GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

INTEGRA-TE EM FRANÇA: 8 COISAS QUE DEVES OU NÃO FAZER

INTEGRA-TE EM FRANÇA: 8 COISAS QUE DEVES OU NÃO FAZER

Ah, França – lar de crocantes baguetes, deliciosos bolos de pastelaria e vinho requintado. Em França, tudo gira à volta de desfrutar as melhores coisas da vida, por isso não é surpresa nenhuma que muitas das coisas que se devem (e não devem) fazer estejam relacionadas com comida. Para te integrares perfeitamente e assegurares que vais ser um sucesso nas tardes parisienses, vê as regras que deves ou não fazer:

1. SAVOIR-FAIRE À MESA

Não voltes a encher o teu próprio copo. Ao invés disso, espera que te sirvam. Se já estiveres à espera há mais de 30 minutos, e continuares a olhar para a garrafa de vinho que está na mesa, pergunta à pessoa que está ao teu lado se gostaria de um pouco mais de vinho. Se ela disser que sim, é uma situação em que os dois ganham: podes servir primeiro o teu vizinho com elegância, e depois enches o teu próprio copo. Dica de ouro: quando estás a encher o copo, lembra-te de não encheres o copo até ao cimo – para os franceses, ser contido é a chave do glamour.
Arredonda para o número acima quando queres deixar uma gorjeta. Quando a gorjeta já está incluída, os clientes normalmente não pedem o troco exato de volta. E se o serviço for mesmo muito bom (uma grande possibilidade, apesar de alguns enganos comuns), podes sempre dar uma gorjeta maior.

2. COMPRAR PÃO

Compra sempre duas baguetes, não apenas uma. A baguete a peça de comida Francesa mais importante. Pequeno-almoço? Baguete com manteiga e doce. Almoço? Uma salada com uma baguete. Jantar? Uma sopa de creme de vegetais (com uma baguete). Por isso, se vais a uma padaria comprar baguetes fresquinhas, mais vale comprares duas.
Não cortes a baguete com uma faca. Nem penses sequer em fatiar a baguete. Põe-na na mesa num embrulho limpo ou no papel onde foi originalmente embrulhada e deixa toda a gente tirar pedaços dela, à medida que querem.

3. ARRASAR NA ETIQUETA

Mantém sempre as mãos em cima da mesa. Enquanto que em alguns países é costume manter as mãos no colo durante a refeição, se fizeres isto, os Franceses passam-se. As tuas mãos devem estar sempre visíveis, mas os teus cotovelos escondidos – nunca os pouses na mesa.
Não sorvas a comida. Não interessa se estás a gostar muito do teu guisado ou da tua sopa de cebola, é considerado má educação desfrutar da sopa com barulhos entusiásticos.

4. MANEJAR A FACA

Não cortes a salada. Em vez de cortares os teus vegetais, dobra a salada em pequenos pedaços com os talheres. Voilà!
Corta o queijo com a faca própria. Cada tipo de queijo tem o seu tipo de faca – quejios duros requerem uma faca em forma de gota, enquanto que queijos mais macios pedem uma faca com borda contundente. E para complicar ainda mais, cada queijo tem que ser cortado de uma certa maneira – mas vamos deixar isto para outro artigo do blog.

5. SER CHIQUE SEM ESFORÇO

Deixa o equipamento de desporto em casa. A camisola e calções de basquet são para ser usados só no campo de desporto – não é na rua. Os pijamas também estão fora: nada de andar pela rua ou ir à loja da esquina nas calças de veludo a torcer para que ninguém note. Os Franceses notam.
Também não exageres. Nós sabemos que é uma linha ténue. O objetivo é fazer um esforço, mas sem se esforçar muito; tipo cabelo despentado e batom ou ténis brilhantes com um vestido chique.

6. A ARTE DO BEIJINHO

Não fiques envergonhado, dar os beijinhos pode ser estranho, ainda para mais se estiveres habituado a educados apertos de mão e constrangedoras palmadas nas costas. Mergulha de cabeça e beija a pessoa que conheces nas duas bochechas enquanto fazes beicinho e um barulho de beijinho. Para tornar as coisas mais interessantes, o número de beijinhos varia consoante a região.
Cumprimenta sempre toda a gente individualmente. Quando te encontras com um grupo de amigos, certifica-te que cumprimentas toda a gente ou dá um Olá coletivo. Jamais dês beijinhos só a alguns! A mesma coisa quando vais embora, nada de te escapares sem ninguém ver, os teus amigos vão-te ver e utilizar isso contra ti.

7. MANTÉM-TE CALMO

Usa sempre o ‘vós’ ou ‘você’ para as pessoas que não conheces. Quando em dúvida, opta sempre pela forma educada do ‘vós’. Vai livrar-te de olhares desagradáveis e de respostas tortas. Não é raro ouvir duas pessoas mudarem de ‘vós’ para ‘tu’ a meio da conversa, quando já se sentem mais à vontade uma com a outra.
Não mostres muitas emoções. Em França, a chave é permanecer discreto e calmo mesmo que te apeteça guinchar de alegria. Pratica a tua expressão impassível e o teu encolher de ombros. Partilha as tuas alegrias e frustrações, mas não canses a tua audiência ao ser demasiado extrovertido.

8. SAÚDE!

Não bebas antes de toda a gente estar servida. Tal como na comida, a bebida tem os seus rituais próprios à mesa Francesa. Certifica-te que toda a gente tem os seus copos cheios e que já todos brindaram antes de dares o primeiro golo. Partilhar uma refeição é um evento social, nada de a desfrutares sozinho!
Bebe devagar. Os franceses não comem para acalmar o estômago ou saciar a sede: eles mordiscam a refeição e dão pequenos golos de cada vez. Não bebas o vinho todo de um trago; a ação é toda à volta de desfrutar a refeição e de conversar.

Visita FrançaSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me