GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Viajar Como Um Pro: Fazer As Malas

Viajar Como Um Pro: Fazer As Malas

Quer sejas daqueles que faz as malas com semanas de antecedência ou daqueles que atira t-shirts à última hora para dentro da mala, existem algumas coisas que não podem faltar na tua mala para estares pronto para qualquer cenário.

Está tudo bem, já todos passámos por isso; chegar ao hotel depois de uma longa viagem, desfazer a mala e perceber que houve qualquer coisa que não fez a viagem connosco. Mas nunca mais vais ter que fazer umas meias durarem as férias inteiras – não com esta lista. Vamos-te ensinar como fazer uma mala para qualquer tipo de viagem.

Pausa da Cidade ao fim-de-semana

É um pequeno fim de semana, sim, mas não atires apenas duas ou três coisas para dentro de um trolley. Se vais viajar em transportes públicos, arruma a roupa interior num compartimento com fecho (ou numa mala mais pequena), não queremos ter momentos embaraçosos quando tiveres excesso de peso e tiveres que abrir a mala. Limita-te a dois pares de sapatos: uns ténis confortáveis para descobrires todos os lugares e uns sapatos para ires jantar fora ou saíres à noite. Planeia o que vais vestir durante o fim-de-semana com antecedência para não levares roupa a mais que nem vais tirar da mala. Deixa o mantra: “Se não PRECISAS, não vai” dominar as tuas arrumações.

Se vais apanhar um avião, arruma a tua mala como um pro e só vais precisar de bagagem de mão – poupas dinheiro e não precisas de estar em filas para despachar bagagem nos aeroportos. Confirma com a tua companhia as restrições de bagagem de mão e não te esqueças de pôr os teus cosméticos ou coisas de higiene em tamanhos miniatura, no final fecha tudo num saco de plástico para evitares qualquer fuga de líquidos.

Fim-de-semana prolongado no campo

Todos precisamos de sair da cidade de vez em quando; dizem que o ar fresco faz bem à saúde. Mas com uma fuga da vida atarefada, também é preciso ter atenção a algumas coisas. Botas de montanha ou umas galochas (se não tiveres nada disto, uns ténis velhos também servem) são essencias. Vais precisar de calçado resistente, à prova de água para poderes subir aos topos das montanhas e poderes tirar as melhores fotos para o Instagram.

Não te esqueças de pôr um ou dois pares de jeans escuros na tua mala. Vão ser os teus melhores amigos quando te deparares com a terra lamacenta. Uma sweatshirt ou camisola polar vão ser essenciais quando arrefecer ao final do dia, só vais querer estar ao pé de uma lareira ou sentada à volta de uma fogueira com os teus amigos.

Viagem de 2 semanas nas Caraíbas

Pões as camisolas quentes de lado – estás prestes a ir para um dos sítios mais solarentos no mundo! Na verdade, apesar das noites serem quentes e sem chuva, leva apenas uma camisola mais quenta, vais precisar dela quando chegares a casa de volta e os teus chinelos e calções de banho não te servirem as medidas. Além disso, os mosquitos vão fazer-te a vida negra se não te cobrires ao pôr-do-sol.

As tuas 2 semanas vão se resumir a três letra “M”, “A” e “P”. Mar das Caraíbas, Areia e Pôr-do-sol que se traduzem na linguagem das arrumações em roupa de praia, óculos de sol e protector solar. Leva uns estilos diferentes de fatos de banho, vão fazer com que estejas sempre com estilo, para além de não te deixarem com marcas do sol. Não te esqueças de levar protector solar SPF30 para não voltares com um escaldão. Tudo se vai resumir a tops, calções e chinelos de praia, se é que vais usar sapatos. Leva coisas leves e frescas, no calor do dia vais perceber o que suar significa e se já te sentiste tentado a usar um chapéu de palha, é agora a tua oportunidade! Uma mala de praia, uma toalha e um bom livro vão ser suficientes para os teus dias a relaxar ao pé do mar e lembra-te que se ficares num hotel top, não precisas de levar toalhas.

Gap Year na Ásia

Um dos mais populares destinos de Gap Year de até um ano, precisa apenas de uma coisa, uma mochila de campismo. Investe numa mochila com alças almofadadas ( vais nos agradecer mais tarde) e planeia a tua viagem com antecendência. Irás estar a levar um ano numa mochila, manter o foco é essencial e é importante ser extra cuidadoso com as roupas que levas. Além disso, com mercados e lojas locais, vais querer ter espaço extra para trazeres lembranças.

Não te esqueças de levar uma segunda mala para usares durante o dia e manteres as tuas coisas de valor contigo. Essa mala, com um fecho interior, vai manter os carteiristas longe dos passaportes e bilhetes de avião. A nível de segurança, cadeados e braçadeiras de plástico vão manter as tuas coisas seguras quando usares os meios de transportes locais.

A nível de saúde, papel higiénico, gel desinfectante ou toalhitas e um conjunto de medicamentos essenciais para emergências são imprescindíveis, assim como uns óculos de sol e protector solar. Não é preciso sequer explicar porque estas coisas são essenciais.

Ano a estudar fora

Parte de fazer as malas como um pro envolve prever o que vais precisar e estar preparado para praticamente tudo. Quando se está numa situação de viver fora durante um ano é muito fácil encher mala atrás de mala de roupa, mas aqueles que estão mais habituados a esta arte de fazer malas, sabem que em quase tudo, menos é mais. Leva conjuntos de roupa para todas as estações, mas deixa espaço para poderes encher o teu guarda-roupa com coisas novas. A menos que te vás mudar para os Himalais, a tua nova casa vai ter lojas, portanto não precisas de levar contigo todas as t-shirts que tens.

Não te esqueças de levar algumas coisas para te sentires mais em casa, como os teus próprios lençóis ou algumas fotos. Com imensa bagagem para levar, vais precisar de uma mala grande com rodas para te facilitar a vida quando estiveres em viagem em aeroportos ou noutros países enquanto proteges as tuas coisas – esta não é a altura para levares a tua mochila de campismo.

Bónus: Voo de longa duração

Toda a gente saber que um bom livro, algumas revistas, uma mala com snacks e o teu iPhone cheio das mais recentes músicas são essenciais para um voo (não te esqueças de fazer download da tua playlist do Spotify para poderes ter acesso offline). Mas quando desperdiçares 11 horas por causa do jet lag, há mais coisas que podes fazer.

Usa uns auscultadores que bloqueiem o ruído exterior . Isto vai fazer com que estejas abstraído dos bebés a chorar ou do ressonar do teu colega do lado e a tua própria música não irá incomodar ninguém. Leva uma almofada de pescoço para te ajudar a dormir no voo quando já estiveres farto dos filmes e entretenimento do avião. Leva também uma máscara para os olhos se o voo for durante o dia. Além das tuas coisas de valor, leva também uma muda de roupa (incluíndo roupa interior) na tua mala de mão. Se a tua mala de porão ficar pelo caminho tens roupa para os primeiros dias.

Explora O Mundo Com A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me