Voltar a todos os testes

Teste de Japonês

Questionário gratuito de Japonês de 15 minutos. Resultados imediatos.

Teste de nível de Japonês

Este breve teste de Japonês ajudará a compreender o seu nível, desde principiante até avançado. As questões são baseadas em tarefas de comunicação do quotidiano em Japonês, e não em vocabulário ou capacidades gramaticais específicas.

- Rápido questionário de Japonês. Resultados imediatos.

- Verifique o seu nível, do principiante ao avançado.

- Partilhe a sua pontuação com os seus amigos.

Faça o teste

Compreender o seu nível de Japonês

A questão complexa sobre conhecer o seu nível de Japonês é que, até certo ponto, o seu nível é único e depende de como e onde estudou a língua. No entanto, ao contrário de muitas línguas que têm uma vasta gama de manuais escolares, a maioria das escolas de língua japonesa usa o método Minna no Nihongo. Se já frequentou um curso de Japonês que utilizou esses livros, pode estimar o seu nível com base em até onde avançou nos livros. No entanto, se aprendeu sozinho, ou já ultrapassou os manuais escolares, um teste de Japonês ou uma avaliação por um professor da língua é provavelmente a melhor maneira de medir o seu nível de Japonês.

Está preparado para fazer o teste de Japonês?

Responderá a perguntas de escolha múltipla.

Reserve 15 minutos sem interrupções.

Procure um local tranquilo onde possa concentrar-se.

Por favor, partilhe alguns detalhes primeiro

Sobre a EF

Na vanguarda da inovação no ensino de línguas, desde 1965.

Mais de 55 anos

De experiência em cursos de línguas no estrangeiro

Mais de 600

Escolas e escritórios EF

Mais de 100

Países com presença da EF

Perguntas frequentes

Realizar um teste de Japonês é a forma mais comum de descobrir o seu nível de proficiência nesta língua, mas também pode conversar com um amigo japonês e pedir-lhe que avalie o seu nível, ou utilizar grelhas de autoavaliação que listam as coisas que consegue e não consegue fazer em Japonês em cada nível. Se planeia inscrever-se num curso de Japonês, haverá um teste de colocação para garantir que frequenta as aulas com outros alunos que têm o mesmo nível da língua que o seu.

O exame de Japonês mais reconhecido é o JLPT, que se divide em cinco níveis, desde o N5 (principiante) até ao N1 (avançado). Cada um destes exames deve ser realizado numa sessão separada, portanto, precisará de ter uma ideia do seu nível de Japonês antes de se poder inscrever. Para se preparar para este exame pago, a maioria das pessoas compra um livro de exercícios de prática ou frequenta um curso de preparação para o exame. Existem também pequenos questionários no site do JLPT para ter uma ideia do nível de cada exame. Se está a planear inscrever-se numa universidade japonesa como estudante estrangeiro, o EJU é frequentemente necessário. É tanto um teste de Japonês como um teste de outras disciplinas, para garantir que possui o nível exigido pelas universidades públicas.

Uma das formas mais eficazes de acompanhar o seu nível de Japonês ao longo do tempo é manter um diário de aprendizagem no qual regista as suas sessões de estudo, o material que usa e arquivos das suas capacidades escritas e orais em Japonês. Não precisa de guardar todos os exercícios ou fichas de trabalho, mas ter um registo do quão frequentemente está a estudar e no que está a trabalhar, bem como amostras do seu Japonês mês a mês, é uma forma motivadora e completa de acompanhar o seu nível de Japonês à medida que aprende.

Depende de quão ativamente está a estudar. Se estiver a frequentar um curso intensivo de Japonês, se se tiver mudado recentemente para o Japão, ou estiver a estudar várias horas por semana por conta própria, deve verificar o seu nível a cada seis semanas. É o tempo que levará para fazer progressos mensuráveis. Contudo, se não estiver a melhorar ativamente o seu Japonês, ou estiver apenas a estudar um pouco, não há necessidade de verificar o seu nível com tanta frequência. Na verdade, isso pode ser desanimador. Um único teste de Japonês é suficiente para estabelecer o nível que atingiu. Pode sempre testar-se novamente num ano ou dois se sentir que o seu nível mudou.