GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Nunca É Tarde Demais Para Aprender Uma Língua

Nunca É Tarde Demais Para Aprender Uma Língua

Está mais que provado que as crianças,com todas as suas capacidades intrínsecas de retenção de conhecimentos, nos levam um avanço e é, por isso, de lamentar que não tenhamos sido criados por um pai Italiano e uma mãe Chinesa na Alemanha (este começo de vida com três línguas teria sido bom, não teria?).
No entanto, é incorreto pensar que os alunos devem colocar na prateleira qualquer plano de aprender uma nova língua. Enquanto que é certo que amanhã não irás acordar a falar Italiano, Chinês ou Alemão, com a abordagem certa e uma boa dose de dedicação, não há razão para que os adultos não possam aprender uma nova língua tal como as crianças. É apenas uma questão de predisposição. Se já ouviste dizer “ah mas agora é tarde demais para aprender uma língua”, lembra-te: nunca é tarde demais para aprender uma língua.

1. Alinhamento de expectativas

Se começares a aprender depois de criança, é improvável que atinjas a pronúncia dos nativos. Mas o que é que isso importa? Fluência significa coisas diferentes para pessoas diferentes e, de qualquer modo, quem disse que aprender uma língua estrangeira tem que ver com passar despercebido como nativo? O objetivo da língua é a comunicação com outros seres humanos, por isso, alivia a pressão.
Muda o “quero camuflar-me no meio dos Italianos e nunca ser descoberto como sendo estrangeiro” para “gostava de falar tão bem como costumava falar no ensino secundário”, para “quero ler livros de nível intermédio em Italiano” ou “quero conversar com os locais na rua quando estiver de férias”. Estes são todos objetivos bastante razoáveis para adultos que aprendem línguas.

2. Liberdade de escolha

Agora que ajustámos a ideia do que o sucesso significa para ti, vamos considerar dois estudantes: um de 6 anos cujos pais o inscreveram num fim-de-semana com aulas de Inglês e um adulto que estuda depois do trabalho. Ora, quem é que pensas que vai chegar mais longe no final do ano? A maior parte, sabendo que a criança possui um cérebro tipo “esponja”, que absorve tudo, escolheria a criança de 6 anos. Ela está a aprender sem sequer tentar, certo?

Outros, sabendo que a motivação e desafio são marcadores indicativos de sucesso, fariam as suas apostas no adulto. E estes últimos teriam alguma razão. Pensa lá: o adulto está nas aulas porque quer estar. Pagou as aulas com o seu próprio dinheiro e está a tirar tempo do seu dia ou férias para estudar. Além disso, tem um objetivo claramente definido na sua cabeça (ver ponto 1) e sabe quais os passos necessários para o ajudar a atingi-lo. O adulto tem um objetivo, ele aplica-se dentro e fora da sala de aula e surpreende-se a si próprio quando o ano acaba.

Não é dado adquirido que um adulto melhorará mais que uma criança, mas é muito provável. As crianças, embora jovens e com uma mente muito flexível, distraem-se facilmente, precisam de pausas para comer qualquer coisa e não são conhecidas por se aplicarem imenso na sala de aula. Adultos motivados por outro lado? Definitivamente. E é por isso que nunca é tarde demais para aprender uma língua.

3. Estabilidade financeira

Os estudantes adultos mais maduros são mais prováveis de ter uma maior liberdade de escolha, o que advém do facto de terem estabilidade financeira. Não é segredo que passar tempo no estrangeiro imerso numa nova cultura e numa nova língua ajuda muito na aprendizagem da mesma e os estudantes adultos podem mais facilmente oferecer a eles próprios estas experiências.
Quer estejam reformados, de férias ou numa licença sabática, estudantes adultos beneficiam imenso de períodos de estudo, viagens ou trabalho no estrangeiro. Tal como no exemplo da sala de aula, esta experiência é uma escolha pessoal e não dos pais, o que a tornará, provavelmente, mais frutífera.

4. Experiência

Estudantes adultos já atingiram fluência em pelo menos uma língua: a sua própria. Através de anos de conversa, escrita e prática na sua língua materna, juntaram uma grande quantidade de conhecimento (apesar de inconscientemente) sobre o funcionamento da sua língua materna. Este conhecimento base torna-se extremamente valioso quando se trata de aprender uma língua nova, especialmente se as raízes da língua que aprendes forem as mesmas da tua (Espanhol/Italiano ou Inglês/Alemão).
Os estudantes adultos podem usar ativamente a sua língua materna como ponto de partida, considerando as conexões entre as duas línguas (padrões de gramática ou vocabulário). As diferenças entre línguas contrastantes, por outro lado, são analisadas mais facilmente por mentes adultas. Isto mesmo é outra maneira positiva de se envolver mais ativamente com a aprendizagem da língua.

5. Experiência de estudo

A tua experiência anterior não acaba aqui – como adulto, tens “experiência de aprendizagem” aos molhos. Pensa nisto: na escola e na universidade provavelmente tornas-te um estudante bastante proficiente. Depois, adquires uma série de outras habilidades, tais como mudar um pneu, fazer jardinagem, gerir um pequeno negócio, discutir com o patrão, criar crianças, etc. Poderias facilmente escrever uma composição com o título “Eu aprendo melhor quando…” .

Esta consciência das tuas estratégias de aprendizagem e de pensar é chamada “metacognição” e é uma ferramenta fantástica para usar quando se pensa em aprender uma nova língua. Felizmente, há imensas maneiras de aprender uma língua, variando entre aulas semanais a cursos nos estrangeiro (e sim, é possível aprender uma nova língua num ano). Enquanto que uma criança ainda está a descobrir a melhor maneira de trabalhar um novo assunto, um adulto tem o benefício da experiência de vida e consegue escolher um método que mais se adequa a ele.

6. Perspectiva

Não só tu consegues reunir toda a motivação e capacidades de estudo que uma criança consegue, mas tens também uma perspetiva diferente. Sabes que a vida é uma viagem e que aprender uma língua é apenas um caminho – talvez um dos melhores – para conheceres o mundo e fazeres esta viagem de uma maneira um pouco mais interessante. É uma janela para uma cultura nova, uma nova perspectiva da vida e dá-te a oportunidade de te conectares com pessoas novas, de todos os cantos fascinantes do mundo. Por isso, lembra-te: nunca é tarde demais para aprender uma língua. Aprender uma língua é uma ferramenta para esse fim e as tuas habilidades não têm que ser perfeitas antes de começares a colher os benefícios dessa aprendizagem.

Estuda uma língua com a EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me