quando se estuda no estrangeiro apenas durante algumas semanas, é provável que se tenha de ir embora logo que o barista comece a lembrar-se do seu nome e a saber o que pede todas as manhãs. Os estudantes que estudam no estrangeiro durante um longo período de tempo terão tempo suficiente para encontrar o café perfeito, ter uma entrega de pizza para as noites chuvosas de Netflix e saber a quem telefonar para conseguir uma reserva para aquele brunch super moderno.

5. Terás mais tempo para explorar

Para quem estuda no estrangeiro durante mais do que algumas semanas, é muito mais fácil marcar os destinos e as actividades da sua lista de desejos de viagem. Afinal, não há muito que se possa ver durante as viagens de fim-de-semana. Os estudantes de longa duração beneficiam de férias entre períodos lectivos, o que significa que têm muito tempo para explorar a sua nova cidade e não só. Isto também significa que os amigos e a família podem vir visitar-te - e podes mostrar-lhes a cidade como um local.

6. Vai dar o pontapé de saída na sua carreira

Pergunte a qualquer licenciado: O mundo é muito competitivo. Toda a gente está à procura de algo que faça sobressair o seu CV. Acrescentar uma fluência linguística completa ao seu currículo é a porta de entrada para a carreira dos seus sonhos. Para além do bilinguismo, a sua estadia no estrangeiro também o ajudará a desenvolver um conjunto de competências interculturais que as empresas de todo o mundo procuram quando contratam.

7. O seu futuro tornar-se-á mais claro

Os programas de longa duração dão-lhe a flexibilidade de experimentar a profissão que escolheu para o seu futuro. Muitos cursos permitem-lhe pôr à prova os seus conhecimentos linguísticos graças a estágios e aulas de interesse especial. Terá a oportunidade de conhecer a realidade do sector, ao mesmo tempo que adquire experiência de trabalho internacional vital para o seu currículo.

8. Obterá provas do seu nível linguístico

As universidades e os empregadores vão querer ver uma prova oficial do seu nível linguístico. Ao estudar no estrangeiro durante mais tempo, terá tempo para fazer exames de línguas reconhecidos internacionalmente que o ajudarão a atingir os seus objectivos académicos e profissionais futuros.

9. Vais ficar super inteligente

É um facto: aprender uma língua torna-o mais inteligente, mais empático, etc., etc. A resolução de problemas, as tarefas múltiplas e a tomada de decisões tornam-se mais fáceis à medida que o seu cérebro se torna mais ágil e melhor nos processos cognitivos.

10. Melhorará as suas competências na língua materna

Os estudantes de línguas tornam-se melhores comunicadores mesmo na sua língua materna. Quando se aprende uma língua, está-se - consciente ou inconscientemente - a reflectir sobre as estruturas de ambas as línguas, ao mesmo tempo que se aperfeiçoam as competências em ambas.

Estudar no estrangeiro connoscoSaiba mais

Queres estudar uma língua no estrangeiro? Pede uma brochura gratuita aqui