GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 dicas para andares pelos aeroportos internacionais

10 dicas para andares pelos aeroportos internacionais

Viajar talvez seja a coisa mais excitante que podes fazer. Destinos novos oferecem novas experiências, novas amizades e novas comidas para devorar. Mas, para poderes desfrutar desse novo lugar, primeiro tens de chegar lá – o que quer dizer que provavelmente vais voar através de um aeroporto internacional. Quer seja a tua primeira, segunda ou milésima vez, é perfeitamente normal ficar nervoso sobre como te orientares no aeroporto.

É por isso que eu fiz esta lista. Como um viajante experiente, eu sei que há algumas coisas que podes fazer para melhorar a tua experiência. Estas são as minhas 10 melhores dicas para suavizar uma viagem internacional.

1. Faz a mala como um profissional

Provavelmente não há um pior começo para a tua nova viagem que chegar ao teu destino e perceberes que tens oito t-shirts, um par de roupa interior e meias desencontradas. Quando estás a fazer a mala, tens de pôr as coisas básicas. Sete dias significam sete pares de meias, t-shirts, roupa interior, etc.

Fazer a mala corretamente também significa teres o carregador/adaptador certo para os teus aparelhos eletrónicos. Podes reduzir fios e tomadas se souberes quantos aparelhos consegues carregar com o mesmo carregador. E, da mesma maneira que puseste roupa interior suficiente para a tua última viagem, também deves descarregar músicas e filmes ou programas de televisão suficientes para te manteres entretido nas horas mortas. Precisas de inspiração? Dá uma vista de olhos nas playlists da EF no Spotify.

Os documentos de viagem também são extremamente importantes. Se queres entrar no avião, tens de ter a identificação correta, passaporte e bilhetes. E, uma grande dica – certifica-te que o teu passaporte está dentro da validade.

2. Chega a horas

90% do stress que está associado aos aeroportos pode ser causado por chegar ao aeroporto tarde. Se já fizeste o check-in da bagagem, isso é particularmente importante. Sim, pode ser aborrecido quando passas pela segurança cedo, mas eu prometo, é 1000 vezes melhor que estar cheio de ansiedade na fila. Pessoalmente, eu tento sempre chegar ao aeroporto 2/3 horas antes da descolagem. Se isso me deixar com uma hora para explorar as lojas do aeroporto, tudo bem para mim.

3. Segurança

As pessoas ficam sempre stressadas no que toca à segurança. Se pensares bem, os funcionários da segurança querem o mesmo que tu. Eles não querem encontrar um canivete, uma garrafa de água ou um aerosol para o cabelo na tua mala. Não é divertido para eles mandarem-te novamente para o fim da fila, nem para ti.

Para evitar estas situações desconfortáveis (para todos) há imensa coisa que podes fazer para te preparares para passar pela segurança.

Primeiro, certifica-te que todos os teus líquidos cabem num saco de plástico de 1L.

Segundo, põe os teus aparelhos eletrónicos numa zona de fácil acesso na tua mala.

Terceiro, põe os teus aparelhos eletrónicos todos num tabuleiro separado com o teu saco dos líquidos.

Se seguires esses passos simples, vais passar rapidamente pela segurança.

4. Encontra a tua porta de embarque rapidamente

Geralmente as portas de embarque são anunciadas nos monitores das partidas 45-60 minutos antes do embarque. Se és realmente experiente, já definiste os alarmes através da aplicação da companhia aérea que te vão dizer quando a informação sobre a porta vai estar disponível. Se és como eu, e preferes o método tradicional, vai até aos ecrãs grandes e encontra o teu voo e respetiva porta de embarque. Com a tua porta anotada e um alarme posto no teu telemóvel para 15 minutos antes do embarque (o que te dá tempo suficiente para andar até à porta), estás livre para ir e explorar o terminal.

5. WiFi

Esta provavelmente é a característica mais importante da maioria dos aeroportos – WiFi gratuito. Alguns estabelecem um limite de 30 minutos (grrr), noutros é ilimitado (woohoo!). A questão é que com o teu telemóvel na mão podes começar a fazer pesquisa sobre o teu destino. O teu transporte desde o aeroporto já está reservado? Já tens um hotel? Queres descobrir qual é o nome daquele restaurante delicioso de que ouviste falar? Agora é a tua oportunidade de juntar as pontas soltas, voltar a pesquisar e planear antes de aterrares.

6. Lojas

Chocolates, perfumes, livros, sushi, roupas – os aeroportos têm tudo. As pessoas que dizem que ficam aborrecidas nos aeroportos assustam-me. É como uma Disneyland para adultos. Pessoalmente, eu gosto de um desafio um pouco nerd que é entrar numa livraria, encontrar um livro e lê-lo todo antes de voltar para casa. Além disso, também ando à procura de snacks que mantenham o meu apetite entretido durante toda a viagem. E depois, não te esqueças de ficar hidratado. Alguns desses voos podem ser longos!

7. Arquitetura do aeroporto

Os aeroportos, tal como os parques públicos ou os arranha-céus, são desenhados para impressionar. Viajar já não é só apanhar um avião mas sim criar uma experiência. Cada vez mais aeroportos estão a seguir esta ideia. Pesquisa sobre o aeroporto para onde vais e vê o que tem para oferecer. Muitos têm terraços que te permitem observar os aviões a descolar e aterrar, outros têm jardins botânicos, outros ainda, vão buscar inspiração à cultura e paisagem da cidade onde estão inseridos. Isso combina na perfeição com a próxima dica.

8. Pede ajuda

Se queres fazer alguma coisa, pergunta a um funcionário por sugestões. Descobre os melhores lugares para comer, as melhores lojas, exposições de arte e características arquitectónicas para veres. Se tiveres alguma pergunta sobre o teu voo, a melhor opção é abordares algum representante da companhia aérea em qualquer balcão.

9. Tira um momento para relaxares

Na verdade, este é o meu maior esforço nos aeroportos, Vês, eventualmente, vais ficar cansado de andar de loja em loja. Nessa altura, podes encontrar um lugar confortável, abrir a Netflix e ver alguma coisa para passar o tempo. Estes são os meus programas preferidos para aprender inglês.

10. Entra no avião

Beep-beep-beep! Oh yeah, é aquele alarme que puseste. Já está na altura de ires para a porta de embarque. Quando chegares lá, certifica-te de que tens o teu cartão de embarque pronto assim como o teu passaporte já aberto na página com a tua foto. Assim que passares este obstáculo final, encontra o teu lugar, aperta o teu cinto de segurança e deixa o piloto fazer o resto. Já estás a caminho!

Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me