GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

NAMORO NUMA LÍNGUA DIFERENTE? 6 DICAS PARA FUNCIONAR

NAMORO NUMA LÍNGUA DIFERENTE? 6 DICAS PARA FUNCIONAR

Todos sabemos que há uma ‘língua do amor’ – mas o que é que acontece quando o amor é falado em diferentes línguas? Ou, mais precisamente, o que acontece quando duas pessoas que falam línguas diferentes comunicam numa terceira língua – Inglês? Bem, a relação fica mais interessante de certeza, mas também pode tornar-se mais desafiante. Falámos com várias pessoas no escritório da EF que vivem relações multilinguísticas e perguntamos-lhes como é que as fizeram resultar – aqui estão seis dicas para as fazer funcionar:

1. COMUNICAR

Sim, a sério. Já ouviste isto antes, mas é verdade – comunicação é importante, especialmente em relações onde o inglês não é a primeira língua. Afinal de contas, mal entendidos podem surgir rapidamente (ver ponto 2) e serem capazes de os discutir abertamente é crucial. A barreira da língua também pode significar que os problemas são deixados por discutir, visto que discutir num país estrangeiro pode ser demasiado cansativo. Faz o esforço extra e discute abertamente quaisquer problemas que possam ter, para que as coisas não fiquem demasiado complicadas com o passar do tempo.

2. RIR

Quer estejam os dois a aprender inglês ou quer os dois dominem bem a língua, mal entendidos podem acontecer. E podem acontecer facilmente – pensa em palavras como “embarazada” em espanhol e “embarassed” em inglês. Estas duas palavras parecem e soam o mesmo, e provavelmente significam a mesma coisa, certo? Errado. Estas duas palavras têm significados completamente diferentes – “embarassed” significa embaraçado/envergonhado e “embarazada” significa grávida! E estas situações são até bastante comuns. O truque é aceitar que mal entendidos vão acontecer e ser capaz de rir deles.

3. SER GENUINAMENTE CURIOSO

Quanto mais percebes a cultura do(a) teu(tua) parceiro(a), mais fácil será ultrapassar os mal entendidos. Então se ele(a) te convidar para ir a um ‘ehm’, tradição invulgar de Natal (pesquisa Krampus no Google) ou descobrir um novo artista, dizer que sim pois vais familiarizar-te com a cultura do(a) teu(tua) parceiro(a) e facilitar a resolução de quaisquer problemas futuros.

4. SÊ FLEXÍVEL E COMPREENSIVO

Apesar do facto de os dois falarem a mesma língua, podem ter diferentes estilos de comunicação o que pode demorar um certo tempo a habituarem-se. Em algumas culturas, comunicação indireta é a norma – um discurso indireto e elaborado que pede para ‘ler nas entrelinhas’. Noutros sítios, a comunicação tem tudo a ver com eficiência e ser honesto é a chave. Estes diferentes estilos de comunicação também podem afetar as relações e um comentário que te parece brusco pode ser considerado honesto pelo(a) teu(tua) parceiro(a). A chave aqui é ter uma mente aberta e ser flexível.

5. SÊ PACIENTE

Aceita os obstáculos que podes encontrar no teu caminho. Quer tenham diferentes estilos de comunicação ou simplesmente ainda não tenham percebido como discutir em inglês, sê paciente contigo próprio – e com o(a) teu(tua) parceiro(a). Leva algum tempo a ajustares-te a falar uma terceira língua e a perceber como é que o(a) teu(tua) parceiro(a) diz. (Um ponto bónus mencionado por um dos nossos gurus: quando estás a discutir numa língua que nenhum de vocês fala na perfeição, acabam por discutir menos porque é demasiado exaustivo e difícil!)

6. DIVERTE-TE

No final do dia, relações multilinguísticas são extremamente enriquecedoras e experiências que te fazem sentir realizado. Não vais apenas conhecer melhor a tua cultura e uma nova, a do(a) teu(tua) parceiro(a), como também vais aprender uma nova língua ou melhorar fortemente uma competência que já tinhas – só tens a ganhar, certo?

Facilita a vida do(a) teu(tua) namorado(a): aprende InglêsSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me