GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Formas De Tornar Cada Viagem Melhor

10 Formas De Tornar Cada Viagem Melhor

Tens o desejo ardente de viajar este Verão e não sabes exatamente onde começar ou como tornar a tua viagem espetacular? Nós fizemos uma lista das 10 formas mais fáceis de tornar uma viagem melhor – mesmo a tempo da tua próxima aventura.

1. Marca a tua viagem

Se vais numa longa jornada de mochila às costas, cheia de paragens aleatórias e visitas imprevisíveis, provavelmente ainda não marcaste a tua acomodação. E nem devias – arranja espaço para um pouco de espontaneidade. Mas certifica-te que reservas uma ou duas noites aquando da tua chegada. Nada é mais desanimador do que ter que encontrar um sítio para ficar quando estás cansado

2. Organiza

Conheces aquelas caixas de comprimidos que servem para organizar e armazenar medicamentos e vitaminas? Servem perfeitamente para guardares jóias quando viajas. Assim evitas que se emaranhem e que se partam. Essas caixas são muito fáceis de encontrar na tua farmácia local, caso não tenhas nenhuma por casa.

3. (Não) metas na mala

Uma vez que já estás a começar a fazer as malas, se não tiveres a certeza sobre algo, não metas na mala porque não vais precisar! Primeiro de tudo, não vais querer estar a pingar de suor por estares a carregar uma mala cheia de dez pares de meias extra que nunca vais usar. Em segundo lugar, se levares poucas coisas vai caber tudo numa mala pequena, e provavelmente vais ser capaz de levá-la contigo no avião sem teres que perder tempo no check-in e ao esperar pela mala à chegada. Por último, se existir algo que precises desesperadamente (para além de chocolate e bolachas), tu provavelmente não vais para o fim do mundo e podes sempre comprar lá.

4. Explora

Se és uma daquelas pessoas que passa cada minuto do seu tempo livre a explorar o mundo, então deves tentar ao máximo aderir a um cartão de sócio ou programa de membro de uma companhia de voos. Ao tornares-te um cliente habitual vais ganhar pontos que podes utilizar para teres acesso às lounges onde podes esperar pelos teus voos e ganhar prioridade nos check-ins. Se for aplicável, tenta arranjar um cartão de crédito que te garante algumas milhas também – isto vai ajudar-te a ganhar ainda mais milhas junto da tua agência!

5. Pratica a língua

Não vais conseguir tornar-te fluente em todas as línguas de todos os países que visitas. No entanto, conseguires dizer com naturalidade frases simples como “olá”, “obrigado” e “o meu nome é” pode ajudar-te a causar uma boa impressão junto dos locais. Se não conseguires decorar nenhuma destas expressões, nunca que te esqueças que um sorriso é universal.

6. Nunca te esqueças

Podes estar a viajar para um país em que as letras e os sinais na rua e nas estradas são completamente diferentes do teu país e isto pode gerar bastante confusão. Como a última coisa que queres que aconteça é perderes-te no meio da noite numa esquina que nunca viste antes, numa cidade nova. Garante que, independentemente do que aconteça, tens sempre a morada do teu hotel ou hostel à mão. Num país asiático presta especial atenção a isto, visto que, geralmente, os taxistas não conseguem ler a não ser que esteja escrito com os caracteres locais e os Google Maps podem não funcionar quando mais precisares deles.

7. Tapa os ouvidos

Nunca sabes se o único quarto disponível para onde vais fica localizado na rua mais movimentada, ou não. Quando estiveres tão cansado que não consegues fazer nada a não ser dormir, não vais querer que o teu sono seja interrompido por taxistas zangados a apitar as buzinas ou adolescentes a gritar na rua. A solução? Leva uns tampões para os ouvidos e dorme que nem um bebé.

8. Vive a comida

Ficar num hotel com pensão completa pode ser confortável, mas comer o mesmo buffet para pequeno-almoço, almoço e jantar durante uma semana vai deixar-te insatisfeito e sem inspiração e, pior que tudo, vai impedir-te de experimentares a cultura culinária do país que estás a visitar. Pede dicas sobre comida aos locais e come nas barraquinhas e restaurantes de rua que têm a maior fila de pessoas à espera para pedir comida. Deves também analisar as prateleiras nos supermercados e tentar perceber o que comem as pessoas que vivem lá.

9. Ter o mindset certo

Ter o mindset certo quando viajas é a chave para teres a melhor experiência possível. Saberes, desde o início, que algumas coisas irão, simplesmente, correr mal ou fora do que tinhas planeado vai tornar mais fácil lidares com situações difíceis – o comboio vai atrasar-se, a tua mala pode ficar para trás e a comida pode não prestar! Sabes que mais? É nestes momentos que ganhas as melhores histórias para contares mais tarde.

10. Aproveita! Esquece as expectativas

À semelhança do que sugerimos antes, não comeces a stressar em relação às coisas que não tens tempo para ver ou fazer. Desprende-te de todas as expectativas, mantém a mente aberta e procura lugares e experiências que fogem um pouco à norma, que para além de te darem uma experiência mais parecida com a que um local tem no dia-a-dia, são mais baratas. Não és obrigado a visitar todas as atrações turísticas por isso, demora o tempo que sentes que precisas e aproveita as coisas mais pequenas também, tais como beber um café naquela praça soalheira que viste ou acabares (finalmente!) aquele livro que está a ganhar pó na tua mesa de cabeceira.

Boa Viagem!!!

Viaja Com A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me