As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

Quais são os melhores sítios para ver futebol este verão?

Quais são os melhores sítios para ver futebol este verão?

Corro o mundo de mãos estendidas e imploro nos estádios: “Um bom movimento pelo amor de Deus”. Isso foi dito pelo lendário jornalista uruguaio Eduardo Galeno acerca do seu adorado futebol.

Uma vez em cada quatro anos, o evento desportivo mais popular da história embeleza a Terra e um bater de corações coletivo começa em todos os países participantes. Quer te sentes nos estádios da Rússia ou num pequeno café nas ruas de Espanha, as regras são as mesmas para os 3 biliões de espectadores do mundo inteiro.

A cidade fica paralisada e as pessoas reúnem-se onde houver o ecrã maior, normalmente na praça central. Aqueles que não são religiosos, de repente acreditam num “profeta” durante apenas um glorioso mês – o seu salvador de ataques ou maestro do meio-campo.

Então, onde deves ver os jogos este verão?

Alemanha

Um dos países com mais sucesso na história do futebol, podes confiar nos alemães para chegar pelo menos até às semifinais. O que quer dizer que tens uma atmosfera de festa garantida em Berlin, Munique e outras. Presta atenção ao grafiti gigante de Mario Götze num edifício em Charlottenburg – ele marcou o golo da vitória em 2014.

Espanha

Andres Iniesta acabou recentemente uma carreira de sucesso no Barcelona, por isso o sabor a sentimentalismo já estará na língua dos adeptos espanhóis. Encontra um lugar na praça principal de Madrid ou uma cadeira no “Sports Bar” nas Ramblas, um estabelecimento com 16 ecrãs em Barcelona.

França

Não há nada mais icónico do que ver França chutar um bocado de borracha num ecrã gigante no “Champs de Mars”, aos pés da Torre Eiffel. Abraça os “Les Bleus”, compara com um local o potencial do jogador de meio-campo Paul Pogda a Zidane no seu início de carreira e vive para sempre nos corações dos adeptos franceses que te rodeiam.

Inglaterra

Com desempenhos aquém do esperado continuamente, a orgulhosa Inglaterra, desde 1967, entrou em frenesim com expectativa de ganhar no cenário internacional. Este ano, pela primeira vez, as expectativas são baixas. Mas não deixes que isso te engane – a atmosfera nos bares de Londres e Manchester vai ser elétrica. Pinta a bandeira de S. Jorge no teu peito e serás oficialmente um britânico.

Costa Rica

É a equipa com mais sucesso na história da América Central. Os bares de praia tropicais da Costa Rica vão ser um lugar inesquecível para ver futebol este verão. Não menosprezes esta equipa – a última vez eles ficaram em primeiro lugar num grupo que tinha três vencedores anteriores: o Uruguai, Itália e Inglaterra.

Japão

Tóquio é o lugar “alternativo” para ver os jogos este verão. O capitão veterano Keisuka Honda provavelmente vai reformar-se em breve, por isso o país vai estar desesperado por sucesso. Encontra um lugar público ou dirige-te a um bar na área de Shibuya. E se eles ganharem os jogos do seu grupo? Vai para o famoso cruzamento de Shibuya.

Coreia do Sul

Apelidados de “Os Guerreiros Taegeuk”, a equipa nacional da Coreia do Sul enfrenta um grupo bastante difícil desta vez. Apesar de contarem com o fantástico Son Heung-Min do Tottenham, tudo pode acontecer. Conta com os bares do centro da cidade apinhados de gente.

Brasil

A casa espiritual do futebol. O país mais bem-sucedido de sempre no futebol. Uma equipa que sempre foi competente, apaixonada e inspiradora na mesma medida. Pele, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Garrincha, Sócrates – uma lista infindável de grandes nomes. Os brasileiros elevaram o futebol ao estado de arte. Vê os jogos em qualquer sítio porque vai haver ecrãs por todo o lado.

Austrália

Ok, o críquete é o desporto nacional. Nós sabemos. Mas o futebol está a ganhar importância na terra de Oz com a crescente popularidade da liga doméstica A-League. Espera encontrar Brisbane, Sydney e Perth aos saltos, literalmente.

Itália

É o sítio a visitar se não gostas de futebol. Encontra um sítio calmo em Roma para beber um expresso enquanto observas o Coliseu. Vais-te juntar aos adeptos nostálgicos dos “Azzurri” enquanto refletem sobre a sua oportunidade perdida este ano e têm esperança num futuro Renascimento do futebol.

Onde quer que decidas ver os jogos, lembra-te disto: se não conseguires encontrar um ecrã para ver os jogos, encontra apenas um pub irlandês. Podes confiar neles para ver os grandes jogos.

Compartilhe esse artigo

Últimos artigos de Cultura