GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Razões para Adorar a Costa Rica (Faça As Malas)

10 Razões para Adorar a Costa Rica (Faça As Malas)

“Pura Vida” – é algo que se costuma dizer, acompanhado com um grande sorriso, que vai ouvir em qualquer lugar na Costa Rica. Apesar de se usar a mesma expressão em português, a frase tem um significado mais profundo: descreve a sua forma de viver em paz e tranquilidade, conservação e felicidade. É o “motto” do país, mas não vai demorar muito a perceber que as praias paradisíacas, as ondas de classe mundial e a densa selva oferecerem uma “Pura Vida”.

Estas são as 10 razões para adorar a costa rica (e comece a fazer as malas enquanto está a ler):

1. Lindas Praias

Se a sua ideia de “céu” são praias cheias de sol e um belo areal (e de quem não é?), então a Costa Rica pode oferecer-lhe tudo isso. Seja na costa pacífica ou das caraíbas, as belas praias extendem-se por todaa costa. Pode ainda combinar o viver na praia com algum trabalho voluntário: as praias do Parque Nacional de Santa Rosa e o Parque Nacional de Tortuguero ajuda a proteger a comunidade de tartarugas, preservando o seu habitat.

2. Locais de Surf Espectacular

Surfistas de todo o mundo vêm aqui para apanhar algumas das melhores ondas do mundo. Um dos melhores locais do país para apanhar ondas é Playa Tamarindo (a algun passos da nossa escola de espanhol). O surf pode ser experimentado tanto por pros assim como por iniciantes. Além disso, de carro demora horas de costa a costa, e existem diversos locais para a prática do surf em todo o país, desde as ondas irregulares da Playa Hermosa na costa pacífica até aos tubos perfeitos de Puerto Viejo no lado das Caraíbas.

3. Vida selvagem maravilhosa

A Costa Rica alberga uma enorme variedade de vida selvagem, 500,000 espécies, para ser mais exacto. Desde vários tipos de pássaros coloridos até perguiças e tartarugas, a Costa Rica está repleta de alguma da mais exótica vida selvagem do planeta. Explore o interior da selva ao som de macacos ou faça mergulho com diversos peixes, tartarugas e golfinhos. Este é um exemplo perfeito de vida selvagem e humanidade a viverem em conjunto de forma harmoniosa.

4. Zonas protegidas

Esta nação leva a sério a conservação da beleza natural do seu país. No total, parques nacionais, reservas e zonas protegidas correspondem a 25 percento do país – a percentagem maior do mundo. A Costa Rica está a proteger com sucesso 5 percento da diversidade mundial enquanto permite que os visitantes experienciem alguns dos espectáculos naturais mais espectaculares. Dirija-se até ao Parque Nacional de Tortuguero para ver a nidificação de tartarugas marinhas ou deambular pelo Parque Nacional Marino Las Baulas antes de escalar em parques dedicados à preservação da riqueza que circula os vulcões.

5. Ambiente enriquecedor

A Costa rica é também a capital mundial do eco-turismo. De facto, é mesmo a nação mais amiga do ambiente do planeta e a líder na luta pelas mudanças climáticas. Nos primeiros 75 dias de 2015, a Costa Rica usou somente energia renovável. Há melhor exemplo de liderança?

6. A melhor aventura

Este é o país da aventura. Desde as descidas de tirolesa na floresta, até – se for particularmente corajoso – bungee jumping de uma ponte, a Costa Rica é o paraíso para quem gosta de adrenalina. Se preferir estar mais perto da terra, o que acha de fazer rafting em rápidos ou fazer canoagem em rio ou oceano? Pode ainda passar a manhã a fazer mergulho nas águas azuis ou windsurfing pela costa antes de ir para terra e escalar até a um vulcão activo.

7. Lindo cenário

Já lhe disse que se trata de um cenário lindo? Alguns dos locais mais bonitos da América Latina podem ser encontrados aqui, desde florestas tropicais até vulcões e cascatas. Pode dar um mergulho nas termas de Rio Celeste ou na piscina da Nauyaca Waterfall, ou acorde na sombra de um vulcão enquanto explore o interior da Costa Rica. E ainda nem comecei a falar dos pôr-do-sol…

8. Vida nocturna animada

Um brilhante pôr-de-sol vais terminar o teu dia, mas assim que o sol se põe, a uma vida nocturna revela-se. Tamarindo é um local particularmente espectacular para celebrar a “Pura Vida” à noite. Considere ir até à cidade do surf de Jacó para experimentar a conhecida atmosfera de festa, e certifique-se que visita a capital San José para experimentar a cultura de uma cidade da América Latina.

9. Comida fantástica (e do melhor café do mundo)

Amantes de comida estão no paraíso aqui com o melhor da comida da américa latina combinada com a melhor cozinha das Caraíbas produzindo dos pratos mais deliciosos, centrado em peixe fresco, fruta e vegetais. Se for apaixonado por chocolate, a Costa Rica vai deixá-lo na loucura com a sua produção local. E depois há o café. A Costa Rica produz algum dos melhores cafés do mundo, e os locais têm muito orgulho no produto mais famoso do país. A nossa dica para todos os apaixonados por café: vá até às plantações que decoram a Tilaran Mountain Range e prove o verdadeiro sabor da América Latina.

10. Pessoas felizes

Não é surpreendente que por todos os motivos anteriores a Costa Rica ser o país com as pessoas mais felizes do planeta. O index das Pessoas Mais Felizes do Planeta é baseado no bem-estar das pessoas, esperança de vida e pela pegada ecológica do país. Se me perguntar, não é preciso mais provas que precisamos de um pouco de “Pura Vida” nas nossas vidas…

Imagem de Mike Vondran, Flickr / Creative Commons

VISITAR A COSTA RICASaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me