EF Global Classroom Foundation – Nepal

Maio De 2017

25 de Abril marcou o 2º aniversário do enorme terramoto que devastou o centro do Nepal em 2015, resultando numa enorme destruição e prejuízos na região. Antes do terramoto, o Nepal ocupava o 145º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, recebendo o inevitável status de "país menos desenvolvido". Este nível de vulnerabilidade socioeconómico associado ao pior desastre natural que o país viveu nos últimos 80 anos tem se mostrado árduo para um país que está, compreensivelmente, a fazer lentos avanços num complicado processo de recuperação.

Além dos danos generalizados e das inúmeras perdas, uma enorme quantidade de escolas no Nepal foram severamente afetadas pelo desastre natural e suas consequências. Logo após o terremoto, a EF Education First decidiu embarcar em sua maior iniciativa junto a Global Classroom para ajudar na recuperação do Nepal - no longo prazo, se comprometendo a construir uma nova escola elementar em uma das áreas mais afetadas pelo terremoto. Após meses de busca por locais, o time responsável pelo projeto decidiu reconstruir uma escola nas montanhas, em uma remota vila - Shree Jalapa Devi, no destrito de Sindhupalchok.

"Quando completo, o tão esperado campus terá espaço suficiente para 1.200 estudantes e professores: um prédio principal com 12 salas de aula padrão e um prédio de ensino funcional que incluirá salas de aula, salas para refeições, salas de leitura, laboratórios e escritórios."

O dia 28 de Setembro de 2016 oficialmente marca a inovação e o resultado de meses de trabalho do Time EF em Nepal e de todos os seus parceiros. Com a ajuda deles, o projeto irá construir 2 novos prédios no terreno original para transformar Jalapa Devi HSS na maior escola do destrito – quando completo, o tão esperado campus terá espaço suficiente para 1.200 estudantes e professores: um prédio principal com 12 salas de aula padrão e um segundo prédio de ensino funcional que inclui salas de aula, salas de refeições, laboratórios e escritórios.

Mesmo que o proceso de reconstrução tenha começado com toda força, a escola continua em funcionamento. Mais de 20 professores e 655 estudantes atendem a Jalapa DEVI HHS em classes temporárias. Desde professores locais que já lecionam em Jalapa Devi por décadas até professores voluntários que atenderam ao chamado de ajuda, todos em Jalapa Devi se uniram para ajudar essas crianças do Nepal e para criarem melhores oportunidades educacionais para os mais necessitados.

Saiba mais: https://www.ef.com/blog/globalclassroom/