A importância de uma rede de contactos internacional

Tradicionalmente, “networking” refere-se à construção de uma base de contactos para o mundo profissional, mas hoje em dia este conceito expande-se para o domínio dos contactos gerais e até mesmo de amigos. Expandir a tua rede de contactos pode ser tão simples como falar com toda a gente com quem trabalhas, estabelecer laços com os colegas de escola se estiveres a estudar, e manter o contacto com o teu grupo de amigos à medida que vais crescendo.

A tua rede de contactos torna-se internacional quando te conectas com pessoas de outras nacionalidades ou quando os teus contactos se mudam para outra cidade ou país. Desenvolver uma rede de contactos internacional diversificada pode requerer um pouco mais de tempo e esforço, mas acredita, conhecer pessoas de outras culturas à volta do mundo e manter uma ligação forte ao longo do tempo vai ajudar-te muito nos próximos anos. A lista de razões para o fazer é muito extensa, por isso aperta o cinto porque vêm aí algumas delas.

Dá-te ainda mais razões para viajar

Estudar fora é uma das formas mais fáceis de expandir a tua rede de contactos internacional, pois não só terás colegas da escola a viajar de países diferentes para se juntarem a ti, como, também, depois de o curso terminar, irão todos novamente em direções diferentes. Os teus novos contactos poderão seguir para qualquer um dos quatro cantos do mundo. Queres melhor desculpa para viajar do que visitar um amigo no estrangeiro? Com uma rede de contactos internacional, vais ter com quem ficar quando viajares, guias locais que conhecem todos os melhores sítios secretos das suas cidades, e pessoas que te visitarão na tua cidade também.

Dá-te possibilidades infinitas de aprendizagem

Uma das melhores formas de criar uma ligação é partilhar uma experiência. O conselho geral para criar ligações profundas é fazer mais do que trocar apenas cartões de contacto. Experimentem uma aula de cozinha, façam um trilho pedestre ou aprendam uma língua juntos. E aprender certamente não tem de parar quando criares as tuas ligações. Com uma rede de amigos internacional, vais estar sempre a interagir com – e a aprender de – diferentes culturas. Ganhas novas competências culinárias ao fazer os pratos favoritos dos países deles, manténs as tuas competências linguísticas em forma ao falar regularmente e ficas de olhos abertos para diferentes formas de ver a vida.

Dá-te um grupo de apoio internacional

Se estivesses prestes a mudar-te para uma cidade nova, não seria bom veres pelo menos uma cara conhecida quando chegasses? O teu antigo amigo de intercâmbio podia ser essa pessoa. Estás a pensar em mudar de carreira ou ir trabalhar para outro país? Aquele colega de escola do curso no estrangeiro de há alguns anos atrás podia dar-te conselhos inestimáveis sobre a indústria, empresas e até sobre a cidade onde está a viver. O apoio da tua rede de contactos pode abranger todas as áreas da tua vida e vários continentes.

Dá-te futuras oportunidades de negócio

Conhecer pessoas novas, certificares-te de que te vestes de forma apropriada e tentar não fazer má figura… Uma rede de contactos em negócios é aterrorizadora. Mas não tem de o ser. Nem todas as trocas de contactos acontecem em conferências numa sala cheia, onde os cartões de contacto são negociados e as conversas forçadas. Muitas vezes, os teus amigos, colegas de aula e ex-colegas vão seguir carreiras que achas interessantes ou ter ligações relevantes contigo nas suas redes de contactos.

Nunca se sabe se quando alguém com quem estar a falar pode conhecer uma oportunidade que nunca encontrarias online ou é capaz de te apresentar a alguém que está numa posição de te oferecer experiência – ou até mesmo um trabalho. Se não tens a certeza de qual a direção a seguir na vida, manter o contacto com os teus velhos conhecidos pode inspirar-te a seguir uma carreira similar. Só não te esqueças de retribuir, pois um dia poderás estar numa posição de ajudar alguém da tua rede de conhecidos.

Estás à espera de quê? Junta-te a outras pessoas e mantém o contacto!

Melhora a tua rede com um curso de línguas foradescobre onde

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos