GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como Socializar: 8 Passos para te sentires mais confortável

Como Socializar: 8 Passos para te sentires mais confortável

No início de quase tudo – das amizades, aos relacionamentos e carreiras – temos de socializar. E aí vem a pergunta: como socializar?

Saber como começar, manter e calmamente resumir a conversa é uma skill essencial – uma skill que pode ser aprendida. Ajudaremos a encaminhar-te pelos passos necessários para te tornares um orador excelente e confortável.

Aprender a socializar é tão fácil como aprender qualquer outra coisa na vida. Só precisamos de treinar e repetir processos até nos sentirmos confortáveis e ser tudo mais natural. De facto, socializar é uma das maneiras de conseguir trabalho sem se ter experiência.

Vamos concordar:

O maior medo é não saber como socializar com as pessoas que não conhecemos. Imagina que estás a fazer um intercâmbio e à tua volta só tens desconhecido, pessoas de outros países e culturas. Pode parecer assustador.

Mas há técnicas de socialização que te permitem contornar esse obstáculo. As técnicas para socializar são usadas por todo o mundo, sobretudo políticos, diplomatas e outros profissionais que têm que falar com o público.

Mas também são usadas para te safares numa entrevista de emprego.

Aqui vamos nós:

1. Encontrar o alvo

Não aceitamos que ninguém possa dizer: não consigo socializar. A verdade é que não é uma questão de conseguir mas sim uma capacidade que se adquire.

Às vezes sentamo-nos ao seu lado, outras vezes temos de andar pela sala para as encontrar: as pessoas com boas histórias e boa capacidade de comunicação.

Quando encontramos alguém que parece confiante na socialização, esse é o alvo que vamos observar.

2. Estudar a linguagem corporal

Falem com alguém que parece acessível. Pessoas que parecem cansados, que estão a ler ou no telefone não vale a pena tentar sequer.

Analisem a sua linguagem corporal e façam contacto visual. Assim que encontrarem o vosso alvo, preparem-se para dizer olá. Ignorem o suor, a adrenalina e a tendência para pensar demasiado.

Imitar a linguagem da outra pessoa ajuda a criar empatia. Se ela tem os braços cruzados, cruza os teus também.

3. Diz algo. Qualquer coisa.

Respira fundo e diz algo. Ou melhor, pergunta algo em forma de questão aberta. Vocês estão no mesmo lugar, no mesmo momento, alguma coisa devem ter em comum. Voilá! Esta é uma forma excelente de começar uma conversa.

Recentemente fui a uma conferência sozinho. estava a tomar um café quando uma das oradoras que iria estar no evento – na altura não sabia quem ela era – abordou-me com uma simples pergunta: orador ou estás para assistir?

Foi bem básica. Mas estivemos à conversa 15 minutos. Só fomos interrompidos porque estava na hora de entrar para o auditório.

4. Algo como isto?

Trabalho, estudos ou hobbies são tópicos que vão funcionar. Também o tempo, as notícias (menos política e religião… ou futebol), a paisagem, a música, comida ou elogios à forma como está vestido. Erros culturais podem ser o fim de qualquer conversa.

Certifique-se que não interroga mas mantenha o balanço entre perguntar e revelar. Perguntas como “O que tem feito?” ou “Como se tornou (título)?” também funcionam bem.

5. Agora acrescente a frase mágica…

Aqui está um pequeno segredo que roubei ao escrito Paul Ford: Assim que uma pessoa disser o que faz, diz: “Wow. Isso soa a algo complicado”. Bam! Chegaste ao objectivo de qualquer conversa: a pessoa sente-se super especial.

6. Faz muito de tudo isto

Lembra-te de ser educado e ouvir mais do que falar. Faz contacto visual, acena com a cabeça, sorri, faz elogios (sinceros) e ria das piadas – mesmo daquelas que não têm assim tanta piada. Tenta lembrar-te dos nomes e o que acabámos de falar, e termina de forma simpática: “Oliver, foi um prazer conhecer-te. Definitivamente vou visitar o teu site e recomendá-lo. Ah e boa sorte com a maratona.”

[

](https://www.ef.edu.pt/blog/wp-content/uploads/sites/13/2018/11/Entrevista-de-emprego.jpeg)

7. Pois, hum… O tempo, hum?

De certeza que vai haver silêncio, algum até pode ser constrangedor. Pegue num novo tópico, não tenha medo de fazê-lo.

8. Sê breve. Sê inteligente. Sai.

Preferencialmente, sai antes da conversa chegar a um ponto de declínio. Pede desculpa e vai à casa-de-banho (um clássico!), introduz a pessoa a outra pessoa, diz que ainda quer falar com X antes de sair. Se estiveres num lugar onde não podes fazer nenhuma das acções anteriores, talvez tenhas de voltar a ler o teu livro. Faças o que fizeres, sê o mais educado e encantador possível.

PRÓXIMO PASSO: SOCIALIZAR NOUTRA LÍNGUASabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais