GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

5 coisas para fazer em Xangai sem gastar muito

5 coisas para fazer em Xangai sem gastar muito

Nihao! Ou devo dizer, olá! Se estás a ler isto, é provável que estejas a sublinhar algumas dicas no teu livro de viagens chinês e a fazer a tua mala para Xangai – ou pelo menos devias estar. Xangai é conhecida como a Paris Oriental, não porque possas encontrar macarrons e baguetes em cada canto mas sim por causa da sua mistura única do Oriente com o Ocidente. Sendo a maior e mais populosa cidade da China, Xangai rivaliza com cidades icónicas como Nova Iorque em termos de modernidade e Paris em termos de estética. Mas como qualquer outra grande cidade no mundo, tem alguns rótulos no que toca aos preços. Não te preocupes, eu tenho uma lista das melhores coisas a fazer em Xangai que te vão facilitar a vida a ti e à tua carteira.

1. Mercado dos Casamentos

Porquê passar horas no Tinder a deslizar para a esquerda e não encontrar o amor quando podes ter algém a encontrar o amor verdadeiro para ti? O mercado dos casamentos de Xangai é um ótimo local para procurar perfis todos os sábados e domingos à tarde – pensa em encontros às cegas. E enquanto a maioria dos perfis não tem foto nem nome, tem antes salário e morada. A segurança financeira é muito importante na China, por isso essa informação é crucial para cada união. Mesmo que não estejas interessado em casar-te, é uma experiência interessante procurar perfis e conhecer em primeira-mão a cultura chinesa em volta do casamento e do namoro.

2. O Paredão

O paredão, ou Waitan como os locais o chamam, é uma área à beira-mar no coração de Xangai que oferece algumas vistas fantásticas da cidade e esta é como sempre imaginaste – a Paris oriental sem a Torre Eiffel. É uma das maiores atrações turísticas de Xangai e se és um expert em arquitetura, os 52 edifícios da cidade têm diferentes estilos arquitetónicos que vão desde o Arte Deco ao Neo-Clássico e Revivalismo Gótico.

3. A concessão francesa de Xangai

De 1849 a 1956, esta concessão estrangeira em Xangai foi a principal área residencial e comercial. Se és fã de Arte-Deco, então este é o lugar em que vais querer estar. Percebe o verdadeiro sentido do apelido Paris Oriental explorando os cafés, lindos jardins e pequenos restaurantes ao estilo europeu. Entre Xintiandi a Leste, Tianzifang a Sul e Fuxing Middle Road a Oeste, podes fazer uma caminhada sozinho para descobrires realmente este sítio. Não te esqueças de Xiantiandi, um mercado de luxo pedonal para fazer compras e comer. Esta área também é composta por casas shikumen, becos estreitos e quintais retangulares. Além disso, podes ainda ver o local do Primeiro Congresso National do Partido Comunista da China, que agora foi tansformado em museu.

4. 50 Moganshan Road

50 Moganshan Road, ou “M50” de maneira moderna, é conhecido como o distrito comtemporâneo de Xangai e por boas razões. Muitos artistas locais famosos deixaram a sua pegada lá, incluindo Ding YI, Qu Fengguo e Wang Xingwei. Algumas da fábricas e dos armazéns foram também transformados em galerias e estúdios de arte que podes visitar gratuitamente. É praticamente um paraíso para pessoas que gostam de estar na moda.

5. Parque Zhongshan

Ao mesmo tempo que eu gosto de explorar a cidade, os meus locais preferidos em qualquer grande cidade são os parques e áreas naturais que te permitem afastar da azáfama e até fazer exercicio físico. As gerações mais antigas em Xangai já perceberam isso e é por isso que o parque Zhongshan é o sitio ideal para obervar os mais velhos e fazerem exercício físico sincronizado com a dança. Se não fores muito envergonhado, devias tentar. Então, para quando Xangai?

Saiba outras dicas nos outros artigos do blogSaiba mais aqui
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me