GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Kit de Sobrevivência Para o Ano Novo Chinês

Kit de Sobrevivência Para o Ano Novo Chinês

19 de Fevereiro é o primeiro dia do ano 2015 no calendário chinês e marca o início da ano chinês de 4713. Se está pronto a juntar-se a uma das melhores festas que a humanidade tem para oferecer, mas não sabe como, nós ajudamos. No final de contas, um terço do mundo celebra-o e nós temos um guia de sobrevivência para o Ano Novo Chinês.

Quando Festejar

Ao contrário do calendário gregoriana, onde o dia 31 de Dezembro é sempre o último dia do ano, a data do Ano Novo chinês varia. É determinado pelo calendário lunar chinês e está compreendido entre o dia 21 de Janeiro e o dia 20 de Fevereiro. As festividades duram 15 dias – da lua nova à lua cheia.

Onde Festejar

Cerca de um terço da população mundial celebra o Ano Novo chinês, tendo em conta que também ocorrer no Vietnam, Taiwan, Indonésia e Filipinas. O Ano Novo chinês é feriado mais movimentado do ano, com milhões de pessoas a viajar para passar o feriado com as suas famílias.

Que Animal Homenagear

Todos os anos no calendário é representado por um dos 12 animais do zodíaco – enquanto em 2014 era o Ano do Cavalo, 2015 é o Ano da Cabra. Seja lá for o ano em que nasceu, terá algumas das características destes animais – todos aqueles nascidos em 2015 (ou 1979, 1991 e 2003) podem esperar ser criativos, inteligentes, dependentes e calmos: Bill Gates, Steve Jogs (e eu) nasceram no Ano da Cabra, recomendamos ao máximo.

O Que Fazer Para Se Preparar

Limpe a sua casa e faça um novo penteado antes do dia de Ano Novo. Ao limpar a sua casa afasta a má sorte e convida a riqueza; um novo corte de cabelo pára os espíritos mais de o reconhecer e segui-lo no próximo ano. No entanto, planeie bem o seu corte de cabelo porque lavar o cabelo no dia de Ano Novo vai deitar fora a sua sorte. O mesmo acontece com as dívidas, pedir um empréstimo ou estar muito perto de tesouras – todos eles, incluindo o choro, são maus presságios.

O Que Dizer

“Feliz ano novo” em chinês é “Xīnnián kuàilè” 新年快乐 (pronuncia-se sshin-nyen kwhy-luh).

O Que Comer

Considerando que as festividades duram 15 dias há muitas oportunidades para se juntarem à volta da mesa de família. O número 8 é sinónimo de sorte na cultura chinesa, portanto, muitas das refeições incluem oito cursos que podem incluir um peixe inteiro para trazer sorte ou pato para assegurar a felicidade. “Noodles” e feijões representam a longevidade enquanto tangerinas e toranjas trazem riqueza e sorte. Bolas de arroz doce são comidas no dia 15 das celebrações e representam união. Se quiser atrair a prosperidade certifique-se que come muitos “dumplings”. Parecem moedas e podem ajudá-lo a fazer mais dinheiro neste novo ano.

O Que Vestir

Vermelho é a cor que elimina o azar, portanto, deve vestir vermelho – incluindo roupa interior.

O Que Não Pode Perder

O festival das lanternas, do dragão e do leão marca o fim das festividades e é um espectáulo bonito para testemunhar: dragões e leões dançam em desfiles, afastam o mal e trazem boa sorte, sabedoria e longa vida. As lanternas têm todo o tipo de formas, tamanhos e materiais – incluindo advinhas para as pessoas desvendarem. Finalmente, fogo-de-artíficio afasta (completamente) todos os restantes espíritos.

Um bom e feliz Ano da Cabra!

Imagem de Christopher A Dominic, Flickr / Creative Commons

PORQUE NÃO EXPERIMENTÁ-LO AO VIVO?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me