GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

11 Espantosos Factos Sobre a Estátua da Liberdade

11 Espantosos Factos Sobre a Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais famosos do mundo – e apesar de já ter 129 anos, a Senhora Liberdade ainda está maravilhosa. Aqui estão os nossos 11 factos favoritos para provar que a estátua é muito mais do que apenas uma potencial fotografia na Big Apple.

1. O seu verdadeiro nome é…

O nome real é Liberty Enlightening the World (liberdade que ilumina o mundo), “Estátua da Liberdade” é apenas um nickname.

2. De vermelho a verde

A estátua é feita de cobre e por isso costumava ter uma cor castanha-avermelhada brilhante (como um penny americano). Para surpresa de todos (nem por isso – deviam ter previsto!), a estátua mudou a sua cor para verde-azul pátina ao longo das duas décadas.

3. A Senhora Liberdade traduzida em números

Desde a base do pedestal até à tocha, a estátua tem 93 metros de altura e pesa 225 toneladas. Quando foi erguida, em 1886, tornou-se a estrutura mais alta de ferro do mundo. A “Senhora Liberdade” calça tamanho 879 e tem uma cintura de 11 metros. Vais precisar de subir 377 escadas para ver as 25 janelas na sua coroa – os seus sete picos representam os sete oceanos e continentes.

4. Um presente para o Dia da Mãe

A Estátua da Liberdade foi um projeto de Auguste Bartholdi, um escultor francês. Ele criou o rosto inspirando-se na sua mãe, Charlotte, e, basicamente, ganhou todos os prémios de “Melhor Filho do Ano”.

5. Uma prenda transatlântica

A estátua foi um presente dos franceses para os americanos e comemora a aliança entre os dois países durante a Revolução Americana e, desde então, não só se tornou um símbolo de liberdade, justiça e democracia, mas também num Património Mundial da UNESCO.

6. Um bilhete só de ida para a América

A estátua foi concluída e apresentada ao embaixador dos Estados Unidos, em França, em 4 de julho de 1884. Ela ficou lá até que foi desmontada em 300 peças, embalada em 214 caixas, e enviada para os EUA em 1885, onde foi remontada. A viagem pelo Oceano Atlântico demorou uma semana a mais do planeado e a embarcação que estava a transportar a estátua de uma tonelada quase afundou numa tempestade.

7. Deixa que haja luz

Entre 1886 e 1906, a Estátua da Liberdade funcionava como um farol. A luz não era forte o suficiente para guiar os navios depois do pôr-do-sol, por essa razão o farol fechou passados 16 anos.

8. O tablet da Senhora Liberdade

No tablet cobre da Senhora Liberdade – uma espécie de iPad vintage – podes encontrar inscrito “July IV MDCCLXXVI (4 de Julho, 1776), a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

9. Passando a tocha

A tocha estava aberta para visitantes até 1916, até que a ‘Black Tom Explosion’ danificou tanto a saia como a tocha da Senhora Liberdade. Em 1986, a tocha foi retirada e substituída por uma nova e brilhante – a chama é coberta com 24 folhas de ouro (24 quilates). A sua antecessora pode ser admirada no lobby da estátua.

10. Um passo em direção à liberdade

Se pudesses levantar o vestido de cobre, ias reparar que o seu pé direito está levantado e que ela está rodeada de correntes quebradas – um símbolo do avanço e libertação da tirania e opressão.

11. Raios não atingem (mais do que) duas vezes

Acredita-se que a estátua é atingida por até 600 raios todos os anos. E esse não é o único problema relacionado com o tempo que a estátua tem de aguentar: Embora ela pareça inabalável, vento de 50 km/hora pode causar um balanço de 3 polegadas na Senhora Liberdade, e ainda mais na tocha, que se pode mover até seis polegadas, para frente e para trás.

Visita Nova Iorque Através da EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me