24 Fun Facts Sobre Os Jogos Olímpicos

Mesmo que não te interesses muito sobre desporto, há algo mágico nos Jogos Olímpicos: atletas que treinam durante anos ao máximo e fazem a actuação das suas vidas – às vezes no espaço de segundos. Choramos de alegria pelos vencedores e simpatizamos com os que não tem o mesmo resultado, gritamos com a televisão e celebramos com o colega do lado. De dois em dois anos, ajustamo-nos a diferentes zonas horárias, sentimo-nos um pouco mais patrióticos e tornamo-nos experts em identificar bandeiras e hinos de todo o mundo.

Para entrares no espírito Olímpico, trouxemos-te alguns dos nossos factos  favoritos sobre os Jogos Olímpicos – já tens que fazer enquanto esperas que o recorde olímpico seja quebrado (ou que a pizza que encomendaste chegue a casa).

1. Os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram no Século XVIII A.C. no Olimpo, Grécia. Durante 12 Séculos, os jogos aconteceram de 4 em 4 anos. Mas, no Século IV D.C., todos os festivais pagãos foram banidos pelo Imperador Theodosius I e deixaram de acontecer.

2. Contudo, a tradição atlética foi re-descoberta cerca de 1500 anos depois: os primeiros Olímpicos modernos aconteceream em 1896, na Grécia.

3. Na Grécia Antiga, os atletas não se preocupavam com patrocínios, segurança ou moda – eles competiam nus!

4. Na altura, os Jogos duravam 5 ou 6 meses.

5. As mulheres participam nos Jogos Olímpicos desde 1900.

6. De 1924 – 1992, os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno aconteciam no mesmo ano. Hoje em dia, estão divididos em ciclos e acontecem de 2 em 2 anos.

7. Apenas 4 atletas ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Apenas um deles, Christa Ludinger – Rothenburger ganhou as medalhas no mesmo ano.

8. Durante os Jogos de 2012 em Londres, a Aldeia Olímpica requeria mais de 165.000 toalhas para pouco mais de 2 semanas de actividade.

9. As línguas oficiais dos Jogos são o Inglês e Francês, complementadas pela língua oficial do país anfitrião.

10. O Tarzan competiu nos Jogos Olímpicos: Johnny Weissmuller, um atleta-que-virou-actor e que fez de Tarzan em 12 filmes, ganho 5 medalhas de ouro em natação nos anos 20.

11. De 1912 – 1948, diversos artistas participaram nos Olímpicos: Pintores, Escultores, Arquitectos, Escritores e Músicos competiram por medalhas  nas suas respectivas áreas.

12. Durante os Jogos de 1936 em Berlim, dois atletas Japoneses de salto à vara empataram em segundo lugar. Em vez de competirem outra vez, cortaram as medalhas de prata e bronze ao meio e fundiram as duas juntas para que os dois tivessem uma medalha meio bronze – meio prata.

13. A tocha Olímpica é acesa tal como se fazia na cerimónia da Grécia Antiga, no tempo de Hera. Actrizes, usando os trajes de sacerdotisas, usam um espelho e raios de sol para acender a chama.

14. A partir daí, a tocha começa o seu percurso até à cidade anfitriã: normalmente é levada por corredores, mas já viajou num barco, num avião (e no Concorde), num cavalo, nas costas de um camelo, via sinal de rádio, debaixo de água e numa canoa.

15. A tocha Olímpica tambem já foi ao espaço diversas vezes.

16. A tocha olímpica passada e a chama Olímpica devem manter-se acesas durante todo o evento. Caso a chama se apague, pode apenas ser re-acendida com uma chama de reserva,  que tambem foi acendida na Grécia, nunca com um isqueiro normal .

17. Os Jogos Olímpicos de 2012 foram os primeiros jogos onde todos os países participantes tinham mulheres a participar.

18. Os seguintes desportos são os que (infelizmente) já não participam nos Jogos: natação sincronizada a solo, jogo da corda, subida da corda, balões de ar quente, duelo de pistolas, bicicletas de dois lugares, corridas de obstáculos dentro de água e apneia. Felizmente, caça a pombos ao vivo só aconteceu uma vez nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900.

19. O símbolo dos cinco arcos dos Jogos Olímpicos – desenhado por Baron Pierre de Coubertin, co-fundador dos Jogos Olímpicos modernos – representam os cinco continentes habitados do mundo.

20. As seis cores – azul, amarelo, preto, verde, vermelho, com o fundo branco – foram escolhidos porque todas as bandeiras das nações do mundo, contêm pelo menos uma dessas cores.

21. Os Jogos Olímpicos já foram acolhidos por 23 países diferentes.

22. A primeira mascote oficial dos Jogos Olímpicos foi Waldi, uma dachshund, nos Jogos de 1972, em Munique.

23. Os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, marcam os primeiros jogos na América do Sul.

24. Durante os 17 dias dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, 10.500 atletas de 205 países irão representar 42 desportos e participar em 306 competições no Rio.