Como perder o medo de voar: 8 dicas | EF GO Bl

Para alguns viajantes, voar é uma coisa aterradora. É um facto conhecido que os acidentes de avião são raros. nenhum bem intencionado ‘Nunca foi mais seguro voar que agora!’ pode verdadeiramente acalmar um passageiro assustado – o medo não segue a racionalidade ou a lógica. Na verdade, parece ser acompanhado por bastante ironia: o facto de os acidentes de avião raramente acontecerem é o que os faz ser tão assustadores na cabeça das pessoas. Apesar de tudo, voar é uma das maneiras mais seguras de viajar. em 2015, mais de 3.5 mil milhões de passageiros voaram em 37.7 milhões de voos, e só houve 4 acidentes fatais. Como perder o medo de voar?

Para te certificares que não perdes nada do que o maravilhoso mundo em que vivemos tem para te oferecer, aqui estão algumas dicas em como perderes o teu medo de voar.

1. Não temas a turbulência

Há boas e más notícias. As más notícias é que as alterações climáticas vão provavelmente aumentar a turbulência, incluindo a turbulência de ar limpo que vem de repente. As boas notícias é que é apenas um inconveniente e não tão perigoso como imaginas. De facto, os aviões apenas balançam até 6 metros durante o tremor. Igualmente, as asas não vão partir – algumas delas podem mesmo dobrar até 90 graus – e o avião não vai subitamente virar-se ao contrário. Turbulência agressiva causa problemas, contudo, certifica-te sempre que apertas o cinto quando o sinal de cintos estiver ligado, e sempre que estiveres sentado.

2. Não te preocupes com outras coisas assustadoras

Voar é como nadar: há um fluxo contínuo de ar, e buracos ou bolsas de ar não existem (só na forma de turbulência – ver o tópico anterior). Por isso, tal como não podes cair de um lago ou de um oceano, não podes cair do céu. Preocupado com os motores? Os motores dos aviões são verificados muitas vezes. No caso muito raro de falharem os dois ao mesmo tempo, um avião a 30 000 pés de altura consegue planar cerca de 100 milhas sem motores e tentar uma aterragem de emergência. Por último, mas não menos importante, se te assusta que as pessoas possam abrir a porta a meio do voo, não temas mais: as porta estão trancadas e a diferença de pressão ente a cabina e o exterior previne este mito urbano de alguma vez se tornar uma realidade.

3. Faz o download de uma ou duas aplicações

Para tudo na vida há uma aplicação para smartphone, e o medo de voar não é exceção: a aplicação ‘SOAR‘ vai ajudar-te. Esta aplicação fornece vídeos e informação sobre turbulência, um medidor de força G, previsões meteorológicas, vídeos e muito mais. Então, se és fã de estatísticas, vê a aplicação ‘Am I Going Down‘, que faz exatamente o que o título promete: colocas a informação do teu voo e vês a probabilidade de ele cair. Pode parecer um pouco mórbido, mas visto que os acidentes são extremamente raros, ver as probabilidades pode ser útil. Para ilustrar o quão encorajador a aplicação ‘I Am Going Down’ pode ser: se voares de Londres para Nova Iorque, a probabilidade de te despenhares seria de 1 em mais de 5.3 milhões. Por isso, para morrer num acidente de avião nessa rota exata, terias que voar todos os dias durante 14,716 anos.

4. Distrai-te

Quanto menos tempo gastares a pensar nos riscos, a interpretar cada barulho e a observar cada passo das assistentes de bordo, melhor. Lê, jogas jogos, vê todos os filmes que puderes e ouve as tuas músicas favoritas. No entanto, se nada disto te soar apelativo: dormir e comer são também boas maneiras de fazer o tempo passar e ajudar a perder o medo de voar.

5. Pratica exercícios de relaxamento

Mesmo que não tenhas medo de voar, os bancos pequenos e a falta de espaço para as pernas podem fazer-te sentir stressado. Por isso exercícios para relaxar e meditar podem ser super úteis. Vai ao Google (ou vê na loja de aplicações) e faz o download ou imprime uma série de exercícios. Assim, podes praticar sempre, mesmo durante a aterragem e a descolagem. Quando o sinal do cinto não estiver ligado, certifica-te que esticas as pernas (e as outras partes do corpo) e dás uma volta de vez em quando.

6. Diz à tripulação ou ao passageiro ao teu lado

Às vezes ajuda se disseres aos vizinhos sentados ao teu lado ou ao assistente de bordo que tens medo de voar. Menciona o que podem fazer para te ajudar. Talvez queiras que te deixem em paz ou precisas que te lembrem de respirar fundo. Ou então, preferes alguém que te oiça falar sobre o que tens medo. Os assistentes de bordo têm experiência em apoiar os passageiros com ansiedade. No entanto, eles podem não se poder levantar durante a aterragem ou a descolagem. Por isso, os passageiros a teu lado podem dar jeito).

7. Enfrenta o medo com ajuda profissional

Workshops e sessões de terapia pode ajudar-te a combater o problema da ansiedade ou claustrofobia com ajuda especializada. Muitas companhias aéreas fazem o seu papel para ajudar os passageiros a perder o medo de voar. Oferecem-lhes o que se chama “terapia exposta”. Desta forma os passageiros têm alas que incluem informação sobre o que se passa no cockpit e um voo verdadeiro. Às vezes enfrentar o medo primeiro é a melhor terapia.

8. Foca-te no que está do outro lado

Pensa nas tapas fantásticas que vais poder comer em Barcelona, no sushi delicioso que vais devorar em Tóquio e no café que vais bebericar no coração de Nothing Hill. Está tudo do outro lado da viagem que estás a temer e vai – e lá no fundo tu sabes bem que sim – valer bem a pena.

Já pensaste em estudar no estrangeiro?Saiba mais