GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como Ser Um Às Em Voos De Longo Curso

Como Ser Um Às Em Voos De Longo Curso

Fora a roda e post-its, voar é provavelmente uma das invenções mais fixes de sempre. Entras num avião e umas horas depois, aterras num sítio onde tudo – desde língua à comida e até ao tempo – é diferente. Dependendo do quão longas essas “algumas horas” são, terás de estar sentado e praticamente imóvel num espaço apertado durante um bom bocado. Espreita as nossas 10 dicas que vão facilitar-te a vida nos teus próximos voos intercontinentais e transoceânicos.

1. FAZ A TUA BAGAGEM DE MÃO

Se te queres parecer e sentir “fresco” e lavado depois de aterrares, aconselhamos-te a embalares as seguintes coisas na tua mala: escova de dentes e pasta de dentes, porque escovar os teus dentes faz-te sentir acordado e refrescado, desodorizante para cheirares bem e algum bâton e creme para te certificares que a tua pele brilha independentemente do ar seco e do jet lag. Para além de higiene pessoal, tem também uma caneta e a morada do sitio onde vais ficar (na primeira noite), para que possas preencher todos os formulários de imigração sem incomodares os comissários de bordo.

2. “ACCESSORIZE” & DORMIR

Torna a experiência mais confortável com tampões para ouvidos, uma máscara para os olhos e headphones canceladores do barulho exterior. Juntos com a tua almofada de pescoço, isto vai ajudar-te a relaxar, aconchega-te o máximo que um banco de económica permita e melhora as hipóteses de fechares os olhos. A não ser que não queiras dormir e focar-te no pequeno ecrã à tua frente…

3. APROVEITA O ENTERTENIMENTO

O tempo voa quando estás a ver filmes e séries de TV. Muitas companhias deixam-te ver uma seleção de filmes online, para que possas planear o teu itinerário de entretenimento ou complementá-lo com a tua própria coleção. Apesar de os filmes serem perfeitos para distrair e deliciar, existe uma pequena possibilidade de o sistema de entretenimento de voo não estar a funcionar: Tem sempre um plano B – como um livro, jogos de computador, filmes ou música – para que não tenhas que passar pela experiência que é estar a olhar para a parte de trás de um banco durante oito horas.

4. ATENÇÃO AO ESPAÇO PARA AS PERNAS

Uma mala de mão é ótima. Até a teres de pôr debaixo do banco à tua frente e o teu já limitado espaço para as pernas torna-se basicamente inexistente. Certifica-te que pões toda a tua bagagem no compartimento em cima da cabeça, para que possas alongar as pernas e os pés regularmente e de forma airosa.

5. USA ROUPAS CONFORTÁVEIS

Conforto é chave quando se voa durante horas, por isso veste camadas de roupas que usarias no teu sofá numa tarde “preguiçosa” de Domingo. Tu sabes, coisas como “hoodies”, cachecóis (que também possam servir de manta ou almofada para o pescoço) e pares de meias extra para manteres os teus pés “contentes” e quentinhos. Caso não queiras chegar ao teu destino de “pijama”, traz um conjunto de roupas (que não de avião) na tua mala de mão e muda antes de aterrares.

6. ALONGA E ANDA POR AÍ

Estar sentado durante horas não só é desconfortável como pode resultar em coágulos de sangue. Tenta levantar-te, dá umas voltas e alonga os teus músculos sempre que conseguires – enquanto segues as regras dos cintos, claro! Algumas companhias sugerem exercícios na revista do voo ou num dos canais de TV. Se não houver qualquer tipo de inspiração, podes sempre girar o teu torso, envolver os teus braços à tua volta, alongar as tuas pernas, girar a tua cabeça e tornozelos ou levantar-te e balançares-te em pontas dos pés.

7. HIDRATA E REIDRATA

Bebe. Muita. Água. Voar vai desidratar o teu corpo, por isso precisas de beber mais do que beberias se estivesses em terra. Não esperes até estares com sede e teres de trepar por cima dos teus passageiros do lado para chamares à atenção da equipe de bordo. Em vez disso, compra ou traz uma garrafa de água reutilizada que podes encher depois de passares pela segurança e também usar a água servida no avião. Fica longe de bebidas com cafeína e álcool, uma vez que estas desidratam o teu corpo e dificultam a adormecer. Trás alguns snacks leves (fruta, nozes, bolachas), para que não tenhas fome entre as refeições.

8. FAZ EXERCÍCIO ANTES DE VOARES

Sentires-te relaxado e talvez um pouco cansado é ideal quando te preparas para te sentares num banco de avião durante horas: estar ativo e fazer algum exercício antes de voares pode-te ajudar com isso. Fazer uma corrida louca para a porta não é exatamente o que temos em mente, em vez disso, exercitar, nadar algumas piscinas ou fazer uma corrida ou uma caminhada estimulante antes da tua partida pode servir. Se não tiveres tempo, até andar pelo aeroporto pode ajudar.

9. APRENDE UMAS FRASES NO IDIOMA LOCAL

Aprender uma nova língua não é só uma maneira boa de passar o tempo, também irá facilitar muito a tua aterragem. Podes usar um livro, guardar alguns arquivos de áudio no teu telemóvel ou ver vídeos no teu tablet e cumprimentar os oficiais de imigração, condutores de táxi e rececionistas de hotéis como um local. Se uma língua não é um desafio suficiente, tenta aprender algumas frases na língua de cada país para o qual vais voar.

10. CONHECE OS TEUS VIZINHOS

Ter uma conversa com a pessoa ao teu lado nem sempre resulta, mas vale a pena tentar – nunca sabes quem é que está sentado ao teu lado e muitas amizades, negócios e planos de viagem começam em aviões. Mais, uma vez que te apresentes e, quem sabe, tenhas começado uma conversa, pedir recomendações de filmes ou até pedires aquela bolacha que o teu vizinho ainda não comeu, torna-se muito mais fácil.

Usa Estas Dicas Em Viagens Para Destinos EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me