Arrasa o teu ano académico com estas 5 dicas

Para te ajudar a arrasar o teu ano académico, criei estas 5 dicas para além da típica abordagem “BEBE TODO O CAFÉ DO MUNDO!”.

1. Sê organizado

Isto tem que começar desde o início. Quando o professor(a) te der o syllabus anota todas as datas importantes e prazos que vais ter que cumprir e começa a planear de acordo com isso. Planeia o teu dia começando por fazeres um horário com tempo para aulas, trabalho de casa e intervalos. Por exemplo, se tiveres um papel de 10 páginas para entregar em duas semanas, podes escrever uma página por dia com alguns dias extra pelo meio para o caso de acontecer algo inesperado ou precisares de mais tempo para editar e reveres a tua obra-prima.
E lembra-te: ser organizado é importante, mesmo para além da sala de aula, portanto mais vale habituares-te já!

2. Estuda

Ninguém sabe exatamente como estudar da forma “certa”, mas há várias coisas para manter em mente. Primeiro que tudo, encontra uma rotina. Estudas melhor à noite ou de manhã? Em grupo ou sozinho(a)? Lembra-te que tens que evoluir e adaptar-te constantemente. Experimenta novos métodos e novas técnicas, re-avalia o que funciona e o que não e muda a tua estratégia de acordo com isso. Tenta adiantar-te nas tuas leituras e nos trabalhos que tens para fazer, enquanto tens tempo. Sê um aluno ativo: toma notas, faz perguntas e tenta ensinar a outros o que aprendeste. Precisas de memorizar um grande bloco de informação? Divide-o em bocados mais pequenos e não comeces um novo até acabares o que começaste!

3. Trata de ti próprio

Faz pausas! É impossível estudar oito horas seguidas e não perder a concentração. Tenta seguir a regra 45/15: estuda 45 minutos seguidos e com concentração e depois faz 15 minutos de intervalo. Garante que tens bastante descanso e que aproveitas um pouco mais de tempo para fazer sestas. Come bem e tenta evitar a tentação dos chocolates e bebidas energéticas. Bebe água.A cafeína pode ajudar-te a concentrar durante algum tempo mas pode fazer com que sintas uma quebra de energia, se não continuares a beber. Ah e faz exercício! Está provado que exercício físico ajuda a reduzir o stress, ajuda-te a dormir melhor e melhor a tua concentração e memória.
Por último, mas não menos importante, lembra-te de respirar. Relaxar ajuda-te a cuidar do teu corpo e da tua mente.

4. Torna-te amigo das pessoas certas

Torna-te amigo dos professores e dos alunos. Quando és amigo dos professores, eles vão respeitar-te mais e vão estar mais abertos a dar-te uma mão extra. Lembra-te, acima de professores são seres humanos e pessoas como tu. E não digas coisas como “Perdi alguma coisa relevante na aula de ontem?” porque isso implica que os teus professores não estão a dar informação útil todos os dias o que, surpresa! Eles dão informação útil todos os dias.
Quando aos outros alunos, envolve-te em grupos de estudo mas procede com cuidado! Usa estas guias gerais: Mantém-te focado. Cria uma agenda e um tempo limite e, mais importante, escolhe as pessoas certas para o grupo. Todos devem contribuir e se os “free riders” quiserem esgueirar-se entre vocês, abandona a carruagem! Se grupos não são bem a tua onda, encontra uma pessoa que partilhe notas e apontamentos contigo e que te ajude a conversar sobre os tópicos que estão a aprender, está provado que ajuda a reter a informação e perceber matérias que não conseguirias sozinho(a).

5. Equilibra a tua vida social com a tua vida académica

Deves sempre assistir a todas as aulas e nunca faltar a não ser que estejas doente. Podes estar a faltar a aulas em que falem daquela pergunta que saiu no exame mas que tu não viste porque não foste à aula! E, apesar de ser muito importante conviver com amigos, fá-lo com moderação. Lembra-te: primeiro que tudo és um estudante, só depois é que podes ser um party animal!

FAZ UM ANO ACADÉMICO NO ESTRANGEIROSaiba mais