10 coisas que devias saber antes de ires viver em Toronto

Desde dicas para te preparares para o inverno até à crescente paixão por brunch na cidade, a nossa lista de coisas que devias saber antes de ires viver em Toronto vai ajudar-te então a ficar preparado para a vida na maior cidade do Canadá.

1. Aperfeiçoas duas línguas

Francês e Inglês são as duas línguas oficiais do Canadá. O que faz deste um ótimo local para melhorares as tuas competências em ambas as línguas, apesar de o Inglês ser muito mais usado em Toronto. Como esta é uma das cidades mais multiculturais do país, é provável que também ouças falar Cantonês, Italiano e Espanhol. E além disso, que conheças uma grande diversidade de pessoas de várias origens e nacionalidades.

2. Toronto adora um brunch

Apesar de Toronto valorizar a maioria das refeições (a próspera cena culinária aqui é deliciosa). Hoje em dia, o interesse gastronómico da cidade está na letra B: Brunch. Prepara-te para o abacate esmagado na torrada e menus com ovos de milhões de maneiras diferentes. E a juntar a tudo isso, claro, muitas manhãs passadas a alargar as tuas calças para ganhar espaço para as variedades de panquecas infinitas que estão disponíveis, mergulhadas em xarope.

3. Transportes

Os transportes públicos em Toronto são compostos por metro, autocarros e elétricos. Com trânsito e atrasos com frequência, nem sempre é fácil escolher. Mas, sendo Toronto uma cidade tão grande, qualquer transporte é bastante útil. Podes comprar os bilhetes nas estações ou adquirir um Presto Card que podes recarregar e usar para pagar as tuas viagens. Andar de bicicleta também é uma opção popular e consegues arranjar uma bicicleta em segunda-mão a um bom preço quando chegares.

4. Prepara-te para a neve

Os meses de inverno (dezembro a março) são bastante frios e a neve costuma cobrir a cidade entre novembro e abril. Leva alguns sapatos resistentes e à prova de água para andares pelos passeios com gelo, e bastantes camadas de roupa, e vais estar confortável. E nem faz tanto frio aqui como em algumas cidades mais a Norte do Canadá.

5. Para beber um copo

A idade para se beber álcool no Canadá é 19 anos, menos do que nos E.U.A., onde é 21. Os bares normalmente fecham às 2h da manhã e, nos últimos anos, as cervejas artesanais têm estado na moda. Os apreciadores de cerveja vão adorar a variedade de cervejas artesanais locais. Mas lembra-te sempre de beber de forma responsável.

6. Uma boa parte da cidade fica debaixo do chão

Pode parecer futurista mas debaixo da cidade há uma rede de lojas e corredores de 19 km que compõe o famoso sistema PATH de Toronto. Não só é uma experiência de compras interessante, como também é uma ótima forma de te movimentares pela cidade nos invernos frios. Se as ruas parecerem calmas, experimenta o subsolo!

7. Prepara-te para dar gorjetas

A cultura das gorjetas em Toronto é forte. O expectável para restaurantes, bares e cafés é, geralmente, 15-20% acima da tua conta. Ter dinheiro contigo pode dar jeito, mas a maioria dos locais tem a opção de acrescentar a gorjeta à tua conta se pagares com cartão. Isso significa que o serviço em Toronto realmente é bom no geral!

8. Onde viver

Toronto certamente não é um sítio barato para se viver. Por isso, para sobreviveres na cidade como estudante, tens que escolher muito bem a tua nova casa. Procura quartos em casas partilhadas em sites como o Roomster ou o Roomlala e procura bairros de estudantes como Kensington Market ou Baldwin Village. Não te esqueças de contactar o departamento de alojamentos da tua escola ou universidade em Toronto para saberes os seus conselhos e para te poderem ajudar a encontrar uma casa. Muitas escolas têm as suas próprias residências, como a EF, claro!

9. Festival Internacional de Cinema de Toronto

Todos os anos, em setembro, a cidade organiza o Festival Internacional de Cinema de Toronto, o que transforma o TIFF Light Box numa festa de cinema de ponta, com ecrãs, palestras, workshops e convívios. Quer vejas filmes com regularidade ou apenas casualmente, não te esqueças de acrescentar os eventos deste fim-de-semana na tua agenda.

10. Há sempre coisas para fazer

Toronto é enorme. A sério, é a maior cidade do Canadá e esta metrópole agitada, cheia de modelos criativos e empresariais, está cheia de sítios únicos para visitar, lugares premiados para comer e formas de passar as tuas tardes de sábado. Desde bares secretos e lojas de ténis até mercados boémios e livrarias de nicho.

Após esta lista de coisas que devias saber antes de ires viver em Toronto, ficaste a querer saber mais sobre a cidade? Vê mais aqui.

Vêm conhecer Toronto com a EF!Descobre mais aqui!

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos