6 razões para partilhares a tua casa com um estudante internacional

No que toca a partilhar, muitos de nós partilhamos as nossas vidas com os nossos amigos, as nossas famílias e os nossos vizinhos. Adoramos partilhar as nossas experiências quando estamos felizes e valorizamos as relações humanas. No entanto, raramente consideramos partilhar a nossa vida privada com estranhos de países ou culturas diferentes.

Mesmo assim, à medida que as nossas vidas se tornam cada vez mais internacionais, também o desejo de ter um intercâmbio cultural real aumenta. Tens aqui as 7 razões principais para partilhares a tua casa com um estudante internacional.

1. Ganha um(a) filho/a, ou um(a) irmão/irmã internacional

Quando convidas um estudante internacional para tua casa, crias um laço único à medida que ele partilha contigo as suas novas experiências.Testemunhas a tua filha de acolhimento a fazer novos amigos, explorar um supermercado novo e apanhar o autocarro para uma cidade desconhecida para descobrir sítios escondidos que nem sabias que existiam. Veres a tua cidade através de olhos novos é uma excelente forma de redescobrires a tua cidade com uma luz nova.

2. Tira partido das diferenças

Faz perguntas, sê curioso e troca aprendizagens com eles. Partilha histórias de como foi a tua experiência na escola na idade deles, aprende com as vossas diferenças e ensina sobre aquilo que gostas e não gostas e os teus sonhos. Talvez eles te apresentem novos costumes, novas comidas, um novo autor ou a tua próxima aventura no estrangeiro e assim talvez também possas fazer o mesmo.

3. Partilha os teus passatempos e interesses

O teu clube de futebol local precisa de um novo fã? Leva o teu estudante de acolhimento contigo quando fores ver um jogo! Partilhar as tuas paixões é uma ótima forma de mostrar a tua cultura, já para não falar que é uma excelente oportunidade para o estudante apanhar vocabulário novo enquanto cantas o hino da tua equipa.

4. Partilha a tua comida preferida

A comida junta as pessoas: ver o teu estudante de acolhimento experimentar fish and chips num destino britânico à beira-mar, testemunhá-lo a saborear a sua primeira pizza realmente italiana em Roma, ou fazer parte da sua primeira experiência de jantar americano com um hambúrguer de 170gr e batatas fritas com queijo, são uma forma divertida de aproximar as diferenças culturais. Os estudantes vêm de todos os tipos de experiências culturais e por isso, provavelmente, vão ficar entusiasmados em experimentar o teu prato nacional preferido. Sempre quiseste experimentar um pão com canela sueco? Se tiveres sorte, o teu estudante de acolhimento vai cozinhar para ti o doce preferido do seu país!

5. Partilha a tua língua

Quer o teu estudante esteja contigo durante uma semana, um mês ou um ano, ele vai absorver a tua língua a cada oportunidade. Ver os teus filmes preferidos juntos ou ouvir a tua estação de rádio local pode ser uma forma interessante de o inserir na tua cultura. Testemunha as suas competências linguísticas a crescer à medida que ele põe em prática as palavras que aprende nas aulas. Antes de dares por isso, ele já vai estar a comunicar em coloquialismos populares e gírias locais. Usa esta oportunidade para aprenderes a sua língua materna também!

6. Muda a vida de alguém

Estudar num país e ambiente novo pode ser intimidante e desafiante ao mesmo tempo, e fazer parte da vida de um estudante enquanto ele se adapta a uma nova envolvente pode ser uma experiência verdadeiramente recompensadora. No final da sua temporada fora, tu e o teu estudante vão guardar memórias para sempre e uma amizade para vida. Vão enviar postais de Natal um ao outro e manter o contacto. E quem sabe, depois de o teu estudante se ir embora, até pode surgir a oportunidade de o visitares no seu país!