Onde Ficar Quando Está Fora: Hotel ou Airbnb?

O avião aterra depois de um voo longo. Estica as pernas, esfrega os olhos e espreita pela janela para ver o que o rodeia. Ao entrar no aeroporto sente-se como se tivesse passado a noite dentro do porta-bagagens de um carro. Tem de passar por uma longa fila até conseguir finalmente pegar na sua mala. Apanha um taxi e começa a sua viagem para a sua casa longe de casa. Onde o taxi o vai levar depende do que decidir reservar.

Estudantes que estão fora do seu país têm opção de viver com uma família local ou numa residência de estudantes. Outros viajantes podem escolher ficar com amigos ou em apartamentos do Airbnb. E, claro, há sempre a possibilidade de ficar num hotel, motel ou hostel. A escolha depende de como quer que a sua experiência seja – este guia deve ajudá-lo a decidir entre Hotel ou Airbnb.

VIVER COMO UM LOCAL

Se decidir ficar com um local, o taxi levá-lo-á a um bairro residencial. Entre apartamentos, pode ver lojas de rua, cafés com internet, materiais de limpeza e vendedores de jornais. Exceptuando de algo mais característica, as coisas não vão parecer assim tão estranhas. O taxi abranda até que para. Sai do carro e verifica o endereço – está certo o suficiente que está no lugar correcto. Toca na campainha na frente do prédio e espera que alguém simpático responda. Uns momentos depois, aparece o seu anfitrião a sorrir.

Se é um estudante no estrangeiro, la pode ser uma senhora de meia-idade com um vestido, avental e sandálias com meias. Se é um viajante a ficar com um amigo ou com um anfitrião do Airbnb, ela pode ser uma fotógrafa freelancer que usa jeans, um camisola e óculos demasiado grande.

Ficar com um local dá-lhe a oportunidade de ter uma experiência cultural genuína. Percebe como é viver num país diferente do seu. Claro, é sair um pouco da sua zona de conforto, mas isso é que o torna uma aventura. E ganha ainda dicas para ter uma estadia mais autêntica.

Para o ajudar a navegar pela cidade, anfitriões locais podem dizer-lhe como não cair nas armadilhas de turistas, onde encontrar comida autêntica e quando deve pagar por lembranças. Se quer praticar a linguagem local, os seus anfitriões podem ajudar. Pode trazer um dicionário para todas as refeições, mas antes que saiba, poderá falar de muito mais que o tempo.

EXPERIÊNCIA MAIS INDEPENDENTE

Se viver com outra pessoa soa muito intimidante para o teu gosto, pode escolher entre ficar numa residência de estudantes, um hotel ou um hostel, dependendo do propósito da tua viagem. Verás prédios altos, sinais neon e pessoas apressadas na rua. O taxi encosta para um prédio alto. Passa por portas de vidro e o som da cidade vai desaparecendo.

Se marcou um hotel, será recebido por um simpático recepcionista usando um fato cinzento e uma chapa identificativa. Caso tenha marcado uma residência de estudantes ou um hostel, o recepcionista estará provavelmente a usar uma t-shirt, jeans pretas e sapatos de couro. Enquanto faz check-in no seu quarto, pergunta-lhe se tem alguma questão sobre a sua estadia. Na realidade, tem. Precisa de direcções para a paragem de metro e uma recomendação para um restaurante perto. O recepcionista tira o mapa e desenha o caminho para ambos – andas um pouco e chegaste.

A partir daí vai à descoberta da cidade por si próprio. Da sua localização central, há desde caminhos mais visitados a marcos históricos, locais de compras e entretenimento. Também tem a flexibilidade de entrar e sair quantas vezes quiser. Pode encontrar uma exposição de arte ou arranjar os últimos bilhetes para o jogo de futebol, pode agarrar qualquer oportunidade sem ninguém ficar a pensar onde está.

CASA É EM TODO O LADO

Quer escolha ficar com locais ou descobrir uma cidade por si próprio, a sua viagem será cheia de bons momentos. Ficas com anfitriões locais dá-lhe uma ideia melhor de como o destino que escolheu funciona, enquanto ir por si próprio dá-lhe liberdade, flexibilidade e espontaneidade. Felizmente, há opções para todo, só precisa de ir.

CONHECE OS NOSSOS ALOJAMENTOS EM LONDRES?Saiba mais