A hora é agora: 8 razões para aprender um idioma novo

Quase toda a gente pode dizer uma língua que queira aprender – o japonês está na minha bucket list. Mas quase todos têm inúmeras desculpas para explicar por que ainda não são fluentes: Não havia caneta para preencher a ficha de inscrição, e sabes como é, o dia não tem assim tantas horas. Mas em breve. No ano que vem. Sim, provavelmente nos próximos anos.
A altura é agora, meus amigos. Aprender um idioma novo vai basicamente dar-te super poderes.

1. Mais confiança, mais diversão

Aprender uma língua aumenta a tua confiança: Vais fazer novos amigos, compreender filmes sem legendas, e até vais conseguir ajudar os turistas com as direcções. Elogios, admiração e aplausos ocasionais podem ser efeitos secundários agradáveis de aprender uma língua.

2. Melhora o teu cérebro

As células do teu cérebro ficam mais fortes quando aprendes uma língua nova. A tua memória vai melhorar, o que é um benefício gigante quando estás à procura de soluções ou queres ser o melhor nos exames. Esse poder cerebral extra vai ajudar-te também a tomar melhores decisões mais depressa. Não é impressionante?

3. Vai pelo caminho menos conhecido

Quando aprendes um idioma novo, as tuas férias vão tornar-se muito mais excitantes. Até mesmo com competências linguísticas básicas, podes viajar fora dos roteiros mais turísticos e experimentar a aventura de uma vida. Vais conhecer um lado diferente e mais autêntico de um país e fazer novos amigos (e tirar fotografias super fixes para deixar os teus velhos amigos cheios de ciúmes).

4. OH LA LA!

Os sotaques são sexy. Tudo soa melhor quando é dito com uma sotaque – podes basicamente ler a lista telefónica e vai ser atraente. Então mostra as tuas novas competências linguísticas com orgulho, alto e em bom som, e tenta falar à tua maneira.

5. Vamos lá conversar

Fazer um curso de línguas no estrangeiro não só é divertido, como também vais fazer imensos amigos novos dos quatro cantos do mundo. Graças às redes sociais, é mais fácil do que nunca manter o contacto e praticar as vossas competências linguísticas juntos (até torna o trabalho de casa divertido, não é?)

6. O mundo está à espera

Uma nova língua permite-te viver, trabalhar ou estudar em outro país. Tens estado a sonhar em abrir um café em Paris ou ser aceite numa universidade americana? Falar a língua é o primeiro passo para viver esse sonho.

7. Espera aí, Londres. Paris está do outro lado.

Falar pelo menos duas línguas vai impulsionar a tua carreira. Ser um cidadão do mundo que é capaz de comunicar com pessoas de todo o mundo é crucial no nosso mundo conectado. Oh e vais ganhar mais dinheiro – uma segunda língua é basicamente o presente que só traz coisas boas.

8. Aberto + Tolerante = Impressionante

Uma língua nova ajuda-te a compreender as outras pessoas e a ver o mundo através dos seus olhos. Vais experimentar uma nova forma de viver, aprender novos costumes e aperceber-te que há mais do que uma forma de pôr a roupa a lavar ou fazer uma festa ao jantar. Algumas coisas vão ser melhores, outras vão simplesmente ser diferentes.

Sabe mais dicas nos outros artigos do blog :)Escolhe já o teu destino

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro