9 tradições de Ano Novo do mundo inteiro

Queres misturar as tuas tradições de Ano Novo e fazer todos os possíveis para ser abençoado com fortuna, prosperidade e felicidade em 2021? Contagens decrescentes e espumantes à parte (não te podes esquecer destes clássicos), juntámos uma lista de tradições do mundo inteiro que te vai ajudar.

1. Começa o Ano Novo com o pé direito

Na Escócia e na Grécia, o “primeiro pé” é uma tradição antiga. A primeira pessoa a entrar na tua casa pode trazer boa ou má sorte. Assim sendo, amigos e familiares são uma boa escolha para entrar primeiro – sempre com o pé direito e nunca de mãos a abanar.

2. Salta

Se quiseres envolver mais pessoas e mais pés, faz como os dinamarqueses: à meia-noite, salta de uma cadeira para o Ano Novo. No Brasil, as pessoas elevam a tradição de saltar a outro nível. Na passagem de ano, vão para a praia e saltam por cima de sete ondas. Como resultado, cada onda valerá um desejo para o Ano Novo.

3. Enche a boca de uvas-passas

Em Espanha e em muitos países latinos, as pessoas começam o Ano Novo com a boca cheia. Comem doze uvas-passas à meia-noite com a finalidade de terem doze meses cheios de felicidade e prosperidade. No entanto, não as podes comer quando quiseres. Tens de as comer quando soarem as doze badaladas – uma por cada badalada.

4. Za zdorovjie

Na Rússia, as pessoas levam os seus desejos de Ano Novo muito a sério, e esforçam-se bastante para que estes se realizem. Os russos pedem o seu desejo, escrevem-no num papel e queimam-no. Depois, põem as cinzas numa taça de champanhe e bebem. Saúde!

5. Um ano de viagens

Aqui está uma tradição de Ano Novo para todos os viajantes. Na Colômbia, a fim de terem um ano cheio de viagens, as pessoas levam a sua mala de viagem (vazia) a dar a volta ao quarteirão à meia-noite.

6. Presta atenção às tuas cores

Há imensas tradições que envolvem as roupas. No Brasil, por exemplo, vestem-se de branco para afastar os maus espíritos. Na China, em contrapartida, vestem-se de vermelho para ter sorte (é em Fevereiro que celebram o Ano Novo). A roupa interior parece ser uma parte ainda mais crucial das tradições de Ano Novo por todo o lado. Por isso segue este guia de cores de roupa interior para acertares na cor que queres.

7. Presta atenção àquilo que comes

Se comeres alimentos redondos, vais ter prosperidade no ano que vem. Em Itália, o prato tradicional que se come à meia-noite é cotechino e lenticchie (salsicha de cotechino e lentilhas). Os italianos acreditam que isso lhes vai trazer sorte no Ano Novo (por acaso as lentilhas até parecem moedas).

8. Torna as coisas redondas

Nas Filipinas, à semelhança de outras tradições do mundo, também há o foco nas coisas redondas. Mas, aqui, vai para além da mesa. As pessoas decoram e comem coisas redondas, oferecem moedas umas às outras e vestem roupas às bolinhas.

9. Deixa o chumbo mostrar

Algumas pessoas usam as folhas do chá para prever o futuro. Na parte da Europa em que se fala alemão, e em alguns países nórdicos, as coisas são ligeiramente mais quentes. Neste tipo de tradições do mundo, as pessoas usam chumbo e uma tigela com água para prever o que o Ano Novo lhes trará. Uma pequena porção de chumbo é derretida numa colher e derramada em água fria. Posto isto, a forma que o chumbo assume é cuidadosamente interpretada para prever o que o Ano Novo trará.

Ir para o estrangeiro com a EF?Eu quero!