As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

Dia Dos Namorados Pelo Mundo

Dia Dos Namorados Pelo Mundo

Ai, o romance. Não há nada melhor que a luz das velas, flores e palavras doces. Nós adoramo-lo tanto que temos um dia dedicado a celebrar o amor nas nossas vidas – o Dia dos Namorados.

O Dia dos Namorados tem as suas raízes numa tradição romana chamada Lupercalia. Realizada anualmente no dia 15 de Fevereiro, jovens rapazes vestiam a roupa que Deus lhes deu quando os trouxe ao mundo e andavam pela cidade a bater (gentilmente) nas raparigas solteiras para aumentar a fertilidade. Estes hábitos pagãos mantiveram-se populares mesmo depois de Constantine ter declarado o Cristianismo como religião oficial do império romano. Mais tarde, Lupercalia foi absorvida na tradição cristã, transformando-se no São Valentim, o santo desobediente que realizada casamentos ilegais na altura do imperador romano Claudias II. Por esta indiscrição, o São Valentim foi executado no dia 15 de Fevereiro, e hoje, apaixonados de todo o mundo comemoram o São Valentim neste dia.

Hoje em dia as tradições variam de país a país – aqui está o nosso resumo de como é comemorado o Dia dos Namorados pelo mundo!

ESTADOS UNIDOS

Os apaixonados nos estados unidos mostram todo o seu amor uns pelos outros. Todos os anos, os americanos gastam cerca de 18 mil milhões de dólares em doces, cartões, chocolates, flores e jóias neste dia. Dar cartões é o presente mais comum, não só para casais. Família, amigos e os mais novos trocam cartões com notas de amizade, afecto e apreciação. O doces mais comum no Dia dos Namorados não é a caixa de chocolates – são uns corações a dizerem “Be Mine” e “Kiss Me”. Facto engraçado: doces em formato de coração são produzidos todos os anos, suficientes para cada pessoa no mundo ter um!

PERÚ

Graças às celebrações do Carnaval, a maioria dos peruanos estão de férias no dia 14 de Fevereiro, o que significa que têm tempo para planear o itinerário romântico. Invés de trocarem rosas, muitos optam por orquídeas – uma flor nativa do país. Há mesmo vários casamentos em conjunto para acomodar todos os casais que querem dizer “Eu aceito” no dia mais romântico do ano.

BRASIL

Os brasileiros saltam as celebrações de dia 14 e comemoram o Santo António, o santo padroeiro do casamento, no dia 12 de Junho.

REINO UNIDO

No Reino Unido os casais tornam-se incrivelmente românticos no Dia dos Namorados. Apaixonados de todas as ilhas trocam presentes como flores, chocolates ou jóias. No final do dia, os casais costumam ir jantar fora ou optam por um jantar à luz das velas em casa. Seja qual for a opção, o amor está no ar.

FINLÂNDIA

Para alguém que esteja só, a Finlândia é o sítio certo para estar. Não se precisa de preocupar em ficar de fora das festividades porque neste país o objectivo é festejar com os amigos. O dia chama-se mesmo “O Dia dos Amigos”, e não Dia dos Namorados. A flor oficial é a rosa cor-de-rosa, mas todos ficam satisfeitos de receber prendas, cartões ou doces na mesma.

COREIA DO SUL E JAPÃO

São os homens que são mimados nestas partes do mundo. No Dia de São Valentim, as mulheres compram chocolates para os seus parceiros, familiares e colega para mostrar o seu afecto e apreciação. Mas não se preocupem senhoras, o favor é retribuído um mês depois. No dia 15 de Março, conhecido como o Dia Branco, o homem oferece bolos, doces e flores.

Imagem de Sean McGrath, Flickr / Creative Commons

APRENDER UMA LÍNGUA EM CONJUNTOSaiba mais

Compartilhe esse artigo

Últimos artigos de Cultura