10 razões para amar Playa Tamarindo (a jóia escondida da Costa Rica)

Se estás a considerar estudar Espanhol e gostavas de combinar os teus estudos com natureza de classe mundial e um ambiente descontraído, sugerimos que olhes para além do teu horizonte. Playa Tamarindo, uma cidade balnear no lado do Pacífico Norte da Costa Rica, é uma jóia escondida para os estudantes de Espanhol – aqui estão as razões pelas quais gostamos tanto e achamos que também vais gostar.

1. Uma comunidade feliz

Os locais conhecem-se bem nesta pequena vila costeira. Pessoas de todos os tipos (locais, expatriados, estudantes, viajantes) reportam o sentimento de união quando conhecem os “Ticos”, como os Costa-riquenhos se autodenominam. A agora famosa frase Costa-riquenha “pura vida”, descreve este modo de vida e significa sem preocupações, discussões e sem stress. Os “Ticos” sabem que é melhor aproveitar a vida e ser feliz.

E há mais para amar: um modo de vida sem pressas, combinado com um forte sentido de comunidade e uma boa dose de vitamina D deu até à Nicoya Peninsula, onde se situa Playa Tamarindo, um lugar na lista mundial de Blue Zones, onde os locais vivem vidas extraordinariamente longas.

2. Língua e cultura

Para além de aprenderes a relaxar, em Tamarindo vais também aprender o sotaque Espanhol e a gíria utilizada (incluindo mais palavras para chuva do que alguma vez possas ter imaginado). Vais ganhar pontos por usares pelo de gato (chuvoso), baldazo e aguacero (aguaceiro) e temporal (chuva forte que não pára durante dias).

3. Praias, praias em todo o lado

Tamarindo tem praias de classe mundial de norte a sul. Sente a areia nos teus pés em Langosta, Avellanas, Pieta, Minas, Flamingo e Conchal. Facto engraçado: como a Costa Rica está rodeada pelo mar das Caraíbas e pelo Pacífico, facilmente consegues ver o nascer e o pôr do sol numa praia. Marca o final de um dia de aulas ao assistires ao pôr do sol no Pacífico, ou levanta-te cedo ao fim de semana para veres o brilho do sol no mar das Caraíbas. Qualquer um que escolhas, acontecem sempre à mesma hora todos os dias, devido à proximidade da Costa Rica à linha do equador.

4. Surf e desportos de aventura

Com 1 289 km de costa, vai de certeza haver um sítio que nunca hás-de esquecer. Tamarindo é um bom sítio para quem está a dar os primeiros passos no surf, com um enorme número de escolas de surf, ondas consistentes e águas quentes da América Central que não requerem a utilização de fato de mergulho. Em terra, Playa Tamarindo é também um bom ponto de partida para desportos de aventura. As Canopy tours levam-te a voar sobre as florestas, em excursões de caiaque, rafting, passeios de cavalo, mergulho, com e sem máscara, queda livre ou mini viagens em veículos de todo o terreno por praias e florestas.

5. Comida, fruta…

Para além de magníficos restaurantes, certifica-te de que visitas um “soda”: um restaurante informal que serve arroz e feijão, empanadas fritas, gallo pinto (arroz e feijão preto salteados em conjunto), casado (banana-da-terra, carne, queijo, arroz, feijão, tortilhas e outros elementos) e patacones (banana-da-terra crocante frita). E não te esqueças do vasto leque de frutas tropicais. Bebe um sumo de papaia, manga, carambola, abacate e graviola para saboreares uma delícia tropical.

6. … e café

Graças ao rico ecossistema da Costa Rica e à combinação de chuva alta, montanhas, solo bom e rico e ar fresco, o seu café é abundante e conhecido internacionalmente. O grão Tarrazú está entre os melhores do mundo. Enquanto estudas, serve-te de uma chavená de café.

7. Tempo excelente e paisagens naturais magníficas e intensas

O nome diz tudo. “A Costa Rica” tem 121 vulcões ativos, chuvas intensas, sol quente e praias maravilhosas. No mesmo dia, na Costa Rica podemos sentir a aragem na praia, o fresco nas terras altas, ou o clima seco e quente nas planícies do norte. No entanto, em Tamarindo o tempo ronda os 27 graus com sol todo o ano, pouca humidade e apenas um quarto da chuva que cai noutras áreas da Costa Rica.O que há para não gostar?

8. Não tens que levar muitas coisas na mala

Tamarindo é uma zona costeira e tropical, por isso leva calções, calções de banho, t-shirts, sandálias, chapéu e vestidos leves. Leva ainda botas de montanha para o exterior, algo um pouco mais requintado para sair à noite e uma gabardine leve se fores na época de chuvas, mas quanto à roupa volumosa, podes deixa-la em casa!

9. Importante reserva de animais selvagens

Uns incríveis 5% da vida selvagem a nível mundial (incluindo mais de 10% das borboletas) provêm da pequena Costa Rica. Subindo e esvoaçando nos céus vemos um arco íris de 900 espécies de pássaros, incluindo tucanos, papagaios, araras e 52 tipos diferentes de colibris. Sob os céus encontras preguiças, macacos, crocodilos, tartarugas, lontras e lagartos. Quando estás na Costa Rica é impossível não ver vida selvagem! Mesmo assim podes fazer viagens especialmente para ver animais magníficos, como a emocionante libertação dos filhotes de tartaruga marinha na Reserva Tortuga.

10. Parques e Reservas Nacionais

A Costa Rica tem mais de 100 áreas protegidas. Quando estiveres em Tamarindo aproveita para visitar o Tamarindo Wildlife Refuge (Refúgio da Vida Animal de Tamarindo), criado para proteger os crocodilos e os macacos-bugio. Mais tarde, agenda uma viagem ao Corcovado National Park, diz-se que é o sítio com maior biodiversidade do planeta. Outros locais de interesse incluem o Caño Negro National Wildlife Refuge (uma zona húmida habitada por muitos crocodilos, pássaros, lagartos e macacos) e o Monteverde Biological Cloud Forest Reserve, terras altas no cimo das nuvens que proporcionam excelentes passeios em passadiços suspensos.

Aprende Espanhol no paraíso que é a Costa RicaInscreve-te já :)

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos