GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Os Erros Culturais Mais Comuns e Como Evitá-los

Os Erros Culturais Mais Comuns e Como Evitá-los

Em crianças aprendemos a dizer por favor, obrigado e tirar os ombros da mesa. Agora que crescemos é fácil assumir que já dominamos todas as regras sociais que precisamos para manter um mundo civilizado.

No entanto, se já estiveste num país estrangeiro, provavelmente já reparaste que os costumes nem sempre são os mesmos. Sendo nova na Suíça já cometi diversos crimes sociais. Aspirei aos Domingos (não é permitido!), comi sem desejar aos restaurantes uma boa refeição (má educação!) e falei com os meus vizinhos mais idosos pelos seus primeiros nomes (é sempre Herr ou Frau!). Enquanto nenhuma destas acções me criou problemas graves, certamente não estava a ganhar pontos como expatriada.

No caso de estar a planear uma viagem ao estrangeiro, aqui está uma lista dos erros culturais mais comuns e algumas dicas em como evitá-los.

Tirar Os Sapatos

Em muitas partes do mundo, incluindo a Alemanha, Suíça, Escandinávia, Japão, Coreia e Turquia, remover os sapatos antes de entrar na casa de alguém não mostra só respeito por quem o está a receber, também mantém os chãos limpos. Portanto, se foi convidado para uma festa privada, prepare-se para deixar os seus sapatos à porta. Felizmente, muitas pessoas têm em casa meias que emprestam aos convidados para manter os seus pés quentes.

POLEGARES PARA CIMA

Enquanto é comum pensar que colocar os polegares para cima como sendo sinal de aprovação – ou, nos dias que correm, like – nem toda a gente no mundo partilha esta interpretação. Faça este gesto nalgumas partes de África, Rússia, Irão, Grécia e Saranha e não vai estar a dizer que está tudo bem. Invés disso, este pode ser interpretado como cá é visto quando mostramos o dedo do meio.

SAÚDE!

Quando se levanta um copo na Alemanha ou na Suíça, é normal bater o copo com todas as pessoas à mesa. Quando bate, certifique-se que mantém contacto visual. Se não o fizer, terá problemas – sete anos de azar para ser mais exacto! E, só para criar um pouco mais de pressão, lembre-se de não cruzar os braços quando estiver a brincar.

Comer Com As Mãos

Se tiver a visitar algumas partes da Ásia, África e Médio Oriente pode deixar o garfo em casa. Não é só aceitável comer com as mãos, como é um insulto se não o fizer. Lembre-se só de usar a sua mão direita. A esquerda está reservada para tudo o que acontece na casa-de-banho. Desculpem, esquerdinos, mas a mão direita reina nestes aspectos

Tocar

Em muitos locais na Europa é educado cumprimentar com beijos na cara (o número depende de onde é!). Experimente fazer isso em algumas partes do Médio Oriente e arrisca-se a cometer um erro cultural grave. Na Tailândia a cabeça é sagrada e devem evitar tocá-la – portanto, nem pense em esfregar a cabeça dos miúdos.

Beber Café

Se tiver em Itália, Espanha ou Portugal e precisar de algo para o acordar, a melhor opção é um café expresso. Em terras com cultura de café, os cappuccionos estão (praticamente) banidos a partir das 11. Os locais dizem que o leite é o melhor para tomar com o pequeno-almoço e beber lacticínios depois do almoço ou jantar vai arruinar a sua digestão (não se surpreenda se alguém o/a alertar!)

QUE OUTROS PAÍSES TÊM ERROS CULTURAIS?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me