As 10 melhores razões para amar Manchester

Aviso: a leitura deste artigo provoca uma necessidade incontrolável de visitar Manchester.

1. O panorama musical

Manchester tem um cenário musical capaz de desafiar qualquer outra cidade no mundo. Sim, eu sou um Inglês nortenho, mas garanto-te que sou imparcial! Juro! Visita a localidade de “Hacienda”, o antigo palco musical mais famoso do Reino Unido, e depois dá um passeio pelo “Albert Hall” ou pelo “Deaf Institute” para uma noite de indie rock. Para os gostos mais acústicos, visita a “Band on the Wall” ou “Gorilla”.

2. No coração do desporto inglês

Se ainda não ouviste falar do “Manchester United”, é hora de saíres mais de casa. Este clube treina em “Old Trafford” e é conhecido como o “Teatro dos Sonhos”. A algumas ruas de distância, encontra-se o estádio rival do Manchester City, sendo que a relação entre os dois clubes é no mínimo ruidosa. E não é só por causa do futebol que “Manchester” é conhecida – o “Sale Rugby” e o “Lancashire County Cricket Club” também estão lá ao lado.

3. Instituições académicas

A Universidade de “Manchester” é uma das instituições inglesas mais estimadas. Foi o lar do primeiro computador moderno (construído por Alan Turing) e daí resultaram 25 prémios Nobel até à data. Ao virar da esquina podes encontrar a prestigiada Escola de Arquitetura de Manchester, o icónico “Royal Exchange Theatre” e a galeria de arte de “Manchester”.

4. As pessoas são amigáveis!

Esquece “Winterfell” e os white walkers. As pessoas do norte são amigáveis. Manchester é o caso perfeito para provar o meu ponto, onde as pessoas conversam verdadeiramente umas com as outras na rua! Partilha umas piadas com amigos e locais enquanto bebes um ‘cuppa’ no café mais próximo e vais perceber que é aqui que sempre pertenceste.

5. Manchester ama os estudantes

A vida como estudante na terceira maior cidade do Reino Unido é vibrante. Fallowfield é o epicentro disto, a apenas uma viagem de autocarro de distância do coração da cidade, logo abaixo da famosa Oxford Road. Nessa zona, vais encontras alunos em cada canto, principalmente a estudarem em cafés ou a assistirem aos mais variados desportos num pub. (Não percas o Campus da EF Manchester, localizado bem no meio desta comunidade animada.

6. É o paraíso dos amantes de comida

Adoras comer? Vem cá. O Northern Quarter é um ninho de lugares alternativos e deliciosos para comeres – do Yard & Coop ao Luck Lust Liquor and Burn. Para um jantar sofisticado, não percas o restaurante subterrâneo envolto em vidro Australasia. Para tomares um chá enquanto aprecias as vistas da cidade, agarra numa cadeira do terraço da Manchester House.

7. Uma cidade rodeada por natureza

Uma grande vantagem da cidade de Manchester é que se precisares de fazer uma pausa e de te afastares da agitação da cidade, o coração da Inglaterra rural fica a uma curta viagem de comboio ou de carro de distância. Chega a Peak District em 20 minutos e deixa-te envolver pelas vistas das extensas colinas e montanhas rochosas da zona. O Lake District, conhecido mundialmente e próximo daí, é o paraíso da vida natural coberto de lagos cintilantes e vilas pacíficas.

8. Maravilhas arquitectónicas

Parte das construções arquitectónicas mais relevantes do Reino Unido encontram-se aqui. Outrora líder na produção têxtil durante a revolução industrial, os antigos moinhos de tijolo vermelho da cidade de Manchester e os armazéns vitorianos foram modernizados com átrios e fachadas de vidro. Grandes exemplos da fusão entre o antigo e o atual podem ser encontrados nos arcos Deansgate, nos Printworks, na estação de comboio Victoria e na biblioteca central.

9. Hora das compras!

Shop ’til you drop“. Reserva um dia inteiro paras gastares no Trafford Centre, onde podes encontrar todas as marcas que possas imaginar. À procura de boutiques modernas? Dá uma olhadela ao Arndale ou ao palácio de Affleck no centro da cidade.

10. Fala inglês, estilo nortenho

Os habitantes de Manchester têm a sua própria versão da língua inglesa, cheia de termos inspiradores como “our kid_“_(que significa irmão). Visita Manchester e vais começar a falar nos tons doces do Norte. Não há dúvida de que os teus amigos vão ficar impressionados.